Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384 |
Resumo: | Situada na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de elaborar contribuições para a condução do trabalho de supervisão do estágio obrigatório em ensino de Língua Inglesa a partir dos estudos do letramento científico. A perspectiva dialógica bakhtiniana e os estudos do letramento científico foram utilizados como principais aportes teóricos. A abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental foram assumidas para caracterizar o tratamento dado aos relatórios de estágio, documentos pesquisados. Os resultados da investigação mostraram que a escrita dos relatórios de estágio são respostas às orientações dadas na disciplina, e a atividade de observação de aulas pode adquirir novos sentidos, os quais são apontados neste artigo. |
id |
UFGD-4_f1aecbb0da2d36db15b2453daf235da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9384 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científicoGênero discursivo. Formação de professores. Estágio supervisionado de inglês. Ensino de língua.Situada na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de elaborar contribuições para a condução do trabalho de supervisão do estágio obrigatório em ensino de Língua Inglesa a partir dos estudos do letramento científico. A perspectiva dialógica bakhtiniana e os estudos do letramento científico foram utilizados como principais aportes teóricos. A abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental foram assumidas para caracterizar o tratamento dado aos relatórios de estágio, documentos pesquisados. Os resultados da investigação mostraram que a escrita dos relatórios de estágio são respostas às orientações dadas na disciplina, e a atividade de observação de aulas pode adquirir novos sentidos, os quais são apontados neste artigo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/938410.30612/raido.v12i30.9384Raído; v. 12 n. 30 (2018); 91-1041984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384/4940Copyright (c) 2019 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Lívia Chaves2019-07-09T17:42:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9384Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-09T17:42:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico |
title |
Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico |
spellingShingle |
Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico Melo, Lívia Chaves Gênero discursivo. Formação de professores. Estágio supervisionado de inglês. Ensino de língua. |
title_short |
Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico |
title_full |
Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico |
title_fullStr |
Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico |
title_full_unstemmed |
Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico |
title_sort |
Formação inicial do professor de língua inglesa a partir da abordagem do letramento científico |
author |
Melo, Lívia Chaves |
author_facet |
Melo, Lívia Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Lívia Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero discursivo. Formação de professores. Estágio supervisionado de inglês. Ensino de língua. |
topic |
Gênero discursivo. Formação de professores. Estágio supervisionado de inglês. Ensino de língua. |
description |
Situada na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de elaborar contribuições para a condução do trabalho de supervisão do estágio obrigatório em ensino de Língua Inglesa a partir dos estudos do letramento científico. A perspectiva dialógica bakhtiniana e os estudos do letramento científico foram utilizados como principais aportes teóricos. A abordagem da pesquisa qualitativa e a metodologia da análise documental foram assumidas para caracterizar o tratamento dado aos relatórios de estágio, documentos pesquisados. Os resultados da investigação mostraram que a escrita dos relatórios de estágio são respostas às orientações dadas na disciplina, e a atividade de observação de aulas pode adquirir novos sentidos, os quais são apontados neste artigo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384 10.30612/raido.v12i30.9384 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v12i30.9384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/9384/4940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 12 n. 30 (2018); 91-104 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390324633600 |