Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.345 Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da utilização das novas tecnologiasem um manual de francês. Para tanto, fazemos uso das teorias de Christian Puren (1998, 2001)sobre a evolução do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) e o emprego das Tecnologias deInformação e Comunicação no Ensino (TICE). Vamos nos apoiar no Cadre Européen Commun deRéférence pour les Langues (CECR, 2005) como também no Guide pour la recherche endidactique des langues et des cultures: approches contextualisées ( 2011), organizado por PhilippeBlanchet e Patrick Chardenet. A partir dos pressupostos de VendelhanBourgade (2007) e de acordocom os postulados de Bertocchini e Constanzo (2008), a metodologia utilizada vai valer-se de umaanálise qualitativa do livro didático Écho A1 (2010). A presente pesquisa propõe investigar asmarcas das TICE no ensino-aprendizagem do FLE, procurando mostrar como o referido manualas utiliza, favorecendo assim que se desenvolvam tanto a criatividade quanto a autonomia noprocesso pedagógico de aquisição do FLE.Palavras-chave: FLE. TICE. Livro didático. |
id |
UFCG-2_19bda59e75a62e51b674064115b54711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1829 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didáticoFLETICELivro didáticoDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.345 Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da utilização das novas tecnologiasem um manual de francês. Para tanto, fazemos uso das teorias de Christian Puren (1998, 2001)sobre a evolução do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) e o emprego das Tecnologias deInformação e Comunicação no Ensino (TICE). Vamos nos apoiar no Cadre Européen Commun deRéférence pour les Langues (CECR, 2005) como também no Guide pour la recherche endidactique des langues et des cultures: approches contextualisées ( 2011), organizado por PhilippeBlanchet e Patrick Chardenet. A partir dos pressupostos de VendelhanBourgade (2007) e de acordocom os postulados de Bertocchini e Constanzo (2008), a metodologia utilizada vai valer-se de umaanálise qualitativa do livro didático Écho A1 (2010). A presente pesquisa propõe investigar asmarcas das TICE no ensino-aprendizagem do FLE, procurando mostrar como o referido manualas utiliza, favorecendo assim que se desenvolvam tanto a criatividade quanto a autonomia noprocesso pedagógico de aquisição do FLE.Palavras-chave: FLE. TICE. Livro didático. Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165Revista Letras Raras; Vol. 3 No 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165Revista Letras Raras; v. 3 n. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-1652317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829/1745© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Ezequiel Bezerra Izaias de Galli, Joice Armani 2024-01-04T23:49:32Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1829Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:49:32Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático |
title |
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático Macedo, Ezequiel Bezerra Izaias de FLE TICE Livro didático |
title_short |
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático |
title_full |
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de FLE: proposta de análise sobre o emprego das TICE em um livro didático |
author |
Macedo, Ezequiel Bezerra Izaias de |
author_facet |
Macedo, Ezequiel Bezerra Izaias de Galli, Joice Armani |
author_role |
author |
author2 |
Galli, Joice Armani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Ezequiel Bezerra Izaias de Galli, Joice Armani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FLE TICE Livro didático |
topic |
FLE TICE Livro didático |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i2.345 Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da utilização das novas tecnologiasem um manual de francês. Para tanto, fazemos uso das teorias de Christian Puren (1998, 2001)sobre a evolução do ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) e o emprego das Tecnologias deInformação e Comunicação no Ensino (TICE). Vamos nos apoiar no Cadre Européen Commun deRéférence pour les Langues (CECR, 2005) como também no Guide pour la recherche endidactique des langues et des cultures: approches contextualisées ( 2011), organizado por PhilippeBlanchet e Patrick Chardenet. A partir dos pressupostos de VendelhanBourgade (2007) e de acordocom os postulados de Bertocchini e Constanzo (2008), a metodologia utilizada vai valer-se de umaanálise qualitativa do livro didático Écho A1 (2010). A presente pesquisa propõe investigar asmarcas das TICE no ensino-aprendizagem do FLE, procurando mostrar como o referido manualas utiliza, favorecendo assim que se desenvolvam tanto a criatividade quanto a autonomia noprocesso pedagógico de aquisição do FLE.Palavras-chave: FLE. TICE. Livro didático. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1829/1745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165 Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165 Revista Letras Raras; Vol. 3 No 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165 Revista Letras Raras; v. 3 n. 2 (2014): Dossiê de Tradução; 146-165 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785259925504 |