Da iconicidade em "Asa Branca"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Alef James
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724
Resumo: Este artigo apresenta uma análise semiótica da canção “Asa Branca”, gravada por Luiz Gonzaga em 1975 pela RCA Camden, com o propósito de investigar os procedimentos enunciativos do cantor pernambucano que produzem na canção um efeito particular de iconicidade apontado pelo professor e músico baiano Paulo Costa Lima. Esse efeito já foi descrito por Greimas e Courtés como ilusão referencial (2013), e por Jacques Fontanille como um processo de estabilização dos formantes figurativos da linguagem (2005). Em “Asa Branca”, os procedimentos de iconização parecem alcançar também um caráter sinestésico em razão do sincretismo de melodia e letra, conforme apontamentos de Jean-Marie Floch (1986). Para dar conta dessa análise, que demanda um exame integral do sincretismo cancional, adotamos o método hipotético-dedutivo da Semiótica Discursiva de Aljirdas Julien Greimas (2014), além de sua vertente tensiva conduzida por Claude Zilberberg (2006, 2011), e da Semiótica da Canção de Luiz Tatit (1997, 2012, 2014). Também recorremos às formulações de Fontanille e Zilberberg sobre o devir (2001), e aos estudos de Hans-Joachim Koellreutter sobre harmonia funcional (2018) para descrever o modo como a estrutura harmônica contribui para a construção de efeitos iconizantes e sinestésicos na canção.
id UFC-9_5ba407d861fc5bedb8f23927e65812c1
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2724
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Da iconicidade em "Asa Branca"canção; semiótica; iconicidade; sinestesia; Luiz GonzagaEste artigo apresenta uma análise semiótica da canção “Asa Branca”, gravada por Luiz Gonzaga em 1975 pela RCA Camden, com o propósito de investigar os procedimentos enunciativos do cantor pernambucano que produzem na canção um efeito particular de iconicidade apontado pelo professor e músico baiano Paulo Costa Lima. Esse efeito já foi descrito por Greimas e Courtés como ilusão referencial (2013), e por Jacques Fontanille como um processo de estabilização dos formantes figurativos da linguagem (2005). Em “Asa Branca”, os procedimentos de iconização parecem alcançar também um caráter sinestésico em razão do sincretismo de melodia e letra, conforme apontamentos de Jean-Marie Floch (1986). Para dar conta dessa análise, que demanda um exame integral do sincretismo cancional, adotamos o método hipotético-dedutivo da Semiótica Discursiva de Aljirdas Julien Greimas (2014), além de sua vertente tensiva conduzida por Claude Zilberberg (2006, 2011), e da Semiótica da Canção de Luiz Tatit (1997, 2012, 2014). Também recorremos às formulações de Fontanille e Zilberberg sobre o devir (2001), e aos estudos de Hans-Joachim Koellreutter sobre harmonia funcional (2018) para descrever o modo como a estrutura harmônica contribui para a construção de efeitos iconizantes e sinestésicos na canção.Universidade Federal do CearáConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fonseca, Alef James2024-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/272410.22168/2237-6321-32724Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-432237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724/1059Direitos autorais 2024 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-28T21:59:20Zoai:ojs.localhost:article/2724Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-28T21:59:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da iconicidade em "Asa Branca"
title Da iconicidade em "Asa Branca"
spellingShingle Da iconicidade em "Asa Branca"
Fonseca, Alef James
canção; semiótica; iconicidade; sinestesia; Luiz Gonzaga
title_short Da iconicidade em "Asa Branca"
title_full Da iconicidade em "Asa Branca"
title_fullStr Da iconicidade em "Asa Branca"
title_full_unstemmed Da iconicidade em "Asa Branca"
title_sort Da iconicidade em "Asa Branca"
author Fonseca, Alef James
author_facet Fonseca, Alef James
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Alef James
dc.subject.por.fl_str_mv canção; semiótica; iconicidade; sinestesia; Luiz Gonzaga
topic canção; semiótica; iconicidade; sinestesia; Luiz Gonzaga
description Este artigo apresenta uma análise semiótica da canção “Asa Branca”, gravada por Luiz Gonzaga em 1975 pela RCA Camden, com o propósito de investigar os procedimentos enunciativos do cantor pernambucano que produzem na canção um efeito particular de iconicidade apontado pelo professor e músico baiano Paulo Costa Lima. Esse efeito já foi descrito por Greimas e Courtés como ilusão referencial (2013), e por Jacques Fontanille como um processo de estabilização dos formantes figurativos da linguagem (2005). Em “Asa Branca”, os procedimentos de iconização parecem alcançar também um caráter sinestésico em razão do sincretismo de melodia e letra, conforme apontamentos de Jean-Marie Floch (1986). Para dar conta dessa análise, que demanda um exame integral do sincretismo cancional, adotamos o método hipotético-dedutivo da Semiótica Discursiva de Aljirdas Julien Greimas (2014), além de sua vertente tensiva conduzida por Claude Zilberberg (2006, 2011), e da Semiótica da Canção de Luiz Tatit (1997, 2012, 2014). Também recorremos às formulações de Fontanille e Zilberberg sobre o devir (2001), e aos estudos de Hans-Joachim Koellreutter sobre harmonia funcional (2018) para descrever o modo como a estrutura harmônica contribui para a construção de efeitos iconizantes e sinestésicos na canção.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724
10.22168/2237-6321-32724
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-32724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2724/1059
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 23-43
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329726221156352