Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seal, Ana Gabriela de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850
Resumo: Buscamos investigar, no tocante ao ensino de História, quais gêneros textuais foram inseridos em duas coleções de livros didáticos, com o propósito de entendermos quais esferas sociais foram priorizadas. Orientamo-nos pela proposta de agrupamento dos gêneros textuais a partir de cinco ordens: narrar, relatar, descrever ações, expor e argumentar. Percebemos um esforço da coleção em atender ao Programa Nacional do Livro Didático e à Proposta Curricular Nacional, ambas de História, no que concerne à variedade textual e à multimodalidade de gêneros. No entanto, a quantidade dos demais gêneros frente aos textos didáticos, legendas e àqueles referentes às propostas de atividades foram ínfimos. Consideramos indispensável discutir mais profundamente sobre a importância da diversidade textual nos livros de História e sobre os papéis que desempenham para o ensino de capacidades fundamentais à construção dos conhecimentos nessa área do saber.
id UFC-9_ae16d1232d9425f5cf3996fe534c8d7e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/850
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbaisLinguística Textual; Gêneros Textuais; Aquisição da LinguagemLivros didáticos; variedade textual; linguagens.Buscamos investigar, no tocante ao ensino de História, quais gêneros textuais foram inseridos em duas coleções de livros didáticos, com o propósito de entendermos quais esferas sociais foram priorizadas. Orientamo-nos pela proposta de agrupamento dos gêneros textuais a partir de cinco ordens: narrar, relatar, descrever ações, expor e argumentar. Percebemos um esforço da coleção em atender ao Programa Nacional do Livro Didático e à Proposta Curricular Nacional, ambas de História, no que concerne à variedade textual e à multimodalidade de gêneros. No entanto, a quantidade dos demais gêneros frente aos textos didáticos, legendas e àqueles referentes às propostas de atividades foram ínfimos. Consideramos indispensável discutir mais profundamente sobre a importância da diversidade textual nos livros de História e sobre os papéis que desempenham para o ensino de capacidades fundamentais à construção dos conhecimentos nessa área do saber.Universidade Federal do CearáCNPQSeal, Ana Gabriela de Souza2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa em Livros Didáticosapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/85010.22168/2237-6321.7.7.2.490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-5162237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850/446Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-03T05:10:11Zoai:ojs.localhost:article/850Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2018-01-03T05:10:11Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
title Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
spellingShingle Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
Seal, Ana Gabriela de Souza
Linguística Textual; Gêneros Textuais; Aquisição da Linguagem
Livros didáticos; variedade textual; linguagens.
title_short Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
title_full Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
title_fullStr Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
title_full_unstemmed Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
title_sort Gêneros textuais em livros didáticos de história: enfoque na diversidade de textos verbais
author Seal, Ana Gabriela de Souza
author_facet Seal, Ana Gabriela de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Seal, Ana Gabriela de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Textual; Gêneros Textuais; Aquisição da Linguagem
Livros didáticos; variedade textual; linguagens.
topic Linguística Textual; Gêneros Textuais; Aquisição da Linguagem
Livros didáticos; variedade textual; linguagens.
description Buscamos investigar, no tocante ao ensino de História, quais gêneros textuais foram inseridos em duas coleções de livros didáticos, com o propósito de entendermos quais esferas sociais foram priorizadas. Orientamo-nos pela proposta de agrupamento dos gêneros textuais a partir de cinco ordens: narrar, relatar, descrever ações, expor e argumentar. Percebemos um esforço da coleção em atender ao Programa Nacional do Livro Didático e à Proposta Curricular Nacional, ambas de História, no que concerne à variedade textual e à multimodalidade de gêneros. No entanto, a quantidade dos demais gêneros frente aos textos didáticos, legendas e àqueles referentes às propostas de atividades foram ínfimos. Consideramos indispensável discutir mais profundamente sobre a importância da diversidade textual nos livros de História e sobre os papéis que desempenham para o ensino de capacidades fundamentais à construção dos conhecimentos nessa área do saber.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa em Livros Didáticos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850
10.22168/2237-6321.7.7.2.490-516
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.7.7.2.490-516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/850/446
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516
Entrepalavras; v. 7, n. 2 (7); 490-516
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730121859072