A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228 |
Resumo: | O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo em vista o grande número de educadores e alunos que têm aderido à sua utilização, é tido como revolucionário. Atividades telecolaborativas, possibilitadas pela utilização das TICs, permitem, mediante o contato entre pessoas de diferentes países e culturas, a prática do inglês. Este artigo tem como objetivo discutir o potencial da telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural nas aulas de inglês do Instituto Federal Catarinense (IFC). Este estudo conta com o aporte teórico de pesquisadores como O’Dowd (2006, 2013), Telles (2015), Byram (2016), Sequeira (2018), entre outros. Os resultados apontam que a telecolaboração, dada a sua natureza dialógica (O’DOWD, 2003; THORNE, 2006; BELZ, 2007; HELM, 2016), propicia a discussão em inglês de vários assuntos entre estudantes de diferentes referenciais culturais. Diante disso, sugerimos que as atividades telecolaborativas estão a serviço dos professores, que podem mediar o encontro entre estudantes, línguas e culturas, integrando na sua ação pedagógica práticas e contatos mais significativos. |
id |
UFC-9_ddab199d71e53e9cb305b2f79e5b06e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2228 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal CatarinenseTelecolaboração. Diálogo intercultural. Ensino e aprendizagem de inglês.O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo em vista o grande número de educadores e alunos que têm aderido à sua utilização, é tido como revolucionário. Atividades telecolaborativas, possibilitadas pela utilização das TICs, permitem, mediante o contato entre pessoas de diferentes países e culturas, a prática do inglês. Este artigo tem como objetivo discutir o potencial da telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural nas aulas de inglês do Instituto Federal Catarinense (IFC). Este estudo conta com o aporte teórico de pesquisadores como O’Dowd (2006, 2013), Telles (2015), Byram (2016), Sequeira (2018), entre outros. Os resultados apontam que a telecolaboração, dada a sua natureza dialógica (O’DOWD, 2003; THORNE, 2006; BELZ, 2007; HELM, 2016), propicia a discussão em inglês de vários assuntos entre estudantes de diferentes referenciais culturais. Diante disso, sugerimos que as atividades telecolaborativas estão a serviço dos professores, que podem mediar o encontro entre estudantes, línguas e culturas, integrando na sua ação pedagógica práticas e contatos mais significativos.Universidade Federal do CearáSchaefer, RodrigoHeemann, Christiane2022-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/222810.22168/2237-6321-32228Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-1872237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228/870Direitos autorais 2022 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-22T10:41:04Zoai:ojs.localhost:article/2228Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2022-03-22T10:41:04Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense |
title |
A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense |
spellingShingle |
A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense Schaefer, Rodrigo Telecolaboração. Diálogo intercultural. Ensino e aprendizagem de inglês. |
title_short |
A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense |
title_full |
A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense |
title_fullStr |
A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense |
title_full_unstemmed |
A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense |
title_sort |
A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense |
author |
Schaefer, Rodrigo |
author_facet |
Schaefer, Rodrigo Heemann, Christiane |
author_role |
author |
author2 |
Heemann, Christiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaefer, Rodrigo Heemann, Christiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telecolaboração. Diálogo intercultural. Ensino e aprendizagem de inglês. |
topic |
Telecolaboração. Diálogo intercultural. Ensino e aprendizagem de inglês. |
description |
O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo em vista o grande número de educadores e alunos que têm aderido à sua utilização, é tido como revolucionário. Atividades telecolaborativas, possibilitadas pela utilização das TICs, permitem, mediante o contato entre pessoas de diferentes países e culturas, a prática do inglês. Este artigo tem como objetivo discutir o potencial da telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural nas aulas de inglês do Instituto Federal Catarinense (IFC). Este estudo conta com o aporte teórico de pesquisadores como O’Dowd (2006, 2013), Telles (2015), Byram (2016), Sequeira (2018), entre outros. Os resultados apontam que a telecolaboração, dada a sua natureza dialógica (O’DOWD, 2003; THORNE, 2006; BELZ, 2007; HELM, 2016), propicia a discussão em inglês de vários assuntos entre estudantes de diferentes referenciais culturais. Diante disso, sugerimos que as atividades telecolaborativas estão a serviço dos professores, que podem mediar o encontro entre estudantes, línguas e culturas, integrando na sua ação pedagógica práticas e contatos mais significativos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228 10.22168/2237-6321-32228 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-32228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228/870 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187 Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187 Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187 Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187 Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730052653056 |