Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Fábio Marques de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: BÁRCIA, Marcela dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/46
Resumo: This article reports a research in progress that aims to promote the acquisition of global communicative competence for learners of Spanish as a foreign language through teaching units mediated by cinema. Right now, we have focused on the development of instructional materials for the exploitation of films, with emphasis on grammar subskills. For that purpose, we analyzed fragments of the film Hable con ella (Dir. Pedro Almodóvar, Spain, 2002) to develop activities that address the verb tenses. Thus, the text begins with the presentation of the concept of communicative competence in foreign language learning. After that, we discuss the use of film as a teaching tool and develop teaching units for the acquisition of grammatical competence. The film proved to be a great ally to learning a language since it is composed of authentic samples produced in the target language without manipulation with didactic purposes.
id UFC-9_a9b668de05f881a7f1317a4874950e77
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/46
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinemaAquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinemaSpanish - foreign language; Cinema; Grammatical competence.Linguística AplicadaEspanhol – Língua Estrangeira; Cinema; Competência gramatical.This article reports a research in progress that aims to promote the acquisition of global communicative competence for learners of Spanish as a foreign language through teaching units mediated by cinema. Right now, we have focused on the development of instructional materials for the exploitation of films, with emphasis on grammar subskills. For that purpose, we analyzed fragments of the film Hable con ella (Dir. Pedro Almodóvar, Spain, 2002) to develop activities that address the verb tenses. Thus, the text begins with the presentation of the concept of communicative competence in foreign language learning. After that, we discuss the use of film as a teaching tool and develop teaching units for the acquisition of grammatical competence. The film proved to be a great ally to learning a language since it is composed of authentic samples produced in the target language without manipulation with didactic purposes.O presente artigo relata uma pesquisa em desenvolvimento que visa proporcionar a aquisição da competência comunicativa global do aprendiz de Espanhol (Língua Estrangeira) por meio de unidades didáticas mediadas pelo cinema. Neste momento, temos como foco a elaboração de material didático para a exploração da sétima arte com foco na subcompetência gramatical. Para isso, analisamos fragmentos do filme Hable con ella (Dir. Pedro Almodóvar. Espanha, 2002) a fim de desenvolver atividades para abordar os tempos verbais. Dessa forma, iniciamos nosso texto com a apresentação do conceito de competência comunicativa no aprendizado de uma íngua estrangeira. Na sequência, citamos o cinema como uma ferramenta didática e desenvolvemos unidades didáticas para a aquisição da competência gramatical. O cinema mostra-se um ótimo aliado ao aprendizado de uma língua, já que é composto por mostras autênticas produzidas na língua alvo sem manipulações com fins didáticos.Universidade Federal do CearáSOUZA, Fábio Marques deBÁRCIA, Marcela dos Santos2012-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/4610.22168/2237-6321.2.2.1.112-122Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-122Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-122Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-122Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-122Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-1222237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/46/95info:eu-repo/semantics/openAccess2012-06-07T19:18:37Zoai:ojs.localhost:article/46Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2012-06-07T19:18:37Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema
Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema
title Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema
spellingShingle Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema
SOUZA, Fábio Marques de
Spanish - foreign language; Cinema; Grammatical competence.
Linguística Aplicada
Espanhol – Língua Estrangeira; Cinema; Competência gramatical.
title_short Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema
title_full Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema
title_fullStr Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema
title_full_unstemmed Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema
title_sort Aquisição da subcompetência gramatical em E-LE (Espanhol-Língua Estrangeira) mediada pelo cinema
author SOUZA, Fábio Marques de
author_facet SOUZA, Fábio Marques de
BÁRCIA, Marcela dos Santos
author_role author
author2 BÁRCIA, Marcela dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Fábio Marques de
BÁRCIA, Marcela dos Santos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Spanish - foreign language; Cinema; Grammatical competence.
Linguística Aplicada
Espanhol – Língua Estrangeira; Cinema; Competência gramatical.
topic Spanish - foreign language; Cinema; Grammatical competence.
Linguística Aplicada
Espanhol – Língua Estrangeira; Cinema; Competência gramatical.
description This article reports a research in progress that aims to promote the acquisition of global communicative competence for learners of Spanish as a foreign language through teaching units mediated by cinema. Right now, we have focused on the development of instructional materials for the exploitation of films, with emphasis on grammar subskills. For that purpose, we analyzed fragments of the film Hable con ella (Dir. Pedro Almodóvar, Spain, 2002) to develop activities that address the verb tenses. Thus, the text begins with the presentation of the concept of communicative competence in foreign language learning. After that, we discuss the use of film as a teaching tool and develop teaching units for the acquisition of grammatical competence. The film proved to be a great ally to learning a language since it is composed of authentic samples produced in the target language without manipulation with didactic purposes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-07
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/46
10.22168/2237-6321.2.2.1.112-122
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/46
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.2.2.1.112-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/46/95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-122
Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-122
Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-122
Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-122
Entrepalavras; v. 2, n. 1 (2): Entrepalavras; 112-122
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329728358154240