Um herói em formação: uma leitura de O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donadoni, Marcilene Moreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sales, José Batista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1495
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i0.1194   Nesse cenário angustiante da atual sociedade, formado por conflitos pessoais e interiores, os quais a maior parte dos jovens enfrenta, especialmente os dilemas e medos em relação ao futuro, torna-se relevante discutir a formação do jovem na literatura brasileira, especialmente na de vertente juvenil. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma leitura do romance juvenil O Fazedor de Velhos (2008), de Rodrigo Lacerda. (1969 - ). Assim, para o desenvolvimento do estudo, procurar-se-á analisar os elementos estruturais da narrativa, como a configuração da personagem principal, do tempo, do espaço e do narrador, conforme os postulados teóricos de Genette (1995). Acreditamos que as personagens lacerdianas, os quais ocupam a maior parte do trabalho, se configuram por meio da transição entre a juventude e a maturidade, ou seja, o amadurecer, segundo os estudos de Maas (2000) na esteira de Johann Karl Simon Morgenstern (1770-1852), as personas vivenciam um percurso teoricamente classificado na literatura como bildungsroman, ou simplesmente romance de formação, relevante leitura para os jovens contemporâneos.
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