Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850 |
Resumo: | Buscamos investigar, no tocante ao ensino de História, quais gêneros textuais foram inseridos em duas coleções de livros didáticos, com o propósito de entendermos quais esferas sociais foram priorizadas. Orientamo-nos pela proposta de agrupamento dos gêneros textuais a partir de cinco ordens: narrar, relatar, descrever ações, expor e argumentar. Percebemos um esforço da coleção em atender ao Programa Nacional do Livro Didático e à Proposta Curricular Nacional, ambas de História, no que concerne à variedade textual e à multimodalidade de gêneros. No entanto, a quantidade dos demais gêneros frente aos textos didáticos, legendas e àqueles referentes às propostas de atividades foram ínfimos. Consideramos indispensável discutir mais profundamente sobre a importância da diversidade textual nos livros de História e sobre os papéis que desempenham para o ensino de capacidades fundamentais à construção dos conhecimentos nessa área do saber. |
id |
UFC-9_ae16d1232d9425f5cf3996fe534c8d7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/850 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbaisLinguística Textual; Gêneros Textuais; Aquisição da LinguagemLivros didáticos; variedade textual; linguagens.Buscamos investigar, no tocante ao ensino de História, quais gêneros textuais foram inseridos em duas coleções de livros didáticos, com o propósito de entendermos quais esferas sociais foram priorizadas. Orientamo-nos pela proposta de agrupamento dos gêneros textuais a partir de cinco ordens: narrar, relatar, descrever ações, expor e argumentar. Percebemos um esforço da coleção em atender ao Programa Nacional do Livro Didático e à Proposta Curricular Nacional, ambas de História, no que concerne à variedade textual e à multimodalidade de gêneros. No entanto, a quantidade dos demais gêneros frente aos textos didáticos, legendas e àqueles referentes às propostas de atividades foram ínfimos. Consideramos indispensável discutir mais profundamente sobre a importância da diversidade textual nos livros de História e sobre os papéis que desempenham para o ensino de capacidades fundamentais à construção dos conhecimentos nessa área do saber.Universidade Federal do CearáCNPQSeal, Ana Gabriela de Souza2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa em Livros Didáticosapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/85010.22168/2237-6321.7.7.2.490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-5162237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850/446Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-03T05:10:11Zoai:ojs.localhost:article/850Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2018-01-03T05:10:11Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais |
title |
Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais |
spellingShingle |
Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais Seal, Ana Gabriela de Souza Linguística Textual; Gêneros Textuais; Aquisição da Linguagem Livros didáticos; variedade textual; linguagens. |
title_short |
Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais |
title_full |
Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais |
title_fullStr |
Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais |
title_full_unstemmed |
Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais |
title_sort |
Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais |
author |
Seal, Ana Gabriela de Souza |
author_facet |
Seal, Ana Gabriela de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPQ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seal, Ana Gabriela de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Textual; Gêneros Textuais; Aquisição da Linguagem Livros didáticos; variedade textual; linguagens. |
topic |
Linguística Textual; Gêneros Textuais; Aquisição da Linguagem Livros didáticos; variedade textual; linguagens. |
description |
Buscamos investigar, no tocante ao ensino de História, quais gêneros textuais foram inseridos em duas coleções de livros didáticos, com o propósito de entendermos quais esferas sociais foram priorizadas. Orientamo-nos pela proposta de agrupamento dos gêneros textuais a partir de cinco ordens: narrar, relatar, descrever ações, expor e argumentar. Percebemos um esforço da coleção em atender ao Programa Nacional do Livro Didático e à Proposta Curricular Nacional, ambas de História, no que concerne à variedade textual e à multimodalidade de gêneros. No entanto, a quantidade dos demais gêneros frente aos textos didáticos, legendas e àqueles referentes às propostas de atividades foram ínfimos. Consideramos indispensável discutir mais profundamente sobre a importância da diversidade textual nos livros de História e sobre os papéis que desempenham para o ensino de capacidades fundamentais à construção dos conhecimentos nessa área do saber. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa em Livros Didáticos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850 10.22168/2237-6321.7.7.2.490-516 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.7.7.2.490-516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850/446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516 Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516 Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516 Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516 Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730121859072 |