CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALICCHIO, FATIMA CHRISTINA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CARNIEL, FABIANE, MINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINA, ALVES, CRISTIANE OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35560
Resumo: AO CONSIDERAR OS OBJETIVOS DO CURSO DE LETRAS OFERTADO PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD) DE UMA DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, O QUAL ANCILADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES CUMPRE A FUNÇÃO DE “FORMAR PROFISSIONAIS INTERCULTURALMENTE COMPETENTES, CAPAZES DE LIDAR, DE FORMA CRÍTICA, COM AS LINGUAGENS, ESPECIALMENTE A VERBAL, NOS CONTEXTOS ORAL E ESCRITO, E CONSCIENTES DE SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE E DAS RELAÇÕES COM O OUTRO” (BRASIL, 2001). POR ESSAS DIMENSÕES, ESTE ESTUDO VAI AO ENCONTRO DESSES OBJETOS, POR OBSERVARMOS QUE LETRAS, NÃO EXCLUSIVAMENTE, MAS, ESPECIALMENTE, NA EAD, HÁ UMA EXPECTATIVA DE SE APRENDER A NORMA-PADRÃO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, ESTE TRABALHO BUSCA RESPONDER A ESTA INDAGAÇÃO: COMO POSSIBILITAR QUE O ALUNO DE LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVA COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, PARA QUE ELE TENHA ACESSO AOS SABERES LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA O EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO E DA SUA CIDADANIA? POR ESSA VIA, POR ASSIM DIZER, PARA DAR CONTA DE RESPONDER A ESSA INDAGAÇÃO, ACREDITA-SE QUE UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS LINGUÍSTICAS PODERIAM SE CONFIGURAR COMO UM CAMINHO PROFÍCUO PARA ISSO.
id Krot_51fdd7802f7101bec230358e8bd336e0
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35560
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EADSociolinguísticaVariação Linguística e GênerosTextuaisLiteratura e variação LinguísticaEADAO CONSIDERAR OS OBJETIVOS DO CURSO DE LETRAS OFERTADO PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD) DE UMA DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, O QUAL ANCILADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES CUMPRE A FUNÇÃO DE “FORMAR PROFISSIONAIS INTERCULTURALMENTE COMPETENTES, CAPAZES DE LIDAR, DE FORMA CRÍTICA, COM AS LINGUAGENS, ESPECIALMENTE A VERBAL, NOS CONTEXTOS ORAL E ESCRITO, E CONSCIENTES DE SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE E DAS RELAÇÕES COM O OUTRO” (BRASIL, 2001). POR ESSAS DIMENSÕES, ESTE ESTUDO VAI AO ENCONTRO DESSES OBJETOS, POR OBSERVARMOS QUE LETRAS, NÃO EXCLUSIVAMENTE, MAS, ESPECIALMENTE, NA EAD, HÁ UMA EXPECTATIVA DE SE APRENDER A NORMA-PADRÃO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, ESTE TRABALHO BUSCA RESPONDER A ESTA INDAGAÇÃO: COMO POSSIBILITAR QUE O ALUNO DE LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVA COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, PARA QUE ELE TENHA ACESSO AOS SABERES LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA O EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO E DA SUA CIDADANIA? POR ESSA VIA, POR ASSIM DIZER, PARA DAR CONTA DE RESPONDER A ESSA INDAGAÇÃO, ACREDITA-SE QUE UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS LINGUÍSTICAS PODERIAM SE CONFIGURAR COMO UM CAMINHO PROFÍCUO PARA ISSO.ABED2021-10-23T00:22:34Z2021-10-23T00:22:34Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35560CALICCHIO, FATIMA CHRISTINACARNIEL, FABIANEMINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINAALVES, CRISTIANE OLIVEIRAporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T00:22:34Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35560Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-23T00:22:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-23T00:22:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD
title CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD
CALICCHIO, FATIMA CHRISTINA
Sociolinguística
Variação Linguística e Gêneros
Textuais
Literatura e variação Linguística
EAD
title_short CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD
title_full CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD
author CALICCHIO, FATIMA CHRISTINA
author_facet CALICCHIO, FATIMA CHRISTINA
CARNIEL, FABIANE
MINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINA
ALVES, CRISTIANE OLIVEIRA
author_role author
author2 CARNIEL, FABIANE
MINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINA
ALVES, CRISTIANE OLIVEIRA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CALICCHIO, FATIMA CHRISTINA
CARNIEL, FABIANE
MINÉ, TAÍS LUCIANA ROVINA
ALVES, CRISTIANE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística
Variação Linguística e Gêneros
Textuais
Literatura e variação Linguística
EAD
topic Sociolinguística
Variação Linguística e Gêneros
Textuais
Literatura e variação Linguística
EAD
description AO CONSIDERAR OS OBJETIVOS DO CURSO DE LETRAS OFERTADO PELO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD) DE UMA DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, O QUAL ANCILADO NAS DIRETRIZES CURRICULARES CUMPRE A FUNÇÃO DE “FORMAR PROFISSIONAIS INTERCULTURALMENTE COMPETENTES, CAPAZES DE LIDAR, DE FORMA CRÍTICA, COM AS LINGUAGENS, ESPECIALMENTE A VERBAL, NOS CONTEXTOS ORAL E ESCRITO, E CONSCIENTES DE SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE E DAS RELAÇÕES COM O OUTRO” (BRASIL, 2001). POR ESSAS DIMENSÕES, ESTE ESTUDO VAI AO ENCONTRO DESSES OBJETOS, POR OBSERVARMOS QUE LETRAS, NÃO EXCLUSIVAMENTE, MAS, ESPECIALMENTE, NA EAD, HÁ UMA EXPECTATIVA DE SE APRENDER A NORMA-PADRÃO. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, ESTE TRABALHO BUSCA RESPONDER A ESTA INDAGAÇÃO: COMO POSSIBILITAR QUE O ALUNO DE LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVA COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, PARA QUE ELE TENHA ACESSO AOS SABERES LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA O EXERCÍCIO DA SUA PROFISSÃO E DA SUA CIDADANIA? POR ESSA VIA, POR ASSIM DIZER, PARA DAR CONTA DE RESPONDER A ESSA INDAGAÇÃO, ACREDITA-SE QUE UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS LINGUÍSTICAS PODERIAM SE CONFIGURAR COMO UM CAMINHO PROFÍCUO PARA ISSO.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06
2021-10-23T00:22:34Z
2021-10-23T00:22:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35560
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED
publisher.none.fl_str_mv ABED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672923451424768