The decaying word: an author in search of writing in the short story As três toucas brancas, by Breno Accioly
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1212 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1702 Este artigo propõe-se a analisar, por meio de uma leitura comentada que privilegia o exame da estruturação da voz narrativa, o conto As três toucas brancas, que integra o livro de estreia de Breno Accioly (1921-1966), João Urso, lançado em 1944 pela EPASA. Como atestam os fragmentos de rodapés publicados em periódicos e que estampam a quarta capa da primeira edição do livro, essa obra foi bem acolhida pelo meio literário e rendeu ao escritor dois importantes prêmios: o Graça Aranha e o Afonso Arinos. As três toucas brancas tem por narrador Sigismundo, médico de formação cujo desejo sempre foi escrever. Esse narrador-protagonista aflige-se, no momento da enunciação, por um duplo tormento: às dificuldades financeiras que atravessa soma-se uma enorme incapacidade de escrever. É sob o peso dessa angústia que recebe, de um pintor que percorre a cidade, a oferta singular para pintar os seios de sua esposa. Sigismundo, então, vê-se tomado pelo dilema de contar ou não à mulher a proposta que recebera. Homem subterrâneo do Sertão, Sigismundo destaca-se no torturante universo de personagens atormentadas criadas por Breno Accioly, cuja obra, de teor autobiográfico, é pouco conhecida do público leitor atual. This article offers a commented reading of the short story As três toucas brancas, focusing on the analysis of how the narrative voice was structured. This piece constitutes Breno Accioly’s (1921-1966) debut short-story book, João Urso, published by EPASA in 1944. Evidenced by the fragments of footnotes published in journals, also featured on the fourth cover of the first edition of the book, João Urso was acclaimed by the literary community and was responsible for awarding the writer two important prizes: Graça Aranha and Afonso Arinos. As três toucas brancas is told by a firstperson narrator, Sigismundo, a man who, despite having a degree in medicine, has always desired to write. At the moment of enunciation, the narrator is afflicted by a double torment: to the financial problems he has to cope with should be added an enormous inability to write. It is under the weight of this anguish that he receives, from a painter who travels the city, the peculiar offer to paint his wife's breasts. Sigismundo, then, finds himself in the dilemma of telling or not telling his wife the proposal he had received. An underground man from the Brazilian Sertão, Sigismundo stands out in the torturous universe of tormented characters created by Breno Accioly, whose autobiographical work is little known to the current reading public. |
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The decaying word: an author in search of writing in the short story As três toucas brancas, by Breno AcciolyA palavra em declínio: um autor à procura da escrita no conto As três toucas brancas, de Breno AcciolyBreno AcciolyJoão UrsoLiteratura alagoanaBreno AcciolyJoão Ursoliterature of AlagoasDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1702 Este artigo propõe-se a analisar, por meio de uma leitura comentada que privilegia o exame da estruturação da voz narrativa, o conto As três toucas brancas, que integra o livro de estreia de Breno Accioly (1921-1966), João Urso, lançado em 1944 pela EPASA. Como atestam os fragmentos de rodapés publicados em periódicos e que estampam a quarta capa da primeira edição do livro, essa obra foi bem acolhida pelo meio literário e rendeu ao escritor dois importantes prêmios: o Graça Aranha e o Afonso Arinos. As três toucas brancas tem por narrador Sigismundo, médico de formação cujo desejo sempre foi escrever. Esse narrador-protagonista aflige-se, no momento da enunciação, por um duplo tormento: às dificuldades financeiras que atravessa soma-se uma enorme incapacidade de escrever. É sob o peso dessa angústia que recebe, de um pintor que percorre a cidade, a oferta singular para pintar os seios de sua esposa. Sigismundo, então, vê-se tomado pelo dilema de contar ou não à mulher a proposta que recebera. Homem subterrâneo do Sertão, Sigismundo destaca-se no torturante universo de personagens atormentadas criadas por Breno Accioly, cuja obra, de teor autobiográfico, é pouco conhecida do público leitor atual. This article offers a commented reading of the short story As três toucas brancas, focusing on the analysis of how the narrative voice was structured. This piece constitutes Breno Accioly’s (1921-1966) debut short-story book, João Urso, published by EPASA in 1944. Evidenced by the fragments of footnotes published in journals, also featured on the fourth cover of the first edition of the book, João Urso was acclaimed by the literary community and was responsible for awarding the writer two important prizes: Graça Aranha and Afonso Arinos. As três toucas brancas is told by a firstperson narrator, Sigismundo, a man who, despite having a degree in medicine, has always desired to write. At the moment of enunciation, the narrator is afflicted by a double torment: to the financial problems he has to cope with should be added an enormous inability to write. It is under the weight of this anguish that he receives, from a painter who travels the city, the peculiar offer to paint his wife's breasts. Sigismundo, then, finds himself in the dilemma of telling or not telling his wife the proposal he had received. 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Homem subterrâneo do Sertão, Sigismundo destaca-se no torturante universo de personagens atormentadas criadas por Breno Accioly, cuja obra, de teor autobiográfico, é pouco conhecida do público leitor atual.Editora Universitaria da UFCG2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1212Revista Letras Raras; Vol. 9 No. 3 (2020): Intermidialidade e referências intermidiáticas; Port. 180-191 / Eng. 178-190Revista Letras Raras; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Intermidialidade e referências intermidiáticas; Port. 180-191 / Eng. 178-190Revista Letras Raras; Vol. 9 No 3 (2020): Intermidialidade e referências intermidiáticas; Port. 180-191 / Eng. 178-190Revista Letras Raras; v. 9 n. 3 (2020): Intermidialidade e referências intermidiáticas; Port. 180-191 / Eng. 178-1902317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1212/1075https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1212/1076© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro , Valter Cesar Araújo, Elton Jônathas Gomes de 2024-01-05T00:10:18Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1212Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:10:18Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Revista Letras Raras; Vol. 9 No. 3 (2020): Intermidialidade e referências intermidiáticas; Port. 180-191 / Eng. 178-190 Revista Letras Raras; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Intermidialidade e referências intermidiáticas; Port. 180-191 / Eng. 178-190 Revista Letras Raras; Vol. 9 No 3 (2020): Intermidialidade e referências intermidiáticas; Port. 180-191 / Eng. 178-190 Revista Letras Raras; v. 9 n. 3 (2020): Intermidialidade e referências intermidiáticas; Port. 180-191 / Eng. 178-190 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
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