Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de compreender as diversas maneiras de abordar o conceito de paisagem no ensino de Geografia e a aula de campo como ferramenta fundamental para a abordagem do conteúdo geográfico na relação aluno e professor. O centro de Fortaleza representa a história do povo e o foco do trabalho será para a Praça do Ferreira, espaço que nos permite vislumbrar diversas paisagens a partir de seus prédios que datam de diferentes épocas tornando possível a partir disso a compreensão das transformações ocorridas na paisagem da cidade ao longo do tempo e do espaço. Com isso, o professor pode apontar as diversas formas de paisagem levando os alunos a refletir e discutir problematizando um espaço que muitas vezes eles conhecem e identificam somente a partir das relações comerciais sem observar a paisagem e a sua Geografia. Contudo, o conceito de paisagem trabalhado a partir de aulas de campo torna-se mais palpável, permitindo ampliar o horizonte dos alunos a partir do momento que eles têm a possibilidade de vê-lo e vivenciá-lo de maneira real no dia-a-dia no centro de Fortaleza sentindo-se um ser transformador da cidade. |
id |
UFC-8_fbdebcd4ddfc5e496060e80a7878d093 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/214 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, CearáGeografia; EducaçãoEducação; Paisagem; Praça do Ferreira; Ensino de Geografia.Este trabalho tem o objetivo de compreender as diversas maneiras de abordar o conceito de paisagem no ensino de Geografia e a aula de campo como ferramenta fundamental para a abordagem do conteúdo geográfico na relação aluno e professor. O centro de Fortaleza representa a história do povo e o foco do trabalho será para a Praça do Ferreira, espaço que nos permite vislumbrar diversas paisagens a partir de seus prédios que datam de diferentes épocas tornando possível a partir disso a compreensão das transformações ocorridas na paisagem da cidade ao longo do tempo e do espaço. Com isso, o professor pode apontar as diversas formas de paisagem levando os alunos a refletir e discutir problematizando um espaço que muitas vezes eles conhecem e identificam somente a partir das relações comerciais sem observar a paisagem e a sua Geografia. Contudo, o conceito de paisagem trabalhado a partir de aulas de campo torna-se mais palpável, permitindo ampliar o horizonte dos alunos a partir do momento que eles têm a possibilidade de vê-lo e vivenciá-lo de maneira real no dia-a-dia no centro de Fortaleza sentindo-se um ser transformador da cidade.Universidade Federal do Ceará2013-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-712178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214/143SILVEIRA, Bruno Rodrigues daARAÚJO, Rachel Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:53Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/214Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:53Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará |
title |
Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará |
spellingShingle |
Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará SILVEIRA, Bruno Rodrigues da Geografia; Educação Educação; Paisagem; Praça do Ferreira; Ensino de Geografia. |
title_short |
Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará |
title_full |
Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará |
title_fullStr |
Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará |
title_sort |
Considerações sobre o conceito de paisagem e a aula de campo na Praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará |
author |
SILVEIRA, Bruno Rodrigues da |
author_facet |
SILVEIRA, Bruno Rodrigues da ARAÚJO, Rachel Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO, Rachel Vieira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, Bruno Rodrigues da ARAÚJO, Rachel Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação Educação; Paisagem; Praça do Ferreira; Ensino de Geografia. |
topic |
Geografia; Educação Educação; Paisagem; Praça do Ferreira; Ensino de Geografia. |
description |
Este trabalho tem o objetivo de compreender as diversas maneiras de abordar o conceito de paisagem no ensino de Geografia e a aula de campo como ferramenta fundamental para a abordagem do conteúdo geográfico na relação aluno e professor. O centro de Fortaleza representa a história do povo e o foco do trabalho será para a Praça do Ferreira, espaço que nos permite vislumbrar diversas paisagens a partir de seus prédios que datam de diferentes épocas tornando possível a partir disso a compreensão das transformações ocorridas na paisagem da cidade ao longo do tempo e do espaço. Com isso, o professor pode apontar as diversas formas de paisagem levando os alunos a refletir e discutir problematizando um espaço que muitas vezes eles conhecem e identificam somente a partir das relações comerciais sem observar a paisagem e a sua Geografia. Contudo, o conceito de paisagem trabalhado a partir de aulas de campo torna-se mais palpável, permitindo ampliar o horizonte dos alunos a partir do momento que eles têm a possibilidade de vê-lo e vivenciá-lo de maneira real no dia-a-dia no centro de Fortaleza sentindo-se um ser transformador da cidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/214/143 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71 Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71 Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 61-71 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642345562112 |