Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trescastro, Lorena Bischoff
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414
Resumo: This paper presents the analysis of children’s narratives, showing the dialogue between the reception of a story that was read aloud by the teacher and the written production made by students of the 1º grade of elementary school. The current study was conducted by two questions: (1) what elements have in the writing production of student that reproduce the story told by the teacher? (2) what new elements the students bring to their own narrative? Three texts of 1st year students of elementary school were analyzed. The texts showed stable textual elements and an enunciative heterogeneity. Based on Bakhtin, Chartier, Colomer and Teberosky it can be concluded that reading aloud to the class by the teacher, a collective procedure, after the production of narrative written by the student, an individual activity, constitutes a necessary methodological procedure for children to learn to communicate in writing in literacy.
id UFC-9_78b15d93e4d70a4f4e19d74349092a8f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/414
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetizaçãoChildren’s narratives; Oral reception; Written production.Linguística Aplicada; Análise do discursoNarrativas infantis; Recepção oral; Produção escrita.This paper presents the analysis of children’s narratives, showing the dialogue between the reception of a story that was read aloud by the teacher and the written production made by students of the 1º grade of elementary school. The current study was conducted by two questions: (1) what elements have in the writing production of student that reproduce the story told by the teacher? (2) what new elements the students bring to their own narrative? Three texts of 1st year students of elementary school were analyzed. The texts showed stable textual elements and an enunciative heterogeneity. Based on Bakhtin, Chartier, Colomer and Teberosky it can be concluded that reading aloud to the class by the teacher, a collective procedure, after the production of narrative written by the student, an individual activity, constitutes a necessary methodological procedure for children to learn to communicate in writing in literacy.Este artigo apresenta a análise de narrativas infantis, evidenciando o diálogo entre a recepção de uma história lida em voz alta pela professora e a produção escrita por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Duas questões nortearam o estudo: (1) Que elementos há na escrita do aluno que reproduzem a história ouvida? (2) Que elementos novos os alunos trazem para sua narrativa? Foram analisados três textos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os textos apresentaram elementos textuais estáveis e uma heterogeneidade enunciativa. Da análise, fundamentada em Bakhtin, Chartier, Colomer e Teberosky, pode-se verificar que a leitura em voz alta pelo professor à turma, um procedimento coletivo, seguida da produção escrita da narrativa pelo aluno, uma atividade individual, se constitui em um procedimento metodológico necessário para que as crianças aprendam a se comunicar por escrito na alfabetização. Universidade Federal do CearáTrescastro, Lorena Bischoff2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/41410.22168/2237-6321.4.4.2.147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-1652237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414/268info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-29T02:40:11Zoai:ojs.localhost:article/414Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2014-12-29T02:40:11Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
title Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
spellingShingle Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
Trescastro, Lorena Bischoff
Children’s narratives; Oral reception; Written production.
Linguística Aplicada; Análise do discurso
Narrativas infantis; Recepção oral; Produção escrita.
title_short Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
title_full Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
title_fullStr Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
title_full_unstemmed Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
title_sort Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
author Trescastro, Lorena Bischoff
author_facet Trescastro, Lorena Bischoff
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Trescastro, Lorena Bischoff
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Children’s narratives; Oral reception; Written production.
Linguística Aplicada; Análise do discurso
Narrativas infantis; Recepção oral; Produção escrita.
topic Children’s narratives; Oral reception; Written production.
Linguística Aplicada; Análise do discurso
Narrativas infantis; Recepção oral; Produção escrita.
description This paper presents the analysis of children’s narratives, showing the dialogue between the reception of a story that was read aloud by the teacher and the written production made by students of the 1º grade of elementary school. The current study was conducted by two questions: (1) what elements have in the writing production of student that reproduce the story told by the teacher? (2) what new elements the students bring to their own narrative? Three texts of 1st year students of elementary school were analyzed. The texts showed stable textual elements and an enunciative heterogeneity. Based on Bakhtin, Chartier, Colomer and Teberosky it can be concluded that reading aloud to the class by the teacher, a collective procedure, after the production of narrative written by the student, an individual activity, constitutes a necessary methodological procedure for children to learn to communicate in writing in literacy.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414
10.22168/2237-6321.4.4.2.147-165
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.4.4.2.147-165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414/268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165
Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165
Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165
Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165
Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329727164874752