Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Bruno Rodrigues da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: ARAÚJO, Rachel Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de compreender as diversas maneiras de abordar o conceito de paisagem no ensino de Geografia e a aula de campo como ferramenta fundamental para a abordagem do conteúdo geográfico na relação aluno e professor. O centro de Fortaleza representa a história do povo e o foco do trabalho será para a Praça do Ferreira, espaço que nos permite vislumbrar diversas paisagens a partir de seus prédios que datam de diferentes épocas tornando possível a partir disso a compreensão das transformações ocorridas na paisagem da cidade ao longo do tempo e do espaço. Com isso, o professor pode apontar as diversas formas de paisagem levando os alunos a refletir e discutir problematizando um espaço que muitas vezes eles conhecem e identificam somente a partir das relações comerciais sem observar a paisagem e a sua Geografia. Contudo, o conceito de paisagem trabalhado a partir de aulas de campo torna-se mais palpável, permitindo ampliar o horizonte dos alunos a partir do momento que eles têm a possibilidade de vê-lo e vivenciá-lo de maneira real no dia-a-dia no centro de Fortaleza sentindo-se um ser transformador da cidade.
id UFC-8_fbdebcd4ddfc5e496060e80a7878d093
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/214
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, CearáGeografia; EducaçãoEducação; Paisagem; Praça do Ferreira; Ensino de Geografia.Este trabalho tem o objetivo de compreender as diversas maneiras de abordar o conceito de paisagem no ensino de Geografia e a aula de campo como ferramenta fundamental para a abordagem do conteúdo geográfico na relação aluno e professor. O centro de Fortaleza representa a história do povo e o foco do trabalho será para a Praça do Ferreira, espaço que nos permite vislumbrar diversas paisagens a partir de seus prédios que datam de diferentes épocas tornando possível a partir disso a compreensão das transformações ocorridas na paisagem da cidade ao longo do tempo e do espaço. Com isso, o professor pode apontar as diversas formas de paisagem levando os alunos a refletir e discutir problematizando um espaço que muitas vezes eles conhecem e identificam somente a partir das relações comerciais sem observar a paisagem e a sua Geografia. Contudo, o conceito de paisagem trabalhado a partir de aulas de campo torna-se mais palpável, permitindo ampliar o horizonte dos alunos a partir do momento que eles têm a possibilidade de vê-lo e vivenciá-lo de maneira real no dia-a-dia no centro de Fortaleza sentindo-se um ser transformador da cidade.Universidade Federal do Ceará2013-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-712178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214/143SILVEIRA, Bruno Rodrigues daARAÚJO, Rachel Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:53Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/214Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:53Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará
title Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará
spellingShingle Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará
SILVEIRA, Bruno Rodrigues da
Geografia; Educação
Educação; Paisagem; Praça do Ferreira; Ensino de Geografia.
title_short Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará
title_full Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará
title_fullStr Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará
title_full_unstemmed Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará
title_sort Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará
author SILVEIRA, Bruno Rodrigues da
author_facet SILVEIRA, Bruno Rodrigues da
ARAÚJO, Rachel Vieira de
author_role author
author2 ARAÚJO, Rachel Vieira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Bruno Rodrigues da
ARAÚJO, Rachel Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação
Educação; Paisagem; Praça do Ferreira; Ensino de Geografia.
topic Geografia; Educação
Educação; Paisagem; Praça do Ferreira; Ensino de Geografia.
description Este trabalho tem o objetivo de compreender as diversas maneiras de abordar o conceito de paisagem no ensino de Geografia e a aula de campo como ferramenta fundamental para a abordagem do conteúdo geográfico na relação aluno e professor. O centro de Fortaleza representa a história do povo e o foco do trabalho será para a Praça do Ferreira, espaço que nos permite vislumbrar diversas paisagens a partir de seus prédios que datam de diferentes épocas tornando possível a partir disso a compreensão das transformações ocorridas na paisagem da cidade ao longo do tempo e do espaço. Com isso, o professor pode apontar as diversas formas de paisagem levando os alunos a refletir e discutir problematizando um espaço que muitas vezes eles conhecem e identificam somente a partir das relações comerciais sem observar a paisagem e a sua Geografia. Contudo, o conceito de paisagem trabalhado a partir de aulas de campo torna-se mais palpável, permitindo ampliar o horizonte dos alunos a partir do momento que eles têm a possibilidade de vê-lo e vivenciá-lo de maneira real no dia-a-dia no centro de Fortaleza sentindo-se um ser transformador da cidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214/143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71
Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71
Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642345562112