Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcaro Junior,Irineu
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Arcaro,Juliana R. P., Pozzi,Cláudia R., Fagundes,Helena, Matarazzo,Soraia V., Oliveira,Claudio A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662003000200028
Resumo: Através do presente trabalho, avaliou-se a eficiência da climatização do ambiente da sala de ordenha (ventilação ou ventilação mais aspersão) sobre a produção e composição do leite (gordura, proteína, lactose) e os níveis plasmáticos de cortisol, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Foram utilizadas 21 vacas em lactação, com produção média de 21 kg d-1 de leite, distribuídas em um delineamento inteiramente casualisado. O período experimental foi de 90 dias, entre os meses de agosto e outubro. Os tratamentos utilizados foram: 1) sala de espera sem climatização - controle (CONTR); 2) sala de espera com ventilação artificial (V) e 3) sala de espera com ventilação artificial mais aspersão (VA). Os dados referentes à produção de leite foram coletados diariamente em cada ordenha e, para análise da composição do leite, coletaram-se amostras semanais. Para a determinação dos hormônios - cortisol, T3 e T4, foram colhidas amostras de sangue, semanalmente, da veia coccídea. Mediante análises dos dados (ANOVA), verificou-se que não houve diferença entre os tratamentos para a produção de leite, que os animais do tratamento V apresentaram maior teor de gordura no leite e, ainda, que os animais do grupo CONTR apresentaram maiores concentrações hormonais de cortisol, T3 e T4, seguida pelo tratamento VA. Por fim, o tratamento VA proporcionou melhores condições de conforto aos animais, porém o tempo de permanência dos animais na sala de ordenha climatizada (30 min) foi, provavelmente, insuficiente para proporcionar aumento na produção de leite.
id UFCG-1_884b27375a452816ba09f93e1fb1f642
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662003000200028
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizadaestresse térmicoclimatizaçãoprodução de leitecortisoltiroxinatriiodotironinaAtravés do presente trabalho, avaliou-se a eficiência da climatização do ambiente da sala de ordenha (ventilação ou ventilação mais aspersão) sobre a produção e composição do leite (gordura, proteína, lactose) e os níveis plasmáticos de cortisol, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Foram utilizadas 21 vacas em lactação, com produção média de 21 kg d-1 de leite, distribuídas em um delineamento inteiramente casualisado. O período experimental foi de 90 dias, entre os meses de agosto e outubro. Os tratamentos utilizados foram: 1) sala de espera sem climatização - controle (CONTR); 2) sala de espera com ventilação artificial (V) e 3) sala de espera com ventilação artificial mais aspersão (VA). Os dados referentes à produção de leite foram coletados diariamente em cada ordenha e, para análise da composição do leite, coletaram-se amostras semanais. Para a determinação dos hormônios - cortisol, T3 e T4, foram colhidas amostras de sangue, semanalmente, da veia coccídea. Mediante análises dos dados (ANOVA), verificou-se que não houve diferença entre os tratamentos para a produção de leite, que os animais do tratamento V apresentaram maior teor de gordura no leite e, ainda, que os animais do grupo CONTR apresentaram maiores concentrações hormonais de cortisol, T3 e T4, seguida pelo tratamento VA. Por fim, o tratamento VA proporcionou melhores condições de conforto aos animais, porém o tempo de permanência dos animais na sala de ordenha climatizada (30 min) foi, provavelmente, insuficiente para proporcionar aumento na produção de leite.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662003000200028Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.7 n.2 2003reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662003000200028info:eu-repo/semantics/openAccessArcaro Junior,IrineuArcaro,Juliana R. P.Pozzi,Cláudia R.Fagundes,HelenaMatarazzo,Soraia V.Oliveira,Claudio A. depor2004-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662003000200028Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2004-08-24T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizada
title Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizada
spellingShingle Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizada
Arcaro Junior,Irineu
estresse térmico
climatização
produção de leite
cortisol
tiroxina
triiodotironina
title_short Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizada
title_full Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizada
title_fullStr Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizada
title_full_unstemmed Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizada
title_sort Teores plasmáticos de hormônios, produção e composição do leite em sala de espera climatizada
author Arcaro Junior,Irineu
author_facet Arcaro Junior,Irineu
Arcaro,Juliana R. P.
Pozzi,Cláudia R.
Fagundes,Helena
Matarazzo,Soraia V.
Oliveira,Claudio A. de
author_role author
author2 Arcaro,Juliana R. P.
Pozzi,Cláudia R.
Fagundes,Helena
Matarazzo,Soraia V.
Oliveira,Claudio A. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcaro Junior,Irineu
Arcaro,Juliana R. P.
Pozzi,Cláudia R.
Fagundes,Helena
Matarazzo,Soraia V.
Oliveira,Claudio A. de
dc.subject.por.fl_str_mv estresse térmico
climatização
produção de leite
cortisol
tiroxina
triiodotironina
topic estresse térmico
climatização
produção de leite
cortisol
tiroxina
triiodotironina
description Através do presente trabalho, avaliou-se a eficiência da climatização do ambiente da sala de ordenha (ventilação ou ventilação mais aspersão) sobre a produção e composição do leite (gordura, proteína, lactose) e os níveis plasmáticos de cortisol, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Foram utilizadas 21 vacas em lactação, com produção média de 21 kg d-1 de leite, distribuídas em um delineamento inteiramente casualisado. O período experimental foi de 90 dias, entre os meses de agosto e outubro. Os tratamentos utilizados foram: 1) sala de espera sem climatização - controle (CONTR); 2) sala de espera com ventilação artificial (V) e 3) sala de espera com ventilação artificial mais aspersão (VA). Os dados referentes à produção de leite foram coletados diariamente em cada ordenha e, para análise da composição do leite, coletaram-se amostras semanais. Para a determinação dos hormônios - cortisol, T3 e T4, foram colhidas amostras de sangue, semanalmente, da veia coccídea. Mediante análises dos dados (ANOVA), verificou-se que não houve diferença entre os tratamentos para a produção de leite, que os animais do tratamento V apresentaram maior teor de gordura no leite e, ainda, que os animais do grupo CONTR apresentaram maiores concentrações hormonais de cortisol, T3 e T4, seguida pelo tratamento VA. Por fim, o tratamento VA proporcionou melhores condições de conforto aos animais, porém o tempo de permanência dos animais na sala de ordenha climatizada (30 min) foi, provavelmente, insuficiente para proporcionar aumento na produção de leite.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662003000200028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662003000200028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662003000200028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.7 n.2 2003
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297675940495360