ANTROPOLOGIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192755 |
Resumo: | O presente artigo objetiva discutir e refletir sobre a noção de patrimônio cultural enquanto construção social, bem como categoria educativa para a formação dos cidadãos, através da política pública nacional idealizada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), denominada Educação Patrimonial. Assim, propõem-se alguns questionamentos elementares para compreender os diferentes campos, agentes e interesses vinculados ao Patrimônio Cultural Brasileiro, tais como: a noção de cultura para o senso comum e para a Antropologia; o que vem a ser o Patrimônio Cultural; a contribuição da Antropologia no campo patrimonial; o que é a Educação Patrimonial e qual o seu papel como ação educativa para proteger e preservar o Patrimônio Cultural Material e Imaterial Nacional. |
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