Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1647 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.795 O programa Inglês sem Fronteiras, instituído no Brasil em dezembro de 2012, vem, desde então, trabalhando em prol da internacionalização das IES, estando, entre seus objetivos, o de proporcionar um programa de formação inicial e continuada para os seus professores bolsistas. O objetivo deste artigo é o de analisar o projeto de formação de professores desenvolvido pelo NucLi da Universidade Federal de Sergipe, relatando as concepções teóricas que norteiam as preparações das aulas e atividades desenvolvidas, com destaque para temas tais como ensino comunicativo, letramento crítico, princípios da condição pós-método e estabelecimento de um ambiente que propicie práticas para formação de um professor crítico-reflexivo. Nesse sentido, são apresentados dados colhidos em pesquisa feita com os professores do programa em 2014 e 2016, com o objetivo de verificar o modo pelo qual esses conceitos foram trabalhados e como as aulas do IsF foram ministradas a partir desses conceitos. Foi possível verificar, por meio da análise das falas dos professores bolsistas do IsF, colhidas por meio de 10 questionários aplicados, as percepções desses professores, constatando-se que todos os bolsistas que finalizaram suas atividades em 2016 puderam perceber o seu desenvolvimento como professor, creditando esse sucesso às dinâmicas desenvolvidas pela coordenação, e que levaram a situações de análise crítica individual e coletiva. |
id |
UFCG-2_1c74fa26706d67a174d7fcd9644fb65f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1647 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticosInglês sem FronteirasUniversidade Federal de SergipeFormação de ProfessoresProfessor Crítico-ReflexivoDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.795 O programa Inglês sem Fronteiras, instituído no Brasil em dezembro de 2012, vem, desde então, trabalhando em prol da internacionalização das IES, estando, entre seus objetivos, o de proporcionar um programa de formação inicial e continuada para os seus professores bolsistas. O objetivo deste artigo é o de analisar o projeto de formação de professores desenvolvido pelo NucLi da Universidade Federal de Sergipe, relatando as concepções teóricas que norteiam as preparações das aulas e atividades desenvolvidas, com destaque para temas tais como ensino comunicativo, letramento crítico, princípios da condição pós-método e estabelecimento de um ambiente que propicie práticas para formação de um professor crítico-reflexivo. Nesse sentido, são apresentados dados colhidos em pesquisa feita com os professores do programa em 2014 e 2016, com o objetivo de verificar o modo pelo qual esses conceitos foram trabalhados e como as aulas do IsF foram ministradas a partir desses conceitos. Foi possível verificar, por meio da análise das falas dos professores bolsistas do IsF, colhidas por meio de 10 questionários aplicados, as percepções desses professores, constatando-se que todos os bolsistas que finalizaram suas atividades em 2016 puderam perceber o seu desenvolvimento como professor, creditando esse sucesso às dinâmicas desenvolvidas pela coordenação, e que levaram a situações de análise crítica individual e coletiva.Editora Universitaria da UFCG2023-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1647Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 111-127Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 111-127Revista Letras Raras; Vol. 6 No 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 111-127Revista Letras Raras; v. 6 n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 111-1272317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1647/1568© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Elaine Maria Gomes, Rodrigo Belfort2024-01-04T23:52:21Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1647Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:52:21Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos |
title |
Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos |
spellingShingle |
Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos Santos, Elaine Maria Inglês sem Fronteiras Universidade Federal de Sergipe Formação de Professores Professor Crítico-Reflexivo |
title_short |
Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos |
title_full |
Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos |
title_fullStr |
Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos |
title_sort |
Formação de professores e o ISF – UFS: formando professores críticos |
author |
Santos, Elaine Maria |
author_facet |
Santos, Elaine Maria Gomes, Rodrigo Belfort |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Rodrigo Belfort |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Elaine Maria Gomes, Rodrigo Belfort |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inglês sem Fronteiras Universidade Federal de Sergipe Formação de Professores Professor Crítico-Reflexivo |
topic |
Inglês sem Fronteiras Universidade Federal de Sergipe Formação de Professores Professor Crítico-Reflexivo |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.795 O programa Inglês sem Fronteiras, instituído no Brasil em dezembro de 2012, vem, desde então, trabalhando em prol da internacionalização das IES, estando, entre seus objetivos, o de proporcionar um programa de formação inicial e continuada para os seus professores bolsistas. O objetivo deste artigo é o de analisar o projeto de formação de professores desenvolvido pelo NucLi da Universidade Federal de Sergipe, relatando as concepções teóricas que norteiam as preparações das aulas e atividades desenvolvidas, com destaque para temas tais como ensino comunicativo, letramento crítico, princípios da condição pós-método e estabelecimento de um ambiente que propicie práticas para formação de um professor crítico-reflexivo. Nesse sentido, são apresentados dados colhidos em pesquisa feita com os professores do programa em 2014 e 2016, com o objetivo de verificar o modo pelo qual esses conceitos foram trabalhados e como as aulas do IsF foram ministradas a partir desses conceitos. Foi possível verificar, por meio da análise das falas dos professores bolsistas do IsF, colhidas por meio de 10 questionários aplicados, as percepções desses professores, constatando-se que todos os bolsistas que finalizaram suas atividades em 2016 puderam perceber o seu desenvolvimento como professor, creditando esse sucesso às dinâmicas desenvolvidas pela coordenação, e que levaram a situações de análise crítica individual e coletiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1647 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1647/1568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 111-127 Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 111-127 Revista Letras Raras; Vol. 6 No 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 111-127 Revista Letras Raras; v. 6 n. 1 (2017): Impacto do Programa Idiomas sem Fronteiras na formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil; 111-127 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784514387968 |