CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35560 |
Resumo: | AO CONSIDERAR OS OBJETIVOS DO CURSO DE LETRAS OFERTADO PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD) DE UMA DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, O QUAL ANCILADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES CUMPRE A FUNÇÃO DE “FORMAR PROFISSIONAIS INTERCULTURALMENTE COMPETENTES, CAPAZES DE LIDAR, DE FORMA CRÍTICA, COM AS LINGUAGENS, ESPECIALMENTE A VERBAL, NOS CONTEXTOS ORAL E ESCRITO, E CONSCIENTES DE SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE E DAS RELAÇÕES COM O OUTRO” (BRASIL, 2001). POR ESSAS DIMENSÕES, ESTE ESTUDO VAI AO ENCONTRO DESSES OBJETOS, POR OBSERVARMOS QUE LETRAS, NÃO EXCLUSIVAMENTE, MAS, ESPECIALMENTE, NA EAD, HÁ UMA EXPECTATIVA DE SE APRENDER A NORMA-PADRÃO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, ESTE TRABALHO BUSCA RESPONDER A ESTA INDAGAÇÃO: COMO POSSIBILITAR QUE O ALUNO DE LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVA COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, PARA QUE ELE TENHA ACESSO AOS SABERES LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA O EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO E DA SUA CIDADANIA? POR ESSA VIA, POR ASSIM DIZER, PARA DAR CONTA DE RESPONDER A ESSA INDAGAÇÃO, ACREDITA-SE QUE UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS LINGUÍSTICAS PODERIAM SE CONFIGURAR COMO UM CAMINHO PROFÍCUO PARA ISSO. |
id |
Krot_51fdd7802f7101bec230358e8bd336e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35560 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EADSociolinguísticaVariação Linguística e GênerosTextuaisLiteratura e variação LinguísticaEADAO CONSIDERAR OS OBJETIVOS DO CURSO DE LETRAS OFERTADO PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD) DE UMA DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, O QUAL ANCILADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES CUMPRE A FUNÇÃO DE “FORMAR PROFISSIONAIS INTERCULTURALMENTE COMPETENTES, CAPAZES DE LIDAR, DE FORMA CRÍTICA, COM AS LINGUAGENS, ESPECIALMENTE A VERBAL, NOS CONTEXTOS ORAL E ESCRITO, E CONSCIENTES DE SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE E DAS RELAÇÕES COM O OUTRO” (BRASIL, 2001). POR ESSAS DIMENSÕES, ESTE ESTUDO VAI AO ENCONTRO DESSES OBJETOS, POR OBSERVARMOS QUE LETRAS, NÃO EXCLUSIVAMENTE, MAS, ESPECIALMENTE, NA EAD, HÁ UMA EXPECTATIVA DE SE APRENDER A NORMA-PADRÃO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, ESTE TRABALHO BUSCA RESPONDER A ESTA INDAGAÇÃO: COMO POSSIBILITAR QUE O ALUNO DE LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVA COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, PARA QUE ELE TENHA ACESSO AOS SABERES LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA O EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO E DA SUA CIDADANIA? POR ESSA VIA, POR ASSIM DIZER, PARA DAR CONTA DE RESPONDER A ESSA INDAGAÇÃO, ACREDITA-SE QUE UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS LINGUÍSTICAS PODERIAM SE CONFIGURAR COMO UM CAMINHO PROFÍCUO PARA ISSO.ABED2021-10-23T00:22:34Z2021-10-23T00:22:34Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35560CALICCHIO, FATIMA CHRISTINACARNIEL, FABIANEMINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINAALVES, CRISTIANE OLIVEIRAporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T00:22:34Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35560Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-23T00:22:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-23T00:22:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD |
title |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD CALICCHIO, FATIMA CHRISTINA Sociolinguística Variação Linguística e Gêneros Textuais Literatura e variação Linguística EAD |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD |
author |
CALICCHIO, FATIMA CHRISTINA |
author_facet |
CALICCHIO, FATIMA CHRISTINA CARNIEL, FABIANE MINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINA ALVES, CRISTIANE OLIVEIRA |
author_role |
author |
author2 |
CARNIEL, FABIANE MINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINA ALVES, CRISTIANE OLIVEIRA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CALICCHIO, FATIMA CHRISTINA CARNIEL, FABIANE MINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINA ALVES, CRISTIANE OLIVEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociolinguística Variação Linguística e Gêneros Textuais Literatura e variação Linguística EAD |
topic |
Sociolinguística Variação Linguística e Gêneros Textuais Literatura e variação Linguística EAD |
description |
AO CONSIDERAR OS OBJETIVOS DO CURSO DE LETRAS OFERTADO PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD) DE UMA DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, O QUAL ANCILADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES CUMPRE A FUNÇÃO DE “FORMAR PROFISSIONAIS INTERCULTURALMENTE COMPETENTES, CAPAZES DE LIDAR, DE FORMA CRÍTICA, COM AS LINGUAGENS, ESPECIALMENTE A VERBAL, NOS CONTEXTOS ORAL E ESCRITO, E CONSCIENTES DE SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE E DAS RELAÇÕES COM O OUTRO” (BRASIL, 2001). POR ESSAS DIMENSÕES, ESTE ESTUDO VAI AO ENCONTRO DESSES OBJETOS, POR OBSERVARMOS QUE LETRAS, NÃO EXCLUSIVAMENTE, MAS, ESPECIALMENTE, NA EAD, HÁ UMA EXPECTATIVA DE SE APRENDER A NORMA-PADRÃO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, ESTE TRABALHO BUSCA RESPONDER A ESTA INDAGAÇÃO: COMO POSSIBILITAR QUE O ALUNO DE LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVA COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, PARA QUE ELE TENHA ACESSO AOS SABERES LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA O EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO E DA SUA CIDADANIA? POR ESSA VIA, POR ASSIM DIZER, PARA DAR CONTA DE RESPONDER A ESSA INDAGAÇÃO, ACREDITA-SE QUE UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS LINGUÍSTICAS PODERIAM SE CONFIGURAR COMO UM CAMINHO PROFÍCUO PARA ISSO. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06 2021-10-23T00:22:34Z 2021-10-23T00:22:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35560 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672923451424768 |