Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30139 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217 |
Resumo: | O presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento. |
id |
UNB_833689fb76ce1dfb74dbfd45f11dc124 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30139 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Iconicidade e complexidade na comunicação hipnóticaIconicity and complexity in hypnotic communicationIconicidadeHipnotismoComplexidadeSemióticaO presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento.The present paper proposes a theoretical approximation between iconicity, which is the signs’ ability to transmit the resemblance with objects, and a complex perspective of hypnotic communication. The discussion is developed based on three main topics. The first is that of semiotic heterogeneity of communicative processes of hypnosis; the second consists of an articulation between the individual and the collective; and third, in the relation between the notions of ethos and sentiment. The paper concludes that in spite of conceptual difficulties the relationship between iconicity and complexity propitiate great contributions regarding important themes in hypnotic communication, such as subjectivity, the therapist’s experience, research, and belonging.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:18:10Z2017-12-07T05:18:10Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfNEUBERN, Maurício da Silva. Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217. ______________________________________________________________________________________________________________________________________NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicity and complexity in hypnotic communication. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30139http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessNeubern, Maurício da Silvareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:39:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/30139Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:39:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica Iconicity and complexity in hypnotic communication |
title |
Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica |
spellingShingle |
Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica Neubern, Maurício da Silva Iconicidade Hipnotismo Complexidade Semiótica |
title_short |
Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica |
title_full |
Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica |
title_fullStr |
Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica |
title_full_unstemmed |
Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica |
title_sort |
Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica |
author |
Neubern, Maurício da Silva |
author_facet |
Neubern, Maurício da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neubern, Maurício da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iconicidade Hipnotismo Complexidade Semiótica |
topic |
Iconicidade Hipnotismo Complexidade Semiótica |
description |
O presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-12-07T05:18:10Z 2017-12-07T05:18:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217. ______________________________________________________________________________________________________________________________________ NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicity and complexity in hypnotic communication. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30139 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217 |
identifier_str_mv |
NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217. ______________________________________________________________________________________________________________________________________ NEUBERN, Maurício da Silva. Iconicity and complexity in hypnotic communication. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30139 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508200477589504 |