A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Fábio Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958
Resumo: O Teletandem (TELLES, 2009a) apresenta-se como um contexto telecolaborativo de ensino-aprendizagem de línguas que promove trocas interculturais, contribuindo na formação de professores interculturalistas (MENDES; 2004; SERRANI, 2005; OLIVEIRA, 2014; SILVA, 2020). Desse modo, neste artigo, verificamos a presença dos aspectos interculturais nas sessões de Teletandem Institucional Integrado realizado entre estudantes brasileiras e estudantes argentinos, refletindo acerca das contribuições das interações no Teletandem na formação de futuras professoras de espanhol enquanto interculturalistas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986), realizada com três licenciandas de Letras – Espanhol, matriculadas no Componente Curricular eletivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultural via Teletandem”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os dados revelam que as interações telecolaborativas no Teletandem promoveram momentos de trocas interculturais e, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência crítica e atitudes em prol à interculturalidade. Esse aspecto, de fundamental importância, contribuiu na formação de professoras interculturalistas de língua espanhola.
id UFCG-2_ed87c9df6cdabcf8e30350d3981706f9
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/958
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1Professor Interculturalista de língua espanholaInterculturalidadeFormação docenteTelecolaboraçãoTeletandemO Teletandem (TELLES, 2009a) apresenta-se como um contexto telecolaborativo de ensino-aprendizagem de línguas que promove trocas interculturais, contribuindo na formação de professores interculturalistas (MENDES; 2004; SERRANI, 2005; OLIVEIRA, 2014; SILVA, 2020). Desse modo, neste artigo, verificamos a presença dos aspectos interculturais nas sessões de Teletandem Institucional Integrado realizado entre estudantes brasileiras e estudantes argentinos, refletindo acerca das contribuições das interações no Teletandem na formação de futuras professoras de espanhol enquanto interculturalistas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986), realizada com três licenciandas de Letras – Espanhol, matriculadas no Componente Curricular eletivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultural via Teletandem”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os dados revelam que as interações telecolaborativas no Teletandem promoveram momentos de trocas interculturais e, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência crítica e atitudes em prol à interculturalidade. Esse aspecto, de fundamental importância, contribuiu na formação de professoras interculturalistas de língua espanhola.Editora Universitaria da UFCG2022-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/95810.5281/zenodo.8221549Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160Revista Letras Raras; Vol. 11 No 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160Revista Letras Raras; v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-1602317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958/835© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rickison Cristiano de AraújoSouza, Fábio Marques de 2023-08-09T12:41:03Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/958Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-08-09T12:41:03Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
spellingShingle A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Professor Interculturalista de língua espanhola
Interculturalidade
Formação docente
Telecolaboração
Teletandem
title_short A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title_full A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title_fullStr A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title_full_unstemmed A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title_sort A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
author Silva, Rickison Cristiano de Araújo
author_facet Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Souza, Fábio Marques de
author_role author
author2 Souza, Fábio Marques de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Souza, Fábio Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Professor Interculturalista de língua espanhola
Interculturalidade
Formação docente
Telecolaboração
Teletandem
topic Professor Interculturalista de língua espanhola
Interculturalidade
Formação docente
Telecolaboração
Teletandem
description O Teletandem (TELLES, 2009a) apresenta-se como um contexto telecolaborativo de ensino-aprendizagem de línguas que promove trocas interculturais, contribuindo na formação de professores interculturalistas (MENDES; 2004; SERRANI, 2005; OLIVEIRA, 2014; SILVA, 2020). Desse modo, neste artigo, verificamos a presença dos aspectos interculturais nas sessões de Teletandem Institucional Integrado realizado entre estudantes brasileiras e estudantes argentinos, refletindo acerca das contribuições das interações no Teletandem na formação de futuras professoras de espanhol enquanto interculturalistas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986), realizada com três licenciandas de Letras – Espanhol, matriculadas no Componente Curricular eletivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultural via Teletandem”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os dados revelam que as interações telecolaborativas no Teletandem promoveram momentos de trocas interculturais e, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência crítica e atitudes em prol à interculturalidade. Esse aspecto, de fundamental importância, contribuiu na formação de professoras interculturalistas de língua espanhola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958
10.5281/zenodo.8221549
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8221549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958/835
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160
Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160
Revista Letras Raras; Vol. 11 No 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160
Revista Letras Raras; v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319782110003200