Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ezequiel Bezerra Izaias de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Galli, Joice Armani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.345 Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da utilização das novas tecnologiasem um manual de francês. Para tanto, fazemos uso das teorias de Christian Puren (1998, 2001)sobre a evolução do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) e o emprego das Tecnologias deInformação e Comunicação no Ensino (TICE). Vamos nos apoiar no Cadre Européen Commun deRéférence pour les Langues (CECR, 2005) como também no Guide pour la recherche endidactique des langues et des cultures: approches contextualisées ( 2011), organizado por PhilippeBlanchet e Patrick Chardenet. A partir dos pressupostos de VendelhanBourgade (2007) e de acordocom os postulados de Bertocchini e Constanzo (2008), a metodologia utilizada vai valer-se de umaanálise qualitativa do livro didático Écho A1 (2010). A presente pesquisa propõe investigar asmarcas das TICE no ensino-aprendizagem do FLE, procurando mostrar como o referido manualas utiliza, favorecendo assim que se desenvolvam tanto a criatividade quanto a autonomia noprocesso pedagógico de aquisição do FLE.Palavras-chave: FLE. TICE. Livro didático.
id UFCG-2_19bda59e75a62e51b674064115b54711
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1829
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didáticoFLETICELivro didáticoDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.345 Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da utilização das novas tecnologiasem um manual de francês. Para tanto, fazemos uso das teorias de Christian Puren (1998, 2001)sobre a evolução do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) e o emprego das Tecnologias deInformação e Comunicação no Ensino (TICE). Vamos nos apoiar no Cadre Européen Commun deRéférence pour les Langues (CECR, 2005) como também no Guide pour la recherche endidactique des langues et des cultures: approches contextualisées ( 2011), organizado por PhilippeBlanchet e Patrick Chardenet. A partir dos pressupostos de VendelhanBourgade (2007) e de acordocom os postulados de Bertocchini e Constanzo (2008), a metodologia utilizada vai valer-se de umaanálise qualitativa do livro didático Écho A1 (2010). A presente pesquisa propõe investigar asmarcas das TICE no ensino-aprendizagem do FLE, procurando mostrar como o referido manualas utiliza, favorecendo assim que se desenvolvam tanto a criatividade quanto a autonomia noprocesso pedagógico de aquisição do FLE.Palavras-chave: FLE. TICE. Livro didático. Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165Revista Letras Raras; Vol. 3 No 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165Revista Letras Raras; v. 3 n. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-1652317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829/1745© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Ezequiel Bezerra Izaias de Galli, Joice Armani 2024-01-04T23:49:32Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1829Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:49:32Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
title Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
spellingShingle Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
Macedo, Ezequiel Bezerra Izaias de
FLE
TICE
Livro didático
title_short Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
title_full Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
title_fullStr Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
title_sort Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
author Macedo, Ezequiel Bezerra Izaias de
author_facet Macedo, Ezequiel Bezerra Izaias de
Galli, Joice Armani
author_role author
author2 Galli, Joice Armani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Ezequiel Bezerra Izaias de
Galli, Joice Armani
dc.subject.por.fl_str_mv FLE
TICE
Livro didático
topic FLE
TICE
Livro didático
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.345 Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da utilização das novas tecnologiasem um manual de francês. Para tanto, fazemos uso das teorias de Christian Puren (1998, 2001)sobre a evolução do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) e o emprego das Tecnologias deInformação e Comunicação no Ensino (TICE). Vamos nos apoiar no Cadre Européen Commun deRéférence pour les Langues (CECR, 2005) como também no Guide pour la recherche endidactique des langues et des cultures: approches contextualisées ( 2011), organizado por PhilippeBlanchet e Patrick Chardenet. A partir dos pressupostos de VendelhanBourgade (2007) e de acordocom os postulados de Bertocchini e Constanzo (2008), a metodologia utilizada vai valer-se de umaanálise qualitativa do livro didático Écho A1 (2010). A presente pesquisa propõe investigar asmarcas das TICE no ensino-aprendizagem do FLE, procurando mostrar como o referido manualas utiliza, favorecendo assim que se desenvolvam tanto a criatividade quanto a autonomia noprocesso pedagógico de aquisição do FLE.Palavras-chave: FLE. TICE. Livro didático.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829/1745
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165
Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165
Revista Letras Raras; Vol. 3 No 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165
Revista Letras Raras; v. 3 n. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785259925504