O posicionamento dialogístico no gênero resenha: uma abordagem sobre a realização do significado intersubjetivo à luz do sistema de avaliatividade
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/99 |
Resumo: | O presente artigo faz parte de uma tradição recente de pesquisas que investigam a avaliação como recurso interpessoal no discurso em contextos dos mais variados. Assim, objetiva uma análise sobre a avaliação e a construção identitária do resenhista em resenhas acadêmicas da área de Linguística a partir da categoria de engajamento articulada por Martin e White (2005). Nesse sentido, o que se sobreleva e investiga, por meio da identificação e interpretação, são os recursos linguísticos pelos quais o resenhista adota uma postura no sentido de valorizar ou não posições que estão sendo referenciadas no texto. O que se observa é o predomínio do endosso e como a avaliatividade nesse gênero pode ser resultado de uma relação cinética de uma estrutura ainda maior em que estão contextualizadas as diversas ciências sociais em geral. |
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O posicionamento dialogístico no gênero resenha: uma abordagem sobre a realização do significado intersubjetivo à luz do sistema de avaliatividadeDiscurso, Teoria da AvaliatividadeAvaliação; resenhista; engajamento.O presente artigo faz parte de uma tradição recente de pesquisas que investigam a avaliação como recurso interpessoal no discurso em contextos dos mais variados. Assim, objetiva uma análise sobre a avaliação e a construção identitária do resenhista em resenhas acadêmicas da área de Linguística a partir da categoria de engajamento articulada por Martin e White (2005). Nesse sentido, o que se sobreleva e investiga, por meio da identificação e interpretação, são os recursos linguísticos pelos quais o resenhista adota uma postura no sentido de valorizar ou não posições que estão sendo referenciadas no texto. O que se observa é o predomínio do endosso e como a avaliatividade nesse gênero pode ser resultado de uma relação cinética de uma estrutura ainda maior em que estão contextualizadas as diversas ciências sociais em geral.Universidade Federal do CearáCAPES-DSSANTOS, Alex Luis dosCARMO, Cláudio Márcio do2012-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/9910.22168/2237-6321.2.2.1 esp..98-111Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 98-111Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 98-111Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 98-111Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 98-111Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 98-1112237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/99/125info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-20T11:54:22Zoai:ojs.localhost:article/99Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2012-07-20T11:54:22Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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