Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/130
Resumo: O Projeto de leitura Livro Aberto, criado em abril de 2008, é uma iniciativa do professor de Língua Portuguesa João José Lopes, da Escola Estadual Imaculada Conceição, Porto Firme (MG). É resultado de sua inquietação com a deficiência na leitura, interpretação e produção escrita de textos dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Tem como proposta estabelecer uma “ponte” entre oralidade e escrita, visando aprimorar a fluência e a tessitura de textos de diferentes gêneros. Apresenta a leitura como instrumento para a compreensão dos vários discursos que a envolvem, voltada para a formação de leitores e produtores de textos, numa perspectiva crítica e construtiva. Tem como alvo o alunado da escola em todo o período do ano letivo e seu princípio pedagógico processa-se por meio da leitura, compreensão e produção de textos diversos. Sua execução não se restringe apenas às salas de aula - é uma proposta que busca parcerias de outros professores dessa disciplina ou de disciplinas diferentes, como também a participação de bibliotecários, contadores de histórias e voluntários da comunidade escolar.
id UFC-9_e3c4c97f7e639ae61b998f018d6c3ed5
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/130
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagemLinguística Textual; Aquisição da Linguagem; Oralidade e Letramento; Leitura, Compreensão e Escrita de TextosProjeto de leitura - Interpretação de texto - Produção de texto O Projeto de leitura Livro Aberto, criado em abril de 2008, é uma iniciativa do professor de Língua Portuguesa João José Lopes, da Escola Estadual Imaculada Conceição, Porto Firme (MG). É resultado de sua inquietação com a deficiência na leitura, interpretação e produção escrita de textos dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Tem como proposta estabelecer uma “ponte” entre oralidade e escrita, visando aprimorar a fluência e a tessitura de textos de diferentes gêneros. Apresenta a leitura como instrumento para a compreensão dos vários discursos que a envolvem, voltada para a formação de leitores e produtores de textos, numa perspectiva crítica e construtiva. Tem como alvo o alunado da escola em todo o período do ano letivo e seu princípio pedagógico processa-se por meio da leitura, compreensão e produção de textos diversos. Sua execução não se restringe apenas às salas de aula - é uma proposta que busca parcerias de outros professores dessa disciplina ou de disciplinas diferentes, como também a participação de bibliotecários, contadores de histórias e voluntários da comunidade escolar.Universidade Federal do CearáLopes, João José2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAplicação em Aulas Práticas; Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/13010.22168/2237-6321.3.3.1.358-366Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-366Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-366Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-366Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-366Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-3662237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/130/184info:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-01T02:39:31Zoai:ojs.localhost:article/130Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2013-06-01T02:39:31Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem
title Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem
spellingShingle Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem
Lopes, João José
Linguística Textual; Aquisição da Linguagem; Oralidade e Letramento; Leitura, Compreensão e Escrita de Textos
Projeto de leitura - Interpretação de texto - Produção de texto
title_short Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem
title_full Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem
title_fullStr Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem
title_full_unstemmed Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem
title_sort Oficina de leitura: uma alternativa prática no domínio da linguagem
author Lopes, João José
author_facet Lopes, João José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João José
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Textual; Aquisição da Linguagem; Oralidade e Letramento; Leitura, Compreensão e Escrita de Textos
Projeto de leitura - Interpretação de texto - Produção de texto
topic Linguística Textual; Aquisição da Linguagem; Oralidade e Letramento; Leitura, Compreensão e Escrita de Textos
Projeto de leitura - Interpretação de texto - Produção de texto
description O Projeto de leitura Livro Aberto, criado em abril de 2008, é uma iniciativa do professor de Língua Portuguesa João José Lopes, da Escola Estadual Imaculada Conceição, Porto Firme (MG). É resultado de sua inquietação com a deficiência na leitura, interpretação e produção escrita de textos dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Tem como proposta estabelecer uma “ponte” entre oralidade e escrita, visando aprimorar a fluência e a tessitura de textos de diferentes gêneros. Apresenta a leitura como instrumento para a compreensão dos vários discursos que a envolvem, voltada para a formação de leitores e produtores de textos, numa perspectiva crítica e construtiva. Tem como alvo o alunado da escola em todo o período do ano letivo e seu princípio pedagógico processa-se por meio da leitura, compreensão e produção de textos diversos. Sua execução não se restringe apenas às salas de aula - é uma proposta que busca parcerias de outros professores dessa disciplina ou de disciplinas diferentes, como também a participação de bibliotecários, contadores de histórias e voluntários da comunidade escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Aplicação em Aulas Práticas; Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/130
10.22168/2237-6321.3.3.1.358-366
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/130
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.3.3.1.358-366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/130/184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-366
Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-366
Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-366
Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-366
Entrepalavras; v. 3, n. 1 (3): Entrepalavras; 358-366
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730042167296