Crioconservação de sementes de algodão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Maria do S.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cavalcanti Mata,Mário E. R. M., Carvalho,Julita M. F. C., Lopes,Kilson P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662009000300013
Resumo: Neste trabalho se objetivou avaliar a crioconservação de sementes de algodão. Inicialmente se determinou o teor de água limite para a crioconservação (TALC); para esta determinação as sementes foram imersas em nitrogênio líquido durante cinco dias e, após este período, foram descongeladas e submetidas ao teste de germinação e vigor. O delineamento estatístico empregado foi o inteiramente casualizado com arranjo fatorial. Utilizou-se um lote de sementes com teor de água limite previamente determinado para as diferentes cultivares, a partir do qual se procedeu ao seu armazenamento em nitrogênio líquido e no vapor do nitrogênio. O delineamento experimental usado nesta etapa foi o inteiramente casualizado, em parcela subdividida no tempo. Em cada período de armazenamento as sementes foram submetidas a testes de germinação e vigor e de acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que: o TALC, durante 5 dias para a crioconservação das quatro cultivares, considerando-se a germinação dessas cultivares, encontra-se entre 6 e 8% e, quanto ao vigor das sementes, o TALC foi de 6%; sementes das diferentes cultivares podem ser crioconservadas em banco de germoplasma, nas duas temperaturas; a crioconservação aumenta o percentual de germinação e vigor das sementes de algodão, em virtude dessa temperatura promover quebra de dormência pela ação do frio.
id UFCG-1_195d9212a34f91f54e888adcd7ae0fcb
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662009000300013
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Crioconservação de sementes de algodãoGossypium hirsutum L.germoplasmagerminaçãovigorNeste trabalho se objetivou avaliar a crioconservação de sementes de algodão. Inicialmente se determinou o teor de água limite para a crioconservação (TALC); para esta determinação as sementes foram imersas em nitrogênio líquido durante cinco dias e, após este período, foram descongeladas e submetidas ao teste de germinação e vigor. O delineamento estatístico empregado foi o inteiramente casualizado com arranjo fatorial. Utilizou-se um lote de sementes com teor de água limite previamente determinado para as diferentes cultivares, a partir do qual se procedeu ao seu armazenamento em nitrogênio líquido e no vapor do nitrogênio. O delineamento experimental usado nesta etapa foi o inteiramente casualizado, em parcela subdividida no tempo. Em cada período de armazenamento as sementes foram submetidas a testes de germinação e vigor e de acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que: o TALC, durante 5 dias para a crioconservação das quatro cultivares, considerando-se a germinação dessas cultivares, encontra-se entre 6 e 8% e, quanto ao vigor das sementes, o TALC foi de 6%; sementes das diferentes cultivares podem ser crioconservadas em banco de germoplasma, nas duas temperaturas; a crioconservação aumenta o percentual de germinação e vigor das sementes de algodão, em virtude dessa temperatura promover quebra de dormência pela ação do frio.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662009000300013Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.13 n.3 2009reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662009000300013info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Maria do S.Cavalcanti Mata,Mário E. R. M.Carvalho,Julita M. F. C.Lopes,Kilson P.por2009-04-30T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662009000300013Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2009-04-30T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crioconservação de sementes de algodão
title Crioconservação de sementes de algodão
spellingShingle Crioconservação de sementes de algodão
Rocha,Maria do S.
Gossypium hirsutum L.
germoplasma
germinação
vigor
title_short Crioconservação de sementes de algodão
title_full Crioconservação de sementes de algodão
title_fullStr Crioconservação de sementes de algodão
title_full_unstemmed Crioconservação de sementes de algodão
title_sort Crioconservação de sementes de algodão
author Rocha,Maria do S.
author_facet Rocha,Maria do S.
Cavalcanti Mata,Mário E. R. M.
Carvalho,Julita M. F. C.
Lopes,Kilson P.
author_role author
author2 Cavalcanti Mata,Mário E. R. M.
Carvalho,Julita M. F. C.
Lopes,Kilson P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Maria do S.
Cavalcanti Mata,Mário E. R. M.
Carvalho,Julita M. F. C.
Lopes,Kilson P.
dc.subject.por.fl_str_mv Gossypium hirsutum L.
germoplasma
germinação
vigor
topic Gossypium hirsutum L.
germoplasma
germinação
vigor
description Neste trabalho se objetivou avaliar a crioconservação de sementes de algodão. Inicialmente se determinou o teor de água limite para a crioconservação (TALC); para esta determinação as sementes foram imersas em nitrogênio líquido durante cinco dias e, após este período, foram descongeladas e submetidas ao teste de germinação e vigor. O delineamento estatístico empregado foi o inteiramente casualizado com arranjo fatorial. Utilizou-se um lote de sementes com teor de água limite previamente determinado para as diferentes cultivares, a partir do qual se procedeu ao seu armazenamento em nitrogênio líquido e no vapor do nitrogênio. O delineamento experimental usado nesta etapa foi o inteiramente casualizado, em parcela subdividida no tempo. Em cada período de armazenamento as sementes foram submetidas a testes de germinação e vigor e de acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que: o TALC, durante 5 dias para a crioconservação das quatro cultivares, considerando-se a germinação dessas cultivares, encontra-se entre 6 e 8% e, quanto ao vigor das sementes, o TALC foi de 6%; sementes das diferentes cultivares podem ser crioconservadas em banco de germoplasma, nas duas temperaturas; a crioconservação aumenta o percentual de germinação e vigor das sementes de algodão, em virtude dessa temperatura promover quebra de dormência pela ação do frio.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662009000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662009000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662009000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.13 n.3 2009
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297679077834752