Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121 |
Resumo: | Sob a perspectiva da Lexicografia Pedagógica (WELKER, 2008; PONTES, 2009; DURAN, 2008), os dicionários devem ser produzidos conforme as necessidades de aprendizagem do público para o qual se destinam. Além disso, tendo em mente as ideias da Multimodalidade (KRESS, 2015; JEWITT, 2014), compreendemos que vários modos semióticos podem se organizar entre si para compor uma unidade maior de significado, assim, observamos serem os verbetes ilustrados de dicionários infantis possíveis exemplos de tais unidades maiores. O presente estudo objetiva analisar verbetes ilustrados, com base nas metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para tanto, selecionamos como objeto de estudo a obra Aurelinho: Dicionário Infantil Ilustrado da Língua Portuguesa (2008), do qual selecionamos 22 verbetes ilustrados da seção da letra C que se referiam ao reino animal. Os verbetes foram categorizados em três grupos distintos, conforme suas características composicionais relacionadas ao enquadramento e à modalidade. As análises apontaram para certo padrão nas estruturas composicional e representacional dos verbetes, bem como apontaram para uma coerência entre os modos verbal e visual. Contudo, percebemos serem exceções ao padrão os verbetes “cachorro”, “coruja” e “cavalo”. A partir deste trabalho, compreendemos a relevância da Multimodalidade para a Lexicografia Pedagógica, no que tange ao processo de construção de significados. Dessa forma, acreditamos serem promissores estudos futuros que abordem novamente essas questões. |
id |
UFC-9_ee913570e12919dc34c6ce3f17b892de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2121 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesaLexicografia Pedagógica. Multimodalidade. Verbete ilustrado.Sob a perspectiva da Lexicografia Pedagógica (WELKER, 2008; PONTES, 2009; DURAN, 2008), os dicionários devem ser produzidos conforme as necessidades de aprendizagem do público para o qual se destinam. Além disso, tendo em mente as ideias da Multimodalidade (KRESS, 2015; JEWITT, 2014), compreendemos que vários modos semióticos podem se organizar entre si para compor uma unidade maior de significado, assim, observamos serem os verbetes ilustrados de dicionários infantis possíveis exemplos de tais unidades maiores. O presente estudo objetiva analisar verbetes ilustrados, com base nas metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para tanto, selecionamos como objeto de estudo a obra Aurelinho: Dicionário Infantil Ilustrado da Língua Portuguesa (2008), do qual selecionamos 22 verbetes ilustrados da seção da letra C que se referiam ao reino animal. Os verbetes foram categorizados em três grupos distintos, conforme suas características composicionais relacionadas ao enquadramento e à modalidade. As análises apontaram para certo padrão nas estruturas composicional e representacional dos verbetes, bem como apontaram para uma coerência entre os modos verbal e visual. Contudo, percebemos serem exceções ao padrão os verbetes “cachorro”, “coruja” e “cavalo”. A partir deste trabalho, compreendemos a relevância da Multimodalidade para a Lexicografia Pedagógica, no que tange ao processo de construção de significados. Dessa forma, acreditamos serem promissores estudos futuros que abordem novamente essas questões.Universidade Federal do CearáMoreira, Aryanne Christine OliveiraCoriolano, Raoni Reinaldo2021-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/212110.22168/2237-6321-10esp2121Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-2782237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121/807Direitos autorais 2021 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-22T10:38:56Zoai:ojs.localhost:article/2121Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2022-03-22T10:38:56Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa |
title |
Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa |
spellingShingle |
Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa Moreira, Aryanne Christine Oliveira Lexicografia Pedagógica. Multimodalidade. Verbete ilustrado. |
title_short |
Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa |
title_full |
Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa |
title_fullStr |
Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa |
title_sort |
Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa |
author |
Moreira, Aryanne Christine Oliveira |
author_facet |
Moreira, Aryanne Christine Oliveira Coriolano, Raoni Reinaldo |
author_role |
author |
author2 |
Coriolano, Raoni Reinaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Aryanne Christine Oliveira Coriolano, Raoni Reinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lexicografia Pedagógica. Multimodalidade. Verbete ilustrado. |
topic |
Lexicografia Pedagógica. Multimodalidade. Verbete ilustrado. |
description |
Sob a perspectiva da Lexicografia Pedagógica (WELKER, 2008; PONTES, 2009; DURAN, 2008), os dicionários devem ser produzidos conforme as necessidades de aprendizagem do público para o qual se destinam. Além disso, tendo em mente as ideias da Multimodalidade (KRESS, 2015; JEWITT, 2014), compreendemos que vários modos semióticos podem se organizar entre si para compor uma unidade maior de significado, assim, observamos serem os verbetes ilustrados de dicionários infantis possíveis exemplos de tais unidades maiores. O presente estudo objetiva analisar verbetes ilustrados, com base nas metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para tanto, selecionamos como objeto de estudo a obra Aurelinho: Dicionário Infantil Ilustrado da Língua Portuguesa (2008), do qual selecionamos 22 verbetes ilustrados da seção da letra C que se referiam ao reino animal. Os verbetes foram categorizados em três grupos distintos, conforme suas características composicionais relacionadas ao enquadramento e à modalidade. As análises apontaram para certo padrão nas estruturas composicional e representacional dos verbetes, bem como apontaram para uma coerência entre os modos verbal e visual. Contudo, percebemos serem exceções ao padrão os verbetes “cachorro”, “coruja” e “cavalo”. A partir deste trabalho, compreendemos a relevância da Multimodalidade para a Lexicografia Pedagógica, no que tange ao processo de construção de significados. Dessa forma, acreditamos serem promissores estudos futuros que abordem novamente essas questões. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121 10.22168/2237-6321-10esp2121 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-10esp2121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121/807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278 Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278 Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278 Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278 Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730020147200 |