Resenha de estudos sobre educação patrimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marcos da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: CARLOS, Larissa, SILVA, Kaline da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243
Resumo: O presente trabalho corresponde ao exercício acadêmico de leitura e divulgação de três obras didáticas sobre Educação Patrimonial. Trata-se de um registro experimental criado em um projeto de graduação do Curso de Licenciatura em Geografia da UFC, que proporcionou, no primeiro semestre de 2013, a compreensão prática das comemorações dos 50 anos do curso. O objetivo desta seleção foi verificar de que maneira estão sendo tratados os diversos percursos da valorização do patrimônio, na educação básica e superior. Neste sentido, a busca de uma abordagem cultural incentive a aprendizagem da geografia a servir-se do diálogo interdisciplinar, põe em prática uma referência básica do ato educativo, lembrado pela professora Maria Horta: há que se educar o olhar e observação da criança para que possamos aprender como nos apropriar do valor (ambiental e cultural) herdado dos nossos antepassados e dos nossos entes presentes. 
id UFC-8_f9676cb6274dc9e17a903dcac60f00c4
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/243
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Resenha de estudos sobre educação patrimonialGeografia; EducaçãoLivros; Educação Patrimonial; Cultura; ValorizaçãoO presente trabalho corresponde ao exercício acadêmico de leitura e divulgação de três obras didáticas sobre Educação Patrimonial. Trata-se de um registro experimental criado em um projeto de graduação do Curso de Licenciatura em Geografia da UFC, que proporcionou, no primeiro semestre de 2013, a compreensão prática das comemorações dos 50 anos do curso. O objetivo desta seleção foi verificar de que maneira estão sendo tratados os diversos percursos da valorização do patrimônio, na educação básica e superior. Neste sentido, a busca de uma abordagem cultural incentive a aprendizagem da geografia a servir-se do diálogo interdisciplinar, põe em prática uma referência básica do ato educativo, lembrado pela professora Maria Horta: há que se educar o olhar e observação da criança para que possamos aprender como nos apropriar do valor (ambiental e cultural) herdado dos nossos antepassados e dos nossos entes presentes. Universidade Federal do Ceará2014-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-1092178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243/207SILVA, Marcos daCARLOS, LarissaSILVA, Kaline dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:10Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/243Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:10Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Resenha de estudos sobre educação patrimonial
title Resenha de estudos sobre educação patrimonial
spellingShingle Resenha de estudos sobre educação patrimonial
SILVA, Marcos da
Geografia; Educação
Livros; Educação Patrimonial; Cultura; Valorização
title_short Resenha de estudos sobre educação patrimonial
title_full Resenha de estudos sobre educação patrimonial
title_fullStr Resenha de estudos sobre educação patrimonial
title_full_unstemmed Resenha de estudos sobre educação patrimonial
title_sort Resenha de estudos sobre educação patrimonial
author SILVA, Marcos da
author_facet SILVA, Marcos da
CARLOS, Larissa
SILVA, Kaline da
author_role author
author2 CARLOS, Larissa
SILVA, Kaline da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Marcos da
CARLOS, Larissa
SILVA, Kaline da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação
Livros; Educação Patrimonial; Cultura; Valorização
topic Geografia; Educação
Livros; Educação Patrimonial; Cultura; Valorização
description O presente trabalho corresponde ao exercício acadêmico de leitura e divulgação de três obras didáticas sobre Educação Patrimonial. Trata-se de um registro experimental criado em um projeto de graduação do Curso de Licenciatura em Geografia da UFC, que proporcionou, no primeiro semestre de 2013, a compreensão prática das comemorações dos 50 anos do curso. O objetivo desta seleção foi verificar de que maneira estão sendo tratados os diversos percursos da valorização do patrimônio, na educação básica e superior. Neste sentido, a busca de uma abordagem cultural incentive a aprendizagem da geografia a servir-se do diálogo interdisciplinar, põe em prática uma referência básica do ato educativo, lembrado pela professora Maria Horta: há que se educar o olhar e observação da criança para que possamos aprender como nos apropriar do valor (ambiental e cultural) herdado dos nossos antepassados e dos nossos entes presentes. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243/207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642842587136