Da iconicidade em "Asa Branca"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise semiótica da canção “Asa Branca”, gravada por Luiz Gonzaga em 1975 pela RCA Camden, com o propósito de investigar os procedimentos enunciativos do cantor pernambucano que produzem na canção um efeito particular de iconicidade apontado pelo professor e músico baiano Paulo Costa Lima. Esse efeito já foi descrito por Greimas e Courtés como ilusão referencial (2013), e por Jacques Fontanille como um processo de estabilização dos formantes figurativos da linguagem (2005). Em “Asa Branca”, os procedimentos de iconização parecem alcançar também um caráter sinestésico em razão do sincretismo de melodia e letra, conforme apontamentos de Jean-Marie Floch (1986). Para dar conta dessa análise, que demanda um exame integral do sincretismo cancional, adotamos o método hipotético-dedutivo da Semiótica Discursiva de Aljirdas Julien Greimas (2014), além de sua vertente tensiva conduzida por Claude Zilberberg (2006, 2011), e da Semiótica da Canção de Luiz Tatit (1997, 2012, 2014). Também recorremos às formulações de Fontanille e Zilberberg sobre o devir (2001), e aos estudos de Hans-Joachim Koellreutter sobre harmonia funcional (2018) para descrever o modo como a estrutura harmônica contribui para a construção de efeitos iconizantes e sinestésicos na canção. |
id |
UFC-9_5ba407d861fc5bedb8f23927e65812c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2724 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Da iconicidade em "Asa Branca"canção; semiótica; iconicidade; sinestesia; Luiz GonzagaEste artigo apresenta uma análise semiótica da canção “Asa Branca”, gravada por Luiz Gonzaga em 1975 pela RCA Camden, com o propósito de investigar os procedimentos enunciativos do cantor pernambucano que produzem na canção um efeito particular de iconicidade apontado pelo professor e músico baiano Paulo Costa Lima. Esse efeito já foi descrito por Greimas e Courtés como ilusão referencial (2013), e por Jacques Fontanille como um processo de estabilização dos formantes figurativos da linguagem (2005). Em “Asa Branca”, os procedimentos de iconização parecem alcançar também um caráter sinestésico em razão do sincretismo de melodia e letra, conforme apontamentos de Jean-Marie Floch (1986). Para dar conta dessa análise, que demanda um exame integral do sincretismo cancional, adotamos o método hipotético-dedutivo da Semiótica Discursiva de Aljirdas Julien Greimas (2014), além de sua vertente tensiva conduzida por Claude Zilberberg (2006, 2011), e da Semiótica da Canção de Luiz Tatit (1997, 2012, 2014). Também recorremos às formulações de Fontanille e Zilberberg sobre o devir (2001), e aos estudos de Hans-Joachim Koellreutter sobre harmonia funcional (2018) para descrever o modo como a estrutura harmônica contribui para a construção de efeitos iconizantes e sinestésicos na canção.Universidade Federal do CearáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fonseca, Alef James2024-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/272410.22168/2237-6321-32724Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-432237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724/1059Direitos autorais 2024 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-28T21:59:20Zoai:ojs.localhost:article/2724Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-28T21:59:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da iconicidade em "Asa Branca" |
title |
Da iconicidade em "Asa Branca" |
spellingShingle |
Da iconicidade em "Asa Branca" Fonseca, Alef James canção; semiótica; iconicidade; sinestesia; Luiz Gonzaga |
title_short |
Da iconicidade em "Asa Branca" |
title_full |
Da iconicidade em "Asa Branca" |
title_fullStr |
Da iconicidade em "Asa Branca" |
title_full_unstemmed |
Da iconicidade em "Asa Branca" |
title_sort |
Da iconicidade em "Asa Branca" |
author |
Fonseca, Alef James |
author_facet |
Fonseca, Alef James |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Alef James |
dc.subject.por.fl_str_mv |
canção; semiótica; iconicidade; sinestesia; Luiz Gonzaga |
topic |
canção; semiótica; iconicidade; sinestesia; Luiz Gonzaga |
description |
Este artigo apresenta uma análise semiótica da canção “Asa Branca”, gravada por Luiz Gonzaga em 1975 pela RCA Camden, com o propósito de investigar os procedimentos enunciativos do cantor pernambucano que produzem na canção um efeito particular de iconicidade apontado pelo professor e músico baiano Paulo Costa Lima. Esse efeito já foi descrito por Greimas e Courtés como ilusão referencial (2013), e por Jacques Fontanille como um processo de estabilização dos formantes figurativos da linguagem (2005). Em “Asa Branca”, os procedimentos de iconização parecem alcançar também um caráter sinestésico em razão do sincretismo de melodia e letra, conforme apontamentos de Jean-Marie Floch (1986). Para dar conta dessa análise, que demanda um exame integral do sincretismo cancional, adotamos o método hipotético-dedutivo da Semiótica Discursiva de Aljirdas Julien Greimas (2014), além de sua vertente tensiva conduzida por Claude Zilberberg (2006, 2011), e da Semiótica da Canção de Luiz Tatit (1997, 2012, 2014). Também recorremos às formulações de Fontanille e Zilberberg sobre o devir (2001), e aos estudos de Hans-Joachim Koellreutter sobre harmonia funcional (2018) para descrever o modo como a estrutura harmônica contribui para a construção de efeitos iconizantes e sinestésicos na canção. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724 10.22168/2237-6321-32724 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-32724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724/1059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329726221156352 |