Resenha de estudos sobre educação patrimonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243 |
Resumo: | O presente trabalho corresponde ao exercício acadêmico de leitura e divulgação de três obras didáticas sobre Educação Patrimonial. Trata-se de um registro experimental criado em um projeto de graduação do Curso de Licenciatura em Geografia da UFC, que proporcionou, no primeiro semestre de 2013, a compreensão prática das comemorações dos 50 anos do curso. O objetivo desta seleção foi verificar de que maneira estão sendo tratados os diversos percursos da valorização do patrimônio, na educação básica e superior. Neste sentido, a busca de uma abordagem cultural incentive a aprendizagem da geografia a servir-se do diálogo interdisciplinar, põe em prática uma referência básica do ato educativo, lembrado pela professora Maria Horta: há que se educar o olhar e observação da criança para que possamos aprender como nos apropriar do valor (ambiental e cultural) herdado dos nossos antepassados e dos nossos entes presentes. |
id |
UFC-8_f9676cb6274dc9e17a903dcac60f00c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/243 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Resenha de estudos sobre educação patrimonialGeografia; EducaçãoLivros; Educação Patrimonial; Cultura; ValorizaçãoO presente trabalho corresponde ao exercício acadêmico de leitura e divulgação de três obras didáticas sobre Educação Patrimonial. Trata-se de um registro experimental criado em um projeto de graduação do Curso de Licenciatura em Geografia da UFC, que proporcionou, no primeiro semestre de 2013, a compreensão prática das comemorações dos 50 anos do curso. O objetivo desta seleção foi verificar de que maneira estão sendo tratados os diversos percursos da valorização do patrimônio, na educação básica e superior. Neste sentido, a busca de uma abordagem cultural incentive a aprendizagem da geografia a servir-se do diálogo interdisciplinar, põe em prática uma referência básica do ato educativo, lembrado pela professora Maria Horta: há que se educar o olhar e observação da criança para que possamos aprender como nos apropriar do valor (ambiental e cultural) herdado dos nossos antepassados e dos nossos entes presentes. Universidade Federal do Ceará2014-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-1092178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243/207SILVA, Marcos daCARLOS, LarissaSILVA, Kaline dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:10Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/243Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:10Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resenha de estudos sobre educação patrimonial |
title |
Resenha de estudos sobre educação patrimonial |
spellingShingle |
Resenha de estudos sobre educação patrimonial SILVA, Marcos da Geografia; Educação Livros; Educação Patrimonial; Cultura; Valorização |
title_short |
Resenha de estudos sobre educação patrimonial |
title_full |
Resenha de estudos sobre educação patrimonial |
title_fullStr |
Resenha de estudos sobre educação patrimonial |
title_full_unstemmed |
Resenha de estudos sobre educação patrimonial |
title_sort |
Resenha de estudos sobre educação patrimonial |
author |
SILVA, Marcos da |
author_facet |
SILVA, Marcos da CARLOS, Larissa SILVA, Kaline da |
author_role |
author |
author2 |
CARLOS, Larissa SILVA, Kaline da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Marcos da CARLOS, Larissa SILVA, Kaline da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação Livros; Educação Patrimonial; Cultura; Valorização |
topic |
Geografia; Educação Livros; Educação Patrimonial; Cultura; Valorização |
description |
O presente trabalho corresponde ao exercício acadêmico de leitura e divulgação de três obras didáticas sobre Educação Patrimonial. Trata-se de um registro experimental criado em um projeto de graduação do Curso de Licenciatura em Geografia da UFC, que proporcionou, no primeiro semestre de 2013, a compreensão prática das comemorações dos 50 anos do curso. O objetivo desta seleção foi verificar de que maneira estão sendo tratados os diversos percursos da valorização do patrimônio, na educação básica e superior. Neste sentido, a busca de uma abordagem cultural incentive a aprendizagem da geografia a servir-se do diálogo interdisciplinar, põe em prática uma referência básica do ato educativo, lembrado pela professora Maria Horta: há que se educar o olhar e observação da criança para que possamos aprender como nos apropriar do valor (ambiental e cultural) herdado dos nossos antepassados e dos nossos entes presentes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/243/207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109 Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109 Geosaberes; Vol 4 No 8 (2013): July - Dec; 100-109 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642842587136 |