A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Fábio Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
DOI: 10.5281/zenodo.8221549
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958
Resumo: O Teletandem (TELLES, 2009a) apresenta-se como um contexto telecolaborativo de ensino-aprendizagem de línguas que promove trocas interculturais, contribuindo na formação de professores interculturalistas (MENDES; 2004; SERRANI, 2005; OLIVEIRA, 2014; SILVA, 2020). Desse modo, neste artigo, verificamos a presença dos aspectos interculturais nas sessões de Teletandem Institucional Integrado realizado entre estudantes brasileiras e estudantes argentinos, refletindo acerca das contribuições das interações no Teletandem na formação de futuras professoras de espanhol enquanto interculturalistas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986), realizada com três licenciandas de Letras – Espanhol, matriculadas no Componente Curricular eletivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultural via Teletandem”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os dados revelam que as interações telecolaborativas no Teletandem promoveram momentos de trocas interculturais e, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência crítica e atitudes em prol à interculturalidade. Esse aspecto, de fundamental importância, contribuiu na formação de professoras interculturalistas de língua espanhola.
id UFCG-2_ed87c9df6cdabcf8e30350d3981706f9
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/958
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
spelling A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1Professor Interculturalista de língua espanholaInterculturalidadeFormação docenteTelecolaboraçãoTeletandemO Teletandem (TELLES, 2009a) apresenta-se como um contexto telecolaborativo de ensino-aprendizagem de línguas que promove trocas interculturais, contribuindo na formação de professores interculturalistas (MENDES; 2004; SERRANI, 2005; OLIVEIRA, 2014; SILVA, 2020). Desse modo, neste artigo, verificamos a presença dos aspectos interculturais nas sessões de Teletandem Institucional Integrado realizado entre estudantes brasileiras e estudantes argentinos, refletindo acerca das contribuições das interações no Teletandem na formação de futuras professoras de espanhol enquanto interculturalistas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986), realizada com três licenciandas de Letras – Espanhol, matriculadas no Componente Curricular eletivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultural via Teletandem”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os dados revelam que as interações telecolaborativas no Teletandem promoveram momentos de trocas interculturais e, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência crítica e atitudes em prol à interculturalidade. Esse aspecto, de fundamental importância, contribuiu na formação de professoras interculturalistas de língua espanhola.Editora Universitaria da UFCG2022-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/95810.5281/zenodo.8221549Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160Revista Letras Raras; Vol. 11 No 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160Revista Letras Raras; v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-1602317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958/835© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rickison Cristiano de AraújoSouza, Fábio Marques de 2023-08-09T12:41:03Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/958Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-08-09T12:41:03Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
spellingShingle A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Professor Interculturalista de língua espanhola
Interculturalidade
Formação docente
Telecolaboração
Teletandem
Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Professor Interculturalista de língua espanhola
Interculturalidade
Formação docente
Telecolaboração
Teletandem
title_short A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title_full A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title_fullStr A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title_full_unstemmed A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
title_sort A formação do professor interculturalista de língua espanhola mediada pelo Teletandem1
author Silva, Rickison Cristiano de Araújo
author_facet Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Souza, Fábio Marques de
Souza, Fábio Marques de
author_role author
author2 Souza, Fábio Marques de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rickison Cristiano de Araújo
Souza, Fábio Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Professor Interculturalista de língua espanhola
Interculturalidade
Formação docente
Telecolaboração
Teletandem
topic Professor Interculturalista de língua espanhola
Interculturalidade
Formação docente
Telecolaboração
Teletandem
description O Teletandem (TELLES, 2009a) apresenta-se como um contexto telecolaborativo de ensino-aprendizagem de línguas que promove trocas interculturais, contribuindo na formação de professores interculturalistas (MENDES; 2004; SERRANI, 2005; OLIVEIRA, 2014; SILVA, 2020). Desse modo, neste artigo, verificamos a presença dos aspectos interculturais nas sessões de Teletandem Institucional Integrado realizado entre estudantes brasileiras e estudantes argentinos, refletindo acerca das contribuições das interações no Teletandem na formação de futuras professoras de espanhol enquanto interculturalistas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986), realizada com três licenciandas de Letras – Espanhol, matriculadas no Componente Curricular eletivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultural via Teletandem”, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os dados revelam que as interações telecolaborativas no Teletandem promoveram momentos de trocas interculturais e, consequentemente, o desenvolvimento de uma consciência crítica e atitudes em prol à interculturalidade. Esse aspecto, de fundamental importância, contribuiu na formação de professoras interculturalistas de língua espanhola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958
10.5281/zenodo.8221549
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8221549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/958/835
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160
Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160
Revista Letras Raras; Vol. 11 No 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160
Revista Letras Raras; v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 139-160
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1822182705308106752
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5281/zenodo.8221549