A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/644 |
Resumo: | O homem vive inserido em práticas interacionais. Nesse envolvimento, seleciona estratégias construídas, intersubjetivamente, a partir de atividades cognitivas e discursivas, para nomear as coisas do mundo e, assim, atingir, entre outros, os seus propósitos argumentativos. Logo, o processo de produção textual, seja oral ou escrito, é, essencialmente, marcado por estratégias referenciais. Este estudo ampara-se em uma perspectiva sociocognitivo-interacional, a qual concebe o texto como o lugar da interação e construção dos sentidos, em que os sujeitos são ativos, atores e construtores sociais (Koch, 2007; Koch; Cunha-Lima, 2009), e a referência como um processo (Mondada e Dubois, 2003; Koch, 2005, 2007; Apothéloz e Reicheler-Béguelin, 1995). Ainda há uma grande lacuna em relação a pesquisas que abordem questões de ensino-aprendizagem, sobretudo de língua, em EJA, o que pretendemos fazer nesta produção. Cumpre-nos, neste trabalho, responder ao seguinte questionamento norteador: como é tratada a referenciação no ensino de escrita na EJA? Nosso objetivo é investigar as estratégias empregadas pelo professor para o ensino de escrita. Metodologicamente, analisamos os encaminhamentos sugeridos por uma professora da modalidade EJA para trabalhar com a construção da referência no ensino de produção textual a partir do estudo de uma música e, em seguida, apresentamos alguns encaminhamentos de como trabalhar como os processos referenciais no ensino de escrita. |
id |
UFC-9_36210aa6bed781c17b46fb46547fd510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/644 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJAEnsino de escrita. Estratégias referenciais. Argumentação.O homem vive inserido em práticas interacionais. Nesse envolvimento, seleciona estratégias construídas, intersubjetivamente, a partir de atividades cognitivas e discursivas, para nomear as coisas do mundo e, assim, atingir, entre outros, os seus propósitos argumentativos. Logo, o processo de produção textual, seja oral ou escrito, é, essencialmente, marcado por estratégias referenciais. Este estudo ampara-se em uma perspectiva sociocognitivo-interacional, a qual concebe o texto como o lugar da interação e construção dos sentidos, em que os sujeitos são ativos, atores e construtores sociais (Koch, 2007; Koch; Cunha-Lima, 2009), e a referência como um processo (Mondada e Dubois, 2003; Koch, 2005, 2007; Apothéloz e Reicheler-Béguelin, 1995). Ainda há uma grande lacuna em relação a pesquisas que abordem questões de ensino-aprendizagem, sobretudo de língua, em EJA, o que pretendemos fazer nesta produção. Cumpre-nos, neste trabalho, responder ao seguinte questionamento norteador: como é tratada a referenciação no ensino de escrita na EJA? Nosso objetivo é investigar as estratégias empregadas pelo professor para o ensino de escrita. Metodologicamente, analisamos os encaminhamentos sugeridos por uma professora da modalidade EJA para trabalhar com a construção da referência no ensino de produção textual a partir do estudo de uma música e, em seguida, apresentamos alguns encaminhamentos de como trabalhar como os processos referenciais no ensino de escrita.Universidade Federal do CearáLinhares, Allan de Andrade2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/644Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-120Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-120Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-120Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-120Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-1202237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/644/396Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:16:53Zoai:ojs.localhost:article/644Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:16:53Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA |
title |
A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA |
spellingShingle |
A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA Linhares, Allan de Andrade Ensino de escrita. Estratégias referenciais. Argumentação. |
title_short |
A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA |
title_full |
A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA |
title_fullStr |
A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA |
title_full_unstemmed |
A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA |
title_sort |
A construção referencial no ensino de escrita em turmas de EJA |
author |
Linhares, Allan de Andrade |
author_facet |
Linhares, Allan de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Allan de Andrade |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de escrita. Estratégias referenciais. Argumentação. |
topic |
Ensino de escrita. Estratégias referenciais. Argumentação. |
description |
O homem vive inserido em práticas interacionais. Nesse envolvimento, seleciona estratégias construídas, intersubjetivamente, a partir de atividades cognitivas e discursivas, para nomear as coisas do mundo e, assim, atingir, entre outros, os seus propósitos argumentativos. Logo, o processo de produção textual, seja oral ou escrito, é, essencialmente, marcado por estratégias referenciais. Este estudo ampara-se em uma perspectiva sociocognitivo-interacional, a qual concebe o texto como o lugar da interação e construção dos sentidos, em que os sujeitos são ativos, atores e construtores sociais (Koch, 2007; Koch; Cunha-Lima, 2009), e a referência como um processo (Mondada e Dubois, 2003; Koch, 2005, 2007; Apothéloz e Reicheler-Béguelin, 1995). Ainda há uma grande lacuna em relação a pesquisas que abordem questões de ensino-aprendizagem, sobretudo de língua, em EJA, o que pretendemos fazer nesta produção. Cumpre-nos, neste trabalho, responder ao seguinte questionamento norteador: como é tratada a referenciação no ensino de escrita na EJA? Nosso objetivo é investigar as estratégias empregadas pelo professor para o ensino de escrita. Metodologicamente, analisamos os encaminhamentos sugeridos por uma professora da modalidade EJA para trabalhar com a construção da referência no ensino de produção textual a partir do estudo de uma música e, em seguida, apresentamos alguns encaminhamentos de como trabalhar como os processos referenciais no ensino de escrita. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/644 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/644/396 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-120 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-120 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-120 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-120 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 103-120 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329726662606848 |