Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652 |
Resumo: | De modo geral, as práticas de escrita na escola são feitas para cumprir uma tarefa, receber uma nota, não para interagir através da linguagem, expressando o posicionamento do aluno sobre determinado assunto ou problema materializado em um gênero textual adequado. Este ensaio tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar com a escrita como prática social e como um processo que leva a um produto. Partindo-se de uma temática interessante para os alunos (gírias e cultura jovem) estruturamos oficinas nas quais foram feitos o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita do texto dos alunos para elaboração de um dicionário de gírias. A sequência didática está organizada em oito oficinas e se destina a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Este ensaio está teoricamente fundamentado nas discussões sobre letramento de Kleiman (1995), na classificação de letramentos de Street (1984), na escrita processual de Passarelli (2004), nos estudos de Pontes (2009), Kriger (2011) sobre dicionários escolares. Com esta sequência espera-se contribuir com o ensino processual de escrita, apresentando uma proposta prática e factível, que possa motivar a participação dos alunos e engajá-los em práticas de escrita na escola de forma mais prazerosa, que façam sentido e sejam efetivamente uma prática social com a escrita. |
id |
UFC-9_5da737c6b8476feb699b80544a0688bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/652 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolarLetramentos. Escrita. Gírias.De modo geral, as práticas de escrita na escola são feitas para cumprir uma tarefa, receber uma nota, não para interagir através da linguagem, expressando o posicionamento do aluno sobre determinado assunto ou problema materializado em um gênero textual adequado. Este ensaio tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar com a escrita como prática social e como um processo que leva a um produto. Partindo-se de uma temática interessante para os alunos (gírias e cultura jovem) estruturamos oficinas nas quais foram feitos o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita do texto dos alunos para elaboração de um dicionário de gírias. A sequência didática está organizada em oito oficinas e se destina a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Este ensaio está teoricamente fundamentado nas discussões sobre letramento de Kleiman (1995), na classificação de letramentos de Street (1984), na escrita processual de Passarelli (2004), nos estudos de Pontes (2009), Kriger (2011) sobre dicionários escolares. Com esta sequência espera-se contribuir com o ensino processual de escrita, apresentando uma proposta prática e factível, que possa motivar a participação dos alunos e engajá-los em práticas de escrita na escola de forma mais prazerosa, que façam sentido e sejam efetivamente uma prática social com a escrita.Universidade Federal do CearáNascimento, Francisco Iaci do2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-1022237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652/395Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:16:53Zoai:ojs.localhost:article/652Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:16:53Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar |
title |
Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar |
spellingShingle |
Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar Nascimento, Francisco Iaci do Letramentos. Escrita. Gírias. |
title_short |
Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar |
title_full |
Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar |
title_fullStr |
Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar |
title_full_unstemmed |
Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar |
title_sort |
Letramento, escrita e lexicografia pedagógica: uma sequência didática para trabalhar com gírias e dicionário escolar |
author |
Nascimento, Francisco Iaci do |
author_facet |
Nascimento, Francisco Iaci do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Francisco Iaci do |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramentos. Escrita. Gírias. |
topic |
Letramentos. Escrita. Gírias. |
description |
De modo geral, as práticas de escrita na escola são feitas para cumprir uma tarefa, receber uma nota, não para interagir através da linguagem, expressando o posicionamento do aluno sobre determinado assunto ou problema materializado em um gênero textual adequado. Este ensaio tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar com a escrita como prática social e como um processo que leva a um produto. Partindo-se de uma temática interessante para os alunos (gírias e cultura jovem) estruturamos oficinas nas quais foram feitos o planejamento, a escrita, a revisão e a reescrita do texto dos alunos para elaboração de um dicionário de gírias. A sequência didática está organizada em oito oficinas e se destina a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Este ensaio está teoricamente fundamentado nas discussões sobre letramento de Kleiman (1995), na classificação de letramentos de Street (1984), na escrita processual de Passarelli (2004), nos estudos de Pontes (2009), Kriger (2011) sobre dicionários escolares. Com esta sequência espera-se contribuir com o ensino processual de escrita, apresentando uma proposta prática e factível, que possa motivar a participação dos alunos e engajá-los em práticas de escrita na escola de forma mais prazerosa, que façam sentido e sejam efetivamente uma prática social com a escrita. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/652/395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102 Entrepalavras; v. 7, n. 5 esp (7): I Simpósio de Linguística Textual; 83-102 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730541289472 |