Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Aryanne Christine Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coriolano, Raoni Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121
Resumo: Sob a perspectiva da Lexicografia Pedagógica (WELKER, 2008; PONTES, 2009; DURAN, 2008), os dicionários devem ser produzidos conforme as necessidades de aprendizagem do público para o qual se destinam. Além disso, tendo em mente as ideias da Multimodalidade (KRESS, 2015; JEWITT, 2014), compreendemos que vários modos semióticos podem se organizar entre si para compor uma unidade maior de significado, assim, observamos serem os verbetes ilustrados de dicionários infantis possíveis exemplos de tais unidades maiores. O presente estudo objetiva analisar verbetes ilustrados, com base nas metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para tanto, selecionamos como objeto de estudo a obra Aurelinho: Dicionário Infantil Ilustrado da Língua Portuguesa (2008), do qual selecionamos 22 verbetes ilustrados da seção da letra C que se referiam ao reino animal. Os verbetes foram categorizados em três grupos distintos, conforme suas características composicionais relacionadas ao enquadramento e à modalidade. As análises apontaram para certo padrão nas estruturas composicional e representacional dos verbetes, bem como apontaram para uma coerência entre os modos verbal e visual. Contudo, percebemos serem exceções ao padrão os verbetes “cachorro”, “coruja” e “cavalo”. A partir deste trabalho, compreendemos a relevância da Multimodalidade para a Lexicografia Pedagógica, no que tange ao processo de construção de significados. Dessa forma, acreditamos serem promissores estudos futuros que abordem novamente essas questões.
id UFC-9_ee913570e12919dc34c6ce3f17b892de
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2121
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesaLexicografia Pedagógica. Multimodalidade. Verbete ilustrado.Sob a perspectiva da Lexicografia Pedagógica (WELKER, 2008; PONTES, 2009; DURAN, 2008), os dicionários devem ser produzidos conforme as necessidades de aprendizagem do público para o qual se destinam. Além disso, tendo em mente as ideias da Multimodalidade (KRESS, 2015; JEWITT, 2014), compreendemos que vários modos semióticos podem se organizar entre si para compor uma unidade maior de significado, assim, observamos serem os verbetes ilustrados de dicionários infantis possíveis exemplos de tais unidades maiores. O presente estudo objetiva analisar verbetes ilustrados, com base nas metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para tanto, selecionamos como objeto de estudo a obra Aurelinho: Dicionário Infantil Ilustrado da Língua Portuguesa (2008), do qual selecionamos 22 verbetes ilustrados da seção da letra C que se referiam ao reino animal. Os verbetes foram categorizados em três grupos distintos, conforme suas características composicionais relacionadas ao enquadramento e à modalidade. As análises apontaram para certo padrão nas estruturas composicional e representacional dos verbetes, bem como apontaram para uma coerência entre os modos verbal e visual. Contudo, percebemos serem exceções ao padrão os verbetes “cachorro”, “coruja” e “cavalo”. A partir deste trabalho, compreendemos a relevância da Multimodalidade para a Lexicografia Pedagógica, no que tange ao processo de construção de significados. Dessa forma, acreditamos serem promissores estudos futuros que abordem novamente essas questões.Universidade Federal do CearáMoreira, Aryanne Christine OliveiraCoriolano, Raoni Reinaldo2021-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/212110.22168/2237-6321-10esp2121Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-2782237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121/807Direitos autorais 2021 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-22T10:38:56Zoai:ojs.localhost:article/2121Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2022-03-22T10:38:56Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa
title Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa
spellingShingle Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa
Moreira, Aryanne Christine Oliveira
Lexicografia Pedagógica. Multimodalidade. Verbete ilustrado.
title_short Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa
title_full Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa
title_fullStr Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa
title_full_unstemmed Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa
title_sort Lexicografia pedagógica e multimodalidade: análise de verbetes ilustrados de um dicionário infantil da língua portuguesa
author Moreira, Aryanne Christine Oliveira
author_facet Moreira, Aryanne Christine Oliveira
Coriolano, Raoni Reinaldo
author_role author
author2 Coriolano, Raoni Reinaldo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Aryanne Christine Oliveira
Coriolano, Raoni Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Lexicografia Pedagógica. Multimodalidade. Verbete ilustrado.
topic Lexicografia Pedagógica. Multimodalidade. Verbete ilustrado.
description Sob a perspectiva da Lexicografia Pedagógica (WELKER, 2008; PONTES, 2009; DURAN, 2008), os dicionários devem ser produzidos conforme as necessidades de aprendizagem do público para o qual se destinam. Além disso, tendo em mente as ideias da Multimodalidade (KRESS, 2015; JEWITT, 2014), compreendemos que vários modos semióticos podem se organizar entre si para compor uma unidade maior de significado, assim, observamos serem os verbetes ilustrados de dicionários infantis possíveis exemplos de tais unidades maiores. O presente estudo objetiva analisar verbetes ilustrados, com base nas metafunções da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para tanto, selecionamos como objeto de estudo a obra Aurelinho: Dicionário Infantil Ilustrado da Língua Portuguesa (2008), do qual selecionamos 22 verbetes ilustrados da seção da letra C que se referiam ao reino animal. Os verbetes foram categorizados em três grupos distintos, conforme suas características composicionais relacionadas ao enquadramento e à modalidade. As análises apontaram para certo padrão nas estruturas composicional e representacional dos verbetes, bem como apontaram para uma coerência entre os modos verbal e visual. Contudo, percebemos serem exceções ao padrão os verbetes “cachorro”, “coruja” e “cavalo”. A partir deste trabalho, compreendemos a relevância da Multimodalidade para a Lexicografia Pedagógica, no que tange ao processo de construção de significados. Dessa forma, acreditamos serem promissores estudos futuros que abordem novamente essas questões.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121
10.22168/2237-6321-10esp2121
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-10esp2121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2121/807
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278
Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278
Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278
Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278
Entrepalavras; v. 11, n. 10esp (11): Dicionário, Léxico e Ensino de línguas; 261-278
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730020147200