Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Lívia Chaves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384
Resumo: Situada na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de elaborar contribuições para a condução do trabalho de supervisão do estágio obrigatório em ensino de Língua Inglesa a partir dos estudos do letramento científico. A perspectiva dialógica bakhtiniana e os estudos do letramento científico foram utilizados como principais aportes teóricos. A abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental foram assumidas para caracterizar o tratamento dado aos relatórios de estágio, documentos pesquisados. Os resultados da investigação mostraram que a escrita dos relatórios de estágio são respostas às orientações dadas na disciplina, e a atividade de observação de aulas pode adquirir novos sentidos, os quais são apontados neste artigo.
id UFGD-4_f1aecbb0da2d36db15b2453daf235da5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9384
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científicoGênero discursivo. Formação de professores. Estágio supervisionado de inglês. Ensino de língua.Situada na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de elaborar contribuições para a condução do trabalho de supervisão do estágio obrigatório em ensino de Língua Inglesa a partir dos estudos do letramento científico. A perspectiva dialógica bakhtiniana e os estudos do letramento científico foram utilizados como principais aportes teóricos. A abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental foram assumidas para caracterizar o tratamento dado aos relatórios de estágio, documentos pesquisados. Os resultados da investigação mostraram que a escrita dos relatórios de estágio são respostas às orientações dadas na disciplina, e a atividade de observação de aulas pode adquirir novos sentidos, os quais são apontados neste artigo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/938410.30612/raido.v12i30.9384Raído; v. 12 n. 30 (2018); 91-1041984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384/4940Copyright (c) 2019 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Lívia Chaves2019-07-09T17:42:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9384Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-09T17:42:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico
title Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico
spellingShingle Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico
Melo, Lívia Chaves
Gênero discursivo. Formação de professores. Estágio supervisionado de inglês. Ensino de língua.
title_short Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico
title_full Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico
title_fullStr Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico
title_full_unstemmed Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico
title_sort Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico
author Melo, Lívia Chaves
author_facet Melo, Lívia Chaves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Lívia Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo. Formação de professores. Estágio supervisionado de inglês. Ensino de língua.
topic Gênero discursivo. Formação de professores. Estágio supervisionado de inglês. Ensino de língua.
description Situada na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de elaborar contribuições para a condução do trabalho de supervisão do estágio obrigatório em ensino de Língua Inglesa a partir dos estudos do letramento científico. A perspectiva dialógica bakhtiniana e os estudos do letramento científico foram utilizados como principais aportes teóricos. A abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental foram assumidas para caracterizar o tratamento dado aos relatórios de estágio, documentos pesquisados. Os resultados da investigação mostraram que a escrita dos relatórios de estágio são respostas às orientações dadas na disciplina, e a atividade de observação de aulas pode adquirir novos sentidos, os quais são apontados neste artigo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384
10.30612/raido.v12i30.9384
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384
identifier_str_mv 10.30612/raido.v12i30.9384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384/4940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 12 n. 30 (2018); 91-104
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390324633600