Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neubern, Maurício da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30139
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217
Resumo: O presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento.
id UNB_833689fb76ce1dfb74dbfd45f11dc124
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30139
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Iconicidade e complexidade na comunicação hipnóticaIconicity and complexity in hypnotic communicationIconicidadeHipnotismoComplexidadeSemióticaO presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento.The present paper proposes a theoretical approximation between iconicity, which is the signs’ ability to transmit the resemblance with objects, and a complex perspective of hypnotic communication. The discussion is developed based on three main topics. The first is that of semiotic heterogeneity of communicative processes of hypnosis; the second consists of an articulation between the individual and the collective; and third, in the relation between the notions of ethos and sentiment. The paper concludes that in spite of conceptual difficulties the relationship between iconicity and complexity propitiate great contributions regarding important themes in hypnotic communication, such as subjectivity, the therapist’s experience, research, and belonging.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:18:10Z2017-12-07T05:18:10Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfNEUBERN, Maurício da Silva. Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217. ______________________________________________________________________________________________________________________________________NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicity and complexity in hypnotic communication. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30139http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessNeubern, Maurício da Silvareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:39:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/30139Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:39:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica
Iconicity and complexity in hypnotic communication
title Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica
spellingShingle Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica
Neubern, Maurício da Silva
Iconicidade
Hipnotismo
Complexidade
Semiótica
title_short Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica
title_full Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica
title_fullStr Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica
title_full_unstemmed Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica
title_sort Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica
author Neubern, Maurício da Silva
author_facet Neubern, Maurício da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neubern, Maurício da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Iconicidade
Hipnotismo
Complexidade
Semiótica
topic Iconicidade
Hipnotismo
Complexidade
Semiótica
description O presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-12-07T05:18:10Z
2017-12-07T05:18:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217. ______________________________________________________________________________________________________________________________________
NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicity and complexity in hypnotic communication. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30139
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217
identifier_str_mv NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217. ______________________________________________________________________________________________________________________________________
NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicity and complexity in hypnotic communication. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30139
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508200477589504