ANTROPOLOGIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamaguti, Juliana Geraldi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192755
Resumo: O presente artigo objetiva discutir e refletir sobre a noção de patrimônio cultural enquanto construção social, bem como categoria educativa para a formação dos cidadãos, através da política pública nacional idealizada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), denominada Educação Patrimonial. Assim, propõem-se alguns questionamentos elementares para compreender os diferentes campos, agentes e interesses vinculados ao Patrimônio Cultural Brasileiro, tais como: a noção de cultura para o senso comum e para a Antropologia; o que vem a ser o Patrimônio Cultural; a contribuição da Antropologia no campo patrimonial; o que é a Educação Patrimonial e qual o seu papel como ação educativa para proteger e preservar o Patrimônio Cultural Material e Imaterial Nacional.
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