Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414 |
Resumo: | This paper presents the analysis of children’s narratives, showing the dialogue between the reception of a story that was read aloud by the teacher and the written production made by students of the 1º grade of elementary school. The current study was conducted by two questions: (1) what elements have in the writing production of student that reproduce the story told by the teacher? (2) what new elements the students bring to their own narrative? Three texts of 1st year students of elementary school were analyzed. The texts showed stable textual elements and an enunciative heterogeneity. Based on Bakhtin, Chartier, Colomer and Teberosky it can be concluded that reading aloud to the class by the teacher, a collective procedure, after the production of narrative written by the student, an individual activity, constitutes a necessary methodological procedure for children to learn to communicate in writing in literacy. |
id |
UFC-9_78b15d93e4d70a4f4e19d74349092a8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/414 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetizaçãoChildren’s narratives; Oral reception; Written production.Linguística Aplicada; Análise do discursoNarrativas infantis; Recepção oral; Produção escrita.This paper presents the analysis of children’s narratives, showing the dialogue between the reception of a story that was read aloud by the teacher and the written production made by students of the 1º grade of elementary school. The current study was conducted by two questions: (1) what elements have in the writing production of student that reproduce the story told by the teacher? (2) what new elements the students bring to their own narrative? Three texts of 1st year students of elementary school were analyzed. The texts showed stable textual elements and an enunciative heterogeneity. Based on Bakhtin, Chartier, Colomer and Teberosky it can be concluded that reading aloud to the class by the teacher, a collective procedure, after the production of narrative written by the student, an individual activity, constitutes a necessary methodological procedure for children to learn to communicate in writing in literacy.Este artigo apresenta a análise de narrativas infantis, evidenciando o diálogo entre a recepção de uma história lida em voz alta pela professora e a produção escrita por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Duas questões nortearam o estudo: (1) Que elementos há na escrita do aluno que reproduzem a história ouvida? (2) Que elementos novos os alunos trazem para sua narrativa? Foram analisados três textos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os textos apresentaram elementos textuais estáveis e uma heterogeneidade enunciativa. Da análise, fundamentada em Bakhtin, Chartier, Colomer e Teberosky, pode-se verificar que a leitura em voz alta pelo professor à turma, um procedimento coletivo, seguida da produção escrita da narrativa pelo aluno, uma atividade individual, se constitui em um procedimento metodológico necessário para que as crianças aprendam a se comunicar por escrito na alfabetização. Universidade Federal do CearáTrescastro, Lorena Bischoff2014-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/41410.22168/2237-6321.4.4.2.147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-1652237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414/268info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-29T02:40:11Zoai:ojs.localhost:article/414Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2014-12-29T02:40:11Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização |
title |
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização |
spellingShingle |
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização Trescastro, Lorena Bischoff Children’s narratives; Oral reception; Written production. Linguística Aplicada; Análise do discurso Narrativas infantis; Recepção oral; Produção escrita. |
title_short |
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização |
title_full |
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização |
title_fullStr |
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização |
title_full_unstemmed |
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização |
title_sort |
Da leitura para a escrita: um procedimento metodológico para a escrita de texto na alfabetização |
author |
Trescastro, Lorena Bischoff |
author_facet |
Trescastro, Lorena Bischoff |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trescastro, Lorena Bischoff |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Children’s narratives; Oral reception; Written production. Linguística Aplicada; Análise do discurso Narrativas infantis; Recepção oral; Produção escrita. |
topic |
Children’s narratives; Oral reception; Written production. Linguística Aplicada; Análise do discurso Narrativas infantis; Recepção oral; Produção escrita. |
description |
This paper presents the analysis of children’s narratives, showing the dialogue between the reception of a story that was read aloud by the teacher and the written production made by students of the 1º grade of elementary school. The current study was conducted by two questions: (1) what elements have in the writing production of student that reproduce the story told by the teacher? (2) what new elements the students bring to their own narrative? Three texts of 1st year students of elementary school were analyzed. The texts showed stable textual elements and an enunciative heterogeneity. Based on Bakhtin, Chartier, Colomer and Teberosky it can be concluded that reading aloud to the class by the teacher, a collective procedure, after the production of narrative written by the student, an individual activity, constitutes a necessary methodological procedure for children to learn to communicate in writing in literacy. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414 10.22168/2237-6321.4.4.2.147-165 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.4.4.2.147-165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/414/268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165 Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165 Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165 Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165 Entrepalavras; v. 4, n. 2 (4): Entrepalavras; 147-165 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329727164874752 |