Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/43476 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_838932cb274f40784940dce3773955f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43476 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escritaReading and narrating stories: challenges to the communication, imagination and discovery of writingLiteratura InfantilComunicação oralComunicação escritaImaginaçãoChildren’s literatureOral communicationWritten communicationImaginationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente documento constitui um relatório de um projeto de intervenção pedagógica inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e centrado na temática: “Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita”. A temática do projeto foi definida a partir da identificação do interesse das crianças por histórias e visou promover a comunicação, a linguagem e a imaginação através da leitura e exploração de obras de literatura infantil, focalizando a reconstrução de representações em torno de personagens específicas. O projeto foi desenvolvido em contexto de Jardim de Infância e de Creche, no concelho de Braga com grupos de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos e os 2 anos, respetivamente. A intervenção pedagógica foi orientada por princípios de investigação-ação com ciclos de participação, observação e reflexão sustentados em referenciais teóricos e na observação dos interesses das crianças. Para a recolha de dados foram usados vários procedimentos tais como, notas de observação, diários reflexivos, recolha de produções das crianças e material fotográfico. A intervenção desenvolvida permitiu concluir que a leitura e exploração de histórias estimula a imaginação, favorece o desenvolvimento da linguagem e da comunicação e desafia os comportamentos emergentes de escrita das crianças.The present document constitutes a report on a project on pedagogical intervention which is part of the curricular unit on Practice of Supervised Teaching, part of the Master’s Degree on Preschool Education and centered on the theme: “Reading and narrating stories: challenges to the communication, imagination and discovery of writing”. The theme of the project was defined by the identification of the children’s interest for stories while trying to promote communication, language and imagination through reading and the exploration of child’s literature, focusing on the reconstruction of representations around specific characters. The project was implemented on two distinct contexts, kindergarten and nursery, in the city of Braga with groups of children between the ages of 3 and 5 years old and 2 years old, respectively. This pedagogical intervention was oriented by principles of action research with recursive cycles of participation, observation and reflection sustained by theoretical references and the interests of the children. For data gathering various techniques and instruments were used such as, observation notes, reflective diaries, photographic material and the gathering of creations made by the children. The intervention enabled the conclusion that the reading and exploration of stories stimulates the imagination, favors the development of language and communication and challenges the emergent writing behaviors of the children’s.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoReis, Diana Catarina Couto20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43476por201267209info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:06.669959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita Reading and narrating stories: challenges to the communication, imagination and discovery of writing |
title |
Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita |
spellingShingle |
Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita Reis, Diana Catarina Couto Literatura Infantil Comunicação oral Comunicação escrita Imaginação Children’s literature Oral communication Written communication Imagination Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita |
title_full |
Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita |
title_fullStr |
Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita |
title_full_unstemmed |
Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita |
title_sort |
Ler e narrar histórias: desafios à comunicação à imaginação e à descoberta da escrita |
author |
Reis, Diana Catarina Couto |
author_facet |
Reis, Diana Catarina Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Diana Catarina Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantil Comunicação oral Comunicação escrita Imaginação Children’s literature Oral communication Written communication Imagination Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Literatura Infantil Comunicação oral Comunicação escrita Imaginação Children’s literature Oral communication Written communication Imagination Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/43476 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/43476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201267209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132917222342657 |