Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Diana Catarina Couto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43476
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_838932cb274f40784940dce3773955f1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escritaReading and narrating stories: challenges to the communication, imagination and discovery of writingLiteratura InfantilComunicação oralComunicação escritaImaginaçãoChildren’s literatureOral communicationWritten communicationImaginationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente documento constitui um relatório de um projeto de intervenção pedagógica inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e centrado na temática: “Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita”. A temática do projeto foi definida a partir da identificação do interesse das crianças por histórias e visou promover a comunicação, a linguagem e a imaginação através da leitura e exploração de obras de literatura infantil, focalizando a reconstrução de representações em torno de personagens específicas. O projeto foi desenvolvido em contexto de Jardim de Infância e de Creche, no concelho de Braga com grupos de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos e os 2 anos, respetivamente. A intervenção pedagógica foi orientada por princípios de investigação-ação com ciclos de participação, observação e reflexão sustentados em referenciais teóricos e na observação dos interesses das crianças. Para a recolha de dados foram usados vários procedimentos tais como, notas de observação, diários reflexivos, recolha de produções das crianças e material fotográfico. A intervenção desenvolvida permitiu concluir que a leitura e exploração de histórias estimula a imaginação, favorece o desenvolvimento da linguagem e da comunicação e desafia os comportamentos emergentes de escrita das crianças.The present document constitutes a report on a project on pedagogical intervention which is part of the curricular unit on Practice of Supervised Teaching, part of the Master’s Degree on Preschool Education and centered on the theme: “Reading and narrating stories: challenges to the communication, imagination and discovery of writing”. The theme of the project was defined by the identification of the children’s interest for stories while trying to promote communication, language and imagination through reading and the exploration of child’s literature, focusing on the reconstruction of representations around specific characters. The project was implemented on two distinct contexts, kindergarten and nursery, in the city of Braga with groups of children between the ages of 3 and 5 years old and 2 years old, respectively. This pedagogical intervention was oriented by principles of action research with recursive cycles of participation, observation and reflection sustained by theoretical references and the interests of the children. For data gathering various techniques and instruments were used such as, observation notes, reflective diaries, photographic material and the gathering of creations made by the children. The intervention enabled the conclusion that the reading and exploration of stories stimulates the imagination, favors the development of language and communication and challenges the emergent writing behaviors of the children’s.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoReis, Diana Catarina Couto20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43476por201267209info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:06.669959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
Reading and narrating stories: challenges to the communication, imagination and discovery of writing
title Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
spellingShingle Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
Reis, Diana Catarina Couto
Literatura Infantil
Comunicação oral
Comunicação escrita
Imaginação
Children’s literature
Oral communication
Written communication
Imagination
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
title_full Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
title_fullStr Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
title_full_unstemmed Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
title_sort Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
author Reis, Diana Catarina Couto
author_facet Reis, Diana Catarina Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Diana Catarina Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Comunicação oral
Comunicação escrita
Imaginação
Children’s literature
Oral communication
Written communication
Imagination
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literatura Infantil
Comunicação oral
Comunicação escrita
Imaginação
Children’s literature
Oral communication
Written communication
Imagination
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43476
url http://hdl.handle.net/1822/43476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201267209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132917222342657