GAMIFICAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA: O CASO DO ISF-UFS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elaine Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Rodrigo Belfort, Silva, Nayara Stefanie Mandarino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6474
Resumo: Os princípios do pós-método, defendidos por Kumaravadivelu (1994), lançam as bases teóricas para que o professor assuma o protagonismo de suas aulas, na medida em que é visto como o único capaz de escolher as metodologias, técnicas e atividades empregadas. Neste contexto, após as discussões sobre os conceitos de gamificação no Programa Inglês sem Fronteiras da UFx, professores e coordenadores planejaram um curso de 16 horas totalmente gamificado. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo, após uma breve revisão de literatura sobre a temática, descrever todo o processo de preparação do curso Apocalipse Zumbi, apontando as escolhas feitas com base nos propósitos do roteiro criado e nos princípios das teorias da gamificação. Ao final, algumas considerações foram levantadas sobre o papel do roteiro na execução das aulas, as percepções de professores e coordenadores sobre o desempenho dos alunos e o percentual de permanência dos alunos até o final do curso.
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