Disciplina, corpo e discurso na publicidade de produtos para cabelos cacheados
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1100 |
Resumo: | Neste artigo, analisa-se uma série enunciativa de anúncios publicados em sítios eletrônicos que promovem cabelos cacheados. Busca-se entender como normas de beleza dos cabelos trazem enunciados que remetem a discursos outros, situados nos fios da memória da história do Brasil, país constituído em grande medida por uma população negra que, desde o período da colonização, teve como referência mais forte a beleza branca. Com base nos estudos de Michel Foucault (1999) sobre o poder disciplinar, corpo e discursos (FOUCAULT, 2012), analisa-se, nesses anúncios, a retomada de uma memória sobre os cabelos lisos e não lisos, na atualidade, momento em que são recorrentes discursos que valorizam a diversidade e a multiplicidade étnica. A seleção dos enunciados foi realizada por consulta em um site de busca, a partir da expressão “cabelos cacheados”. Os resultados das análises mostram que nesses enunciados existem regras de disciplinamento sobre o uso dos cabelos cacheados, pautadas em uma memória, ainda muito viva na cultura brasileira, a qual propõe como referência adequada de beleza as formas dos cabelos lisos, principalmente do liso de matriz cultural branca. |
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Disciplina, corpo e discurso na publicidade de produtos para cabelos cacheadosDisciplina. Corpo. Discurso.Neste artigo, analisa-se uma série enunciativa de anúncios publicados em sítios eletrônicos que promovem cabelos cacheados. Busca-se entender como normas de beleza dos cabelos trazem enunciados que remetem a discursos outros, situados nos fios da memória da história do Brasil, país constituído em grande medida por uma população negra que, desde o período da colonização, teve como referência mais forte a beleza branca. Com base nos estudos de Michel Foucault (1999) sobre o poder disciplinar, corpo e discursos (FOUCAULT, 2012), analisa-se, nesses anúncios, a retomada de uma memória sobre os cabelos lisos e não lisos, na atualidade, momento em que são recorrentes discursos que valorizam a diversidade e a multiplicidade étnica. A seleção dos enunciados foi realizada por consulta em um site de busca, a partir da expressão “cabelos cacheados”. Os resultados das análises mostram que nesses enunciados existem regras de disciplinamento sobre o uso dos cabelos cacheados, pautadas em uma memória, ainda muito viva na cultura brasileira, a qual propõe como referência adequada de beleza as formas dos cabelos lisos, principalmente do liso de matriz cultural branca.Universidade Federal do CearáCruz, Mônica da SilvaCAMPOS, Graça Regina Braga2018-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/110010.22168/2237-6321-21100Entrepalavras; v. 8, n. 2 (8); 120-136Entrepalavras; v. 8, n. 2 (8); 120-136Entrepalavras; v. 8, n. 2 (8); 120-136Entrepalavras; v. 8, n. 2 (8); 120-136Entrepalavras; v. 8, n. 2 (8); 120-1362237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1100/506Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T01:10:56Zoai:ojs.localhost:article/1100Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2018-09-02T01:10:56Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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