Transporte do amônio em colunas com agregados de um latossolo vermelho distrófico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662000000300010 |
Resumo: | Para descrever o transporte do íon amônio em diferentes classes de agregados de um Latossolo Vermelho distrófico realizou-se um experimento de laboratório cujos tratamentos corresponderam a um fatorial 3 x 5, sendo: três fontes de NH4+ [(NH4)2SO4, NH4Cl e NH4NO3] e cinco classes de agregados (2,0-1,0; 1,0-0,5; 0,5-0,25; 0,25-0,105; e <0,105 mm). A unidade experimental foi constituída de uma coluna de vidro saturada, sob vácuo, com uma solução de CaCl2 0,005 mol L-1. Aplicou-se, a seguir, a solução saturante até percolação constante, seguida de um pulso de sete volumes de poros da respectiva fonte a 0,01 mol L-1 de NH4+ (Co) para cada classe de agregados. Foram coletadas frações correspondentes a 0,3 volume de poros do efluente (p) determinando-se as concentrações de NH4+ (C). Calculou-se a relação C/Co para cada fração p, traçando-se curvas experimentais de eluição. Os maiores valores dos fatores de retardamento ocorreram nos agregados de menor tamanho, indicando maior retenção do amônio; na maioria dos tratamentos ocorreu superposição das curvas obtidas por meio dos modelos teóricos, o que indicou que o transporte do amônio no solo se deu, predominantemente, por dispersão. Os ânions acompanhantes apresentaram efeitos semelhantes sobre a lixiviação do NH4+, nas diferentes classes de agregados. |
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