Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Francisco Iaci do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652
Resumo: De modo geral, as práticas de escrita na escola são feitas para cumprir uma tarefa, receber uma nota, não para interagir através da linguagem, expressando o posicionamento do aluno sobre determinado assunto ou problema materializado em um gênero textual adequado. Este ensaio tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar com a escrita como prática social e como um processo que leva a um produto. Partindo-se de uma temática interessante para os alunos (gírias e cultura jovem) estruturamos oficinas nas quais foram feitos o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita do texto dos alunos para elaboração de um dicionário de gírias. A sequência didática está organizada em oito oficinas e se destina a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Este ensaio está teoricamente fundamentado nas discussões sobre letramento de Kleiman (1995), na classificação de letramentos de Street (1984), na escrita processual de Passarelli (2004), nos estudos de Pontes (2009), Kriger (2011) sobre dicionários escolares. Com esta sequência espera-se contribuir com o ensino processual de escrita, apresentando uma proposta prática e factível, que possa motivar a participação dos alunos e engajá-los em práticas de escrita na escola de forma mais prazerosa, que façam sentido e sejam efetivamente uma prática social com a escrita.
id UFC-9_5da737c6b8476feb699b80544a0688bd
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/652
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolarLetramentos. Escrita. Gírias.De modo geral, as práticas de escrita na escola são feitas para cumprir uma tarefa, receber uma nota, não para interagir através da linguagem, expressando o posicionamento do aluno sobre determinado assunto ou problema materializado em um gênero textual adequado. Este ensaio tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar com a escrita como prática social e como um processo que leva a um produto. Partindo-se de uma temática interessante para os alunos (gírias e cultura jovem) estruturamos oficinas nas quais foram feitos o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita do texto dos alunos para elaboração de um dicionário de gírias. A sequência didática está organizada em oito oficinas e se destina a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Este ensaio está teoricamente fundamentado nas discussões sobre letramento de Kleiman (1995), na classificação de letramentos de Street (1984), na escrita processual de Passarelli (2004), nos estudos de Pontes (2009), Kriger (2011) sobre dicionários escolares. Com esta sequência espera-se contribuir com o ensino processual de escrita, apresentando uma proposta prática e factível, que possa motivar a participação dos alunos e engajá-los em práticas de escrita na escola de forma mais prazerosa, que façam sentido e sejam efetivamente uma prática social com a escrita.Universidade Federal do CearáNascimento, Francisco Iaci do2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-1022237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652/395Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:16:53Zoai:ojs.localhost:article/652Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:16:53Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
title Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
spellingShingle Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
Nascimento, Francisco Iaci do
Letramentos. Escrita. Gírias.
title_short Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
title_full Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
title_fullStr Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
title_full_unstemmed Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
title_sort Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
author Nascimento, Francisco Iaci do
author_facet Nascimento, Francisco Iaci do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Francisco Iaci do
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos. Escrita. Gírias.
topic Letramentos. Escrita. Gírias.
description De modo geral, as práticas de escrita na escola são feitas para cumprir uma tarefa, receber uma nota, não para interagir através da linguagem, expressando o posicionamento do aluno sobre determinado assunto ou problema materializado em um gênero textual adequado. Este ensaio tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar com a escrita como prática social e como um processo que leva a um produto. Partindo-se de uma temática interessante para os alunos (gírias e cultura jovem) estruturamos oficinas nas quais foram feitos o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita do texto dos alunos para elaboração de um dicionário de gírias. A sequência didática está organizada em oito oficinas e se destina a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Este ensaio está teoricamente fundamentado nas discussões sobre letramento de Kleiman (1995), na classificação de letramentos de Street (1984), na escrita processual de Passarelli (2004), nos estudos de Pontes (2009), Kriger (2011) sobre dicionários escolares. Com esta sequência espera-se contribuir com o ensino processual de escrita, apresentando uma proposta prática e factível, que possa motivar a participação dos alunos e engajá-los em práticas de escrita na escola de forma mais prazerosa, que façam sentido e sejam efetivamente uma prática social com a escrita.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652/395
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730541289472