Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega,Marcilene V. da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Nascimento,José W. B. do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000300018
Resumo: Na avicultura atual, o uso de silos verticais para armazenagem de ração avícola nas fábricas e nas granjas, é fator fundamental, pois garantem produto de qualidade e rapidez no processo de descarga; entretanto, são detectados diversos problemas no armazenamento e no processo de escoamento da ração, devido às falhas no projeto dos silos, tendo em vista serem negligenciadas as propriedades de fluxo dos produtos, como conseqüência do não conhecimento da teoria de fluxo. Objetivou-se, com este trabalho, analisar o tipo de fluxo em silo prismático com descarga excêntrica para dois tipos de ração avícola. Determinaram-se as propriedades físicas (teor de gordura, teor de umidade e granulometria) e as de fluxo (ângulo de atrito interno, efetivo ângulo de atrito interno, ângulo de atrito do produto com a parede, densidade em função da consolidação, função fluxo e fator fluxo). A análise do fluxo foi feita visualmente e através de seqüências fotográficas, variando a seção transversal de descarga, relação altura/lado e tempo de armazenamento. Com os resultados, verificou-se que a tremonha tronco piramidal com descarga excêntrica proporciona fluxo de massa para as rações analisadas.
id UFCG-1_98de931fb093660ebe451b4fac9a309a
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662005000300018
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntricadescargaaviculturaconsolidaçãoNa avicultura atual, o uso de silos verticais para armazenagem de ração avícola nas fábricas e nas granjas, é fator fundamental, pois garantem produto de qualidade e rapidez no processo de descarga; entretanto, são detectados diversos problemas no armazenamento e no processo de escoamento da ração, devido às falhas no projeto dos silos, tendo em vista serem negligenciadas as propriedades de fluxo dos produtos, como conseqüência do não conhecimento da teoria de fluxo. Objetivou-se, com este trabalho, analisar o tipo de fluxo em silo prismático com descarga excêntrica para dois tipos de ração avícola. Determinaram-se as propriedades físicas (teor de gordura, teor de umidade e granulometria) e as de fluxo (ângulo de atrito interno, efetivo ângulo de atrito interno, ângulo de atrito do produto com a parede, densidade em função da consolidação, função fluxo e fator fluxo). A análise do fluxo foi feita visualmente e através de seqüências fotográficas, variando a seção transversal de descarga, relação altura/lado e tempo de armazenamento. Com os resultados, verificou-se que a tremonha tronco piramidal com descarga excêntrica proporciona fluxo de massa para as rações analisadas.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000300018Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.9 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662005000300018info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega,Marcilene V. daNascimento,José W. B. dopor2006-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662005000300018Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2006-01-13T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica
title Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica
spellingShingle Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica
Nóbrega,Marcilene V. da
descarga
avicultura
consolidação
title_short Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica
title_full Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica
title_fullStr Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica
title_full_unstemmed Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica
title_sort Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica
author Nóbrega,Marcilene V. da
author_facet Nóbrega,Marcilene V. da
Nascimento,José W. B. do
author_role author
author2 Nascimento,José W. B. do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega,Marcilene V. da
Nascimento,José W. B. do
dc.subject.por.fl_str_mv descarga
avicultura
consolidação
topic descarga
avicultura
consolidação
description Na avicultura atual, o uso de silos verticais para armazenagem de ração avícola nas fábricas e nas granjas, é fator fundamental, pois garantem produto de qualidade e rapidez no processo de descarga; entretanto, são detectados diversos problemas no armazenamento e no processo de escoamento da ração, devido às falhas no projeto dos silos, tendo em vista serem negligenciadas as propriedades de fluxo dos produtos, como conseqüência do não conhecimento da teoria de fluxo. Objetivou-se, com este trabalho, analisar o tipo de fluxo em silo prismático com descarga excêntrica para dois tipos de ração avícola. Determinaram-se as propriedades físicas (teor de gordura, teor de umidade e granulometria) e as de fluxo (ângulo de atrito interno, efetivo ângulo de atrito interno, ângulo de atrito do produto com a parede, densidade em função da consolidação, função fluxo e fator fluxo). A análise do fluxo foi feita visualmente e através de seqüências fotográficas, variando a seção transversal de descarga, relação altura/lado e tempo de armazenamento. Com os resultados, verificou-se que a tremonha tronco piramidal com descarga excêntrica proporciona fluxo de massa para as rações analisadas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662005000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.9 n.3 2005
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297676690227200