Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2123 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de apresentar um projeto de ensino sobre léxico e sobre culturas indígenas, realizado com alunos de graduação em Letras/Português, em um projeto de Prática do Componente Curricular (PCC), na Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás. Em termos metodológicos, os alunos tiveram acesso ao dicionário de Stradelli (1929), que registra o Nheengatu, também conhecido como Língua Geral Amazônica. Com base nele e utilizando o software Flex, os alunos produziram, no laboratório de informática, um vocabulário Nheengatu-Português. Os resultados permitem observar que projetos de ensino como o que foi desenvolvido, além de tornarem as aulas mais instigantes e desafiadoras, contribuem para desenvolver, nos alunos, um espírito investigativo e, ainda, para colocá-los em contato com línguas indígenas que formam a diversidade dos falares brasileiros. |
id |
UFC-9_68cb75a6b22c8e2d06bd7fbb06e40375 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2123 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticosLéxico. Cultura. Ensino. Língua geral (Nheengatu). Stradelli.Este artigo tem o objetivo de apresentar um projeto de ensino sobre léxico e sobre culturas indígenas, realizado com alunos de graduação em Letras/Português, em um projeto de Prática do Componente Curricular (PCC), na Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás. Em termos metodológicos, os alunos tiveram acesso ao dicionário de Stradelli (1929), que registra o Nheengatu, também conhecido como Língua Geral Amazônica. Com base nele e utilizando o software Flex, os alunos produziram, no laboratório de informática, um vocabulário Nheengatu-Português. Os resultados permitem observar que projetos de ensino como o que foi desenvolvido, além de tornarem as aulas mais instigantes e desafiadoras, contribuem para desenvolver, nos alunos, um espírito investigativo e, ainda, para colocá-los em contato com línguas indígenas que formam a diversidade dos falares brasileiros.Universidade Federal do CearáCruz, Aline daSilva, Leosmar Aparecido daCândido, Gláucia Vieira2022-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/212310.22168/2237-6321-11esp2123Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-453Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-453Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-453Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-453Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-4532237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2123/841Direitos autorais 2022 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T22:31:39Zoai:ojs.localhost:article/2123Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2022-03-29T22:31:39Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticos |
title |
Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticos |
spellingShingle |
Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticos Cruz, Aline da Léxico. Cultura. Ensino. Língua geral (Nheengatu). Stradelli. |
title_short |
Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticos |
title_full |
Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticos |
title_fullStr |
Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticos |
title_full_unstemmed |
Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticos |
title_sort |
Léxico, cultura indígena e ensino: a contribuição de Stradelli (1929) na produção de vocabulários temáticos |
author |
Cruz, Aline da |
author_facet |
Cruz, Aline da Silva, Leosmar Aparecido da Cândido, Gláucia Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Leosmar Aparecido da Cândido, Gláucia Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Aline da Silva, Leosmar Aparecido da Cândido, Gláucia Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Léxico. Cultura. Ensino. Língua geral (Nheengatu). Stradelli. |
topic |
Léxico. Cultura. Ensino. Língua geral (Nheengatu). Stradelli. |
description |
Este artigo tem o objetivo de apresentar um projeto de ensino sobre léxico e sobre culturas indígenas, realizado com alunos de graduação em Letras/Português, em um projeto de Prática do Componente Curricular (PCC), na Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás. Em termos metodológicos, os alunos tiveram acesso ao dicionário de Stradelli (1929), que registra o Nheengatu, também conhecido como Língua Geral Amazônica. Com base nele e utilizando o software Flex, os alunos produziram, no laboratório de informática, um vocabulário Nheengatu-Português. Os resultados permitem observar que projetos de ensino como o que foi desenvolvido, além de tornarem as aulas mais instigantes e desafiadoras, contribuem para desenvolver, nos alunos, um espírito investigativo e, ainda, para colocá-los em contato com línguas indígenas que formam a diversidade dos falares brasileiros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2123 10.22168/2237-6321-11esp2123 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2123 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-11esp2123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2123/841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-453 Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-453 Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-453 Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-453 Entrepalavras; v. 11, n. 11esp (11): Dicionário, léxico e ensino de línguas; 434-453 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329728469303296 |