O verbovisual nos dicionários escolares do tipo 3: as imagens como potencializadoras dos significados dos verbetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Genúbia Cristiane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28574
Resumo: Vivemos na chamada sociedade da informação, em que os textos são permeados de múltiplas linguagens. O visual ganha destaque, as imagens figuram não apenas como acessórios, mas como fontes de conhecimento, permitindo uma compreensão mais eficaz do que é exposto. Tomando como base tal cenário, esta dissertação abordou a multimodalidade nos dicionários escolares do tipo 3, destinados aos últimos anos do ensino fundamental. A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: Como as imagens presentes nos dicionários podem contribuir para potencializar o entendimento das definições dos verbetes ao serem apresentadas aos jovens? Assim, foi traçado o seguinte objetivo geral: Compreender a importância da imagem para a construção dos sentidos em verbetes de dicionários escolares. Para isso, utilizamos como subsídios teóricos e conceituais as contribuições de autores como Pontes (2009, 2010), Pontes e Santiago (2009), Krieger (2012), Bevilacqua, Humblé e Xatara (2011), Santiago (2012, 2015) e Carvalho e Bagno (2011) nos estudos voltados para a Lexicografia Pedagógica e sua relação com o léxico; quanto ao uso do dicionário em sala de aula e nas práticas discursivas, tomamos por base os estudos de Pontes (2009), Krieger (2012) e Xatara, Bevilacqua e Humblé (2011); acerca da Multimodalidade, destacam-se as teorias dos seguintes autores: Almeida (2015), Dionísio (2014), Ribeiro (2016) e Vieira e Silvestre (2015). No que concerne aos aspectos metodológicos, a investigação configurou-se como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005) e objetivou primordialmente aplicar uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) com vistas à leitura e análise das definições de palavras nos dicionários escolares selecionados para o estudo, com ênfase nos aspectos imagéticos das ilustrações dos vocábulos. Esta pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa dos dados. Desse modo, acreditamos que foi dado um passo importante ao relacionar o trabalho com o dicionário escolar ao universo da multimodalidade, proporcionando momentos de leitura e de reflexão acerca dos verbetes ilustrados, pois, em cada atividade realizada, foram elaboradas relações semânticas aplicadas ao universo linguístico e também ao conhecimento de mundo partilhado socialmente. Os resultados demonstraram que a união entre texto escrito e imagem contribui significativamente para a compreensão dos significados dos verbetes. Os alunos, na sua produção final, entenderam a relevância em se aliar o texto à imagem, pois isso garante uma melhor compreensão daquilo que se quer repassar. Evidenciamos, portanto, a importância da utilização dos dicionários em sala de aula de forma constante e contínua, uma vez que são ferramentas indispensáveis no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa, em especial, da leitura e da escrita.
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A pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: Como as imagens presentes nos dicionários podem contribuir para potencializar o entendimento das definições dos verbetes ao serem apresentadas aos jovens? Assim, foi traçado o seguinte objetivo geral: Compreender a importância da imagem para a construção dos sentidos em verbetes de dicionários escolares. Para isso, utilizamos como subsídios teóricos e conceituais as contribuições de autores como Pontes (2009, 2010), Pontes e Santiago (2009), Krieger (2012), Bevilacqua, Humblé e Xatara (2011), Santiago (2012, 2015) e Carvalho e Bagno (2011) nos estudos voltados para a Lexicografia Pedagógica e sua relação com o léxico; quanto ao uso do dicionário em sala de aula e nas práticas discursivas, tomamos por base os estudos de Pontes (2009), Krieger (2012) e Xatara, Bevilacqua e Humblé (2011); acerca da Multimodalidade, destacam-se as teorias dos seguintes autores: Almeida (2015), Dionísio (2014), Ribeiro (2016) e Vieira e Silvestre (2015). No que concerne aos aspectos metodológicos, a investigação configurou-se como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005) e objetivou primordialmente aplicar uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) com vistas à leitura e análise das definições de palavras nos dicionários escolares selecionados para o estudo, com ênfase nos aspectos imagéticos das ilustrações dos vocábulos. Esta pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa dos dados. Desse modo, acreditamos que foi dado um passo importante ao relacionar o trabalho com o dicionário escolar ao universo da multimodalidade, proporcionando momentos de leitura e de reflexão acerca dos verbetes ilustrados, pois, em cada atividade realizada, foram elaboradas relações semânticas aplicadas ao universo linguístico e também ao conhecimento de mundo partilhado socialmente. Os resultados demonstraram que a união entre texto escrito e imagem contribui significativamente para a compreensão dos significados dos verbetes. Os alunos, na sua produção final, entenderam a relevância em se aliar o texto à imagem, pois isso garante uma melhor compreensão daquilo que se quer repassar. Evidenciamos, portanto, a importância da utilização dos dicionários em sala de aula de forma constante e contínua, uma vez que são ferramentas indispensáveis no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa, em especial, da leitura e da escrita.We live in the so-called information society, in which texts are surrounded by multiple languages. The visual aspect is highlighted, the images figures not only as accessories, but also as knowledge sources, allowing a more effective comprehension of what is exposed. Based on this scenario, this dissertation addressed the multimodality in the school dictionaries type 3, directed to the last years of the elementary School. The research intended to answer the following questioning: how the images present in the dictionaries can contribute to potentialize the understanding of entries definitions, when presented to youth? This way, the following general aim was traced: to understand the importance of image to the meaning construction in school dictionaries entries. So that, were used as theoretical and conceptual subsidies the contribution of authors like Pontes (2009, 2010), Pontes & Santiago (2009), Krieger (2012), Bevilacqua, Humblé & Xatara (2011), Santiago (2012, 2015), and Carvalho & Bagno (2011), in the studies focused on the Pedagogic Lexicography and its relation to Lexicon; about the use of dictionary at classroom and the discursive practices, we are based on the studies of Pontes (2009), Krieger (2012) and Xatara, Bevilacqua & Humblé (2011); in the questions relative to the multimodality, are highlighted theories of the authors Almeida (2015), Dionísio (2014), Ribeiro (2016) and Vieira & Silvestre (2015). In relation to the methodological aspects, the investigation is configured as action research (THIOLLENT, 2005) and aimed at first apply a didactic sequence (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) for the reading and analysis of the words definitions on the dictionaries selected to the study, with emphasis to the imagistic aspects of the illustrations of the words. This research was characterized by qualitative approach of data. This way, we believe an important step has been taken relating the work with the school dictionary to the multimodality universe, providing moments of reading and reflection about the entries illustrated, because, in each activity done, were elaborated semantic relations applied to the linguistic universe as well as to the world knowledge that is socially shared. The results demonstrated that the union between written text and image contribute significantly to the understanding of the meaning of entries. The students, in their final production, understood the relevance of combining text and images because this guarantee a better comprehension of what we want to transmit. Therefore, is evidenced the importance of using the dictionaries at classroom steadily and continuously, once they are indispensable tools for the teaching-learning process of Portuguese Language, especially, reading and writing.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLexicografiaMultimodalidadeVerbetesImagensPesquisa-açãoO verbovisual nos dicionários escolares do tipo 3: as imagens como potencializadoras dos significados dos verbetesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVerbovisualdicionariosescolares_Barbosa_2019.pdf.txtVerbovisualdicionariosescolares_Barbosa_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain160784https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28574/2/Verbovisualdicionariosescolares_Barbosa_2019.pdf.txt2c413d35da3d59e939d6c04f4eac1441MD52THUMBNAILVerbovisualdicionariosescolares_Barbosa_2019.pdf.jpgVerbovisualdicionariosescolares_Barbosa_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1374https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28574/3/Verbovisualdicionariosescolares_Barbosa_2019.pdf.jpg3081142b3f0e7bfaaa36c025633bdbacMD53ORIGINALVerbovisualdicionariosescolares_Barbosa_2019.pdfapplication/pdf6135737https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28574/1/Verbovisualdicionariosescolares_Barbosa_2019.pdfb5ca8e9b94a66879896683b4a4a7f04bMD51123456789/285742020-03-22 04:48:11.585oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28574Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:48:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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