A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schaefer, Rodrigo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Heemann, Christiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228
Resumo: O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo em vista o grande número de educadores e alunos que têm aderido à sua utilização, é tido como revolucionário. Atividades telecolaborativas, possibilitadas pela utilização das TICs, permitem, mediante o contato entre pessoas de diferentes países e culturas, a prática do inglês. Este artigo tem como objetivo discutir o potencial da telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural nas aulas de inglês do Instituto Federal Catarinense (IFC). Este estudo conta com o aporte teórico de pesquisadores como O’Dowd (2006, 2013), Telles (2015), Byram (2016), Sequeira (2018), entre outros. Os resultados apontam que a telecolaboração, dada a sua natureza dialógica (O’DOWD, 2003; THORNE, 2006; BELZ, 2007; HELM, 2016), propicia a discussão em inglês de vários assuntos entre estudantes de diferentes referenciais culturais. Diante disso, sugerimos que as atividades telecolaborativas estão a serviço dos professores, que podem mediar o encontro entre estudantes, línguas e culturas, integrando na sua ação pedagógica práticas e contatos mais significativos.
id UFC-9_ddab199d71e53e9cb305b2f79e5b06e5
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2228
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal CatarinenseTelecolaboração. Diálogo intercultural. Ensino e aprendizagem de inglês.O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo em vista o grande número de educadores e alunos que têm aderido à sua utilização, é tido como revolucionário. Atividades telecolaborativas, possibilitadas pela utilização das TICs, permitem, mediante o contato entre pessoas de diferentes países e culturas, a prática do inglês. Este artigo tem como objetivo discutir o potencial da telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural nas aulas de inglês do Instituto Federal Catarinense (IFC). Este estudo conta com o aporte teórico de pesquisadores como O’Dowd (2006, 2013), Telles (2015), Byram (2016), Sequeira (2018), entre outros. Os resultados apontam que a telecolaboração, dada a sua natureza dialógica (O’DOWD, 2003; THORNE, 2006; BELZ, 2007; HELM, 2016), propicia a discussão em inglês de vários assuntos entre estudantes de diferentes referenciais culturais. Diante disso, sugerimos que as atividades telecolaborativas estão a serviço dos professores, que podem mediar o encontro entre estudantes, línguas e culturas, integrando na sua ação pedagógica práticas e contatos mais significativos.Universidade Federal do CearáSchaefer, RodrigoHeemann, Christiane2022-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/222810.22168/2237-6321-32228Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-1872237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228/870Direitos autorais 2022 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-22T10:41:04Zoai:ojs.localhost:article/2228Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2022-03-22T10:41:04Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
title A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
spellingShingle A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
Schaefer, Rodrigo
Telecolaboração. Diálogo intercultural. Ensino e aprendizagem de inglês.
title_short A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
title_full A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
title_fullStr A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
title_full_unstemmed A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
title_sort A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
author Schaefer, Rodrigo
author_facet Schaefer, Rodrigo
Heemann, Christiane
author_role author
author2 Heemann, Christiane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schaefer, Rodrigo
Heemann, Christiane
dc.subject.por.fl_str_mv Telecolaboração. Diálogo intercultural. Ensino e aprendizagem de inglês.
topic Telecolaboração. Diálogo intercultural. Ensino e aprendizagem de inglês.
description O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo em vista o grande número de educadores e alunos que têm aderido à sua utilização, é tido como revolucionário. Atividades telecolaborativas, possibilitadas pela utilização das TICs, permitem, mediante o contato entre pessoas de diferentes países e culturas, a prática do inglês. Este artigo tem como objetivo discutir o potencial da telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural nas aulas de inglês do Instituto Federal Catarinense (IFC). Este estudo conta com o aporte teórico de pesquisadores como O’Dowd (2006, 2013), Telles (2015), Byram (2016), Sequeira (2018), entre outros. Os resultados apontam que a telecolaboração, dada a sua natureza dialógica (O’DOWD, 2003; THORNE, 2006; BELZ, 2007; HELM, 2016), propicia a discussão em inglês de vários assuntos entre estudantes de diferentes referenciais culturais. Diante disso, sugerimos que as atividades telecolaborativas estão a serviço dos professores, que podem mediar o encontro entre estudantes, línguas e culturas, integrando na sua ação pedagógica práticas e contatos mais significativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228
10.22168/2237-6321-32228
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-32228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2228/870
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187
Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187
Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187
Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187
Entrepalavras; v. 11, n. 3 (11): Linguagem e Tecnologia; 170-187
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730052653056