Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianini, Eleny
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Niédja Maria Ferreira de, Porto, Shirley Barbosa das Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1743
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.585 Este artigo se constitui como um relato de nossa experiência pelos caminhos da extensão universitária, que realizamos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desde os anos de 1983. Ao apresentarmos nossas ações na formação continuada de docentes de LIBRAS, discorremos sobre as concepções de educação de surdos (SAKCS, 1998; SKLIAR, 1999; MOURA, 2000, entre outros) e as visões sobre ensino de língua vigentes ao longo desse processo, no espaço de Escolas para surdos e no contexto geral da linguística, em cada período (TRAVAGLIA, 1996; LACERDA E OUTROS, 2000; SLOMSKY, 2010; FUZA E OUTROS, 2011), embasadas em princípios norteadores do processo de formação docente (FACCI, 2004; GUIMARÃES, 2004; VÁSQUESZ, 2007; GIANINI, 2012). Concomitantemente, apresentamos nossas impressões e algumas considerações sobre esse processo, para nós importante, pois se contribuímos para a profissionalização dos docentes surdos de LIBRAS, certamente eles contribuíram para a nossa. Por fim, concluímos acreditando que a formação coletiva e continuada fortalece o enfrentamento das adversidades na busca da conquista por escolas bilíngues públicas de qualidade que venham a atender os anseios da comunidade surda.
id UFCG-2_3101024de13ed9c587084c1c6753267c
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1743
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRASExtensão universitáriaFormação continuadaEnsino de LIBRASDocentes surdosDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.585 Este artigo se constitui como um relato de nossa experiência pelos caminhos da extensão universitária, que realizamos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desde os anos de 1983. Ao apresentarmos nossas ações na formação continuada de docentes de LIBRAS, discorremos sobre as concepções de educação de surdos (SAKCS, 1998; SKLIAR, 1999; MOURA, 2000, entre outros) e as visões sobre ensino de língua vigentes ao longo desse processo, no espaço de Escolas para surdos e no contexto geral da linguística, em cada período (TRAVAGLIA, 1996; LACERDA E OUTROS, 2000; SLOMSKY, 2010; FUZA E OUTROS, 2011), embasadas em princípios norteadores do processo de formação docente (FACCI, 2004; GUIMARÃES, 2004; VÁSQUESZ, 2007; GIANINI, 2012). Concomitantemente, apresentamos nossas impressões e algumas considerações sobre esse processo, para nós importante, pois se contribuímos para a profissionalização dos docentes surdos de LIBRAS, certamente eles contribuíram para a nossa. Por fim, concluímos acreditando que a formação coletiva e continuada fortalece o enfrentamento das adversidades na busca da conquista por escolas bilíngues públicas de qualidade que venham a atender os anseios da comunidade surda. Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1743Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 79-92Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 79-92Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 79-92Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 79-922317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1743/1665© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGianini, Eleny Lima, Niédja Maria Ferreira de Porto, Shirley Barbosa das Neves 2024-01-04T23:51:08Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1743Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:51:08Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS
title Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS
spellingShingle Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS
Gianini, Eleny
Extensão universitária
Formação continuada
Ensino de LIBRAS
Docentes surdos
title_short Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS
title_full Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS
title_fullStr Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS
title_full_unstemmed Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS
title_sort Pelos caminhos da extensão universitária na UCFG: formação docente para o ensino de LIBRAS
author Gianini, Eleny
author_facet Gianini, Eleny
Lima, Niédja Maria Ferreira de
Porto, Shirley Barbosa das Neves
author_role author
author2 Lima, Niédja Maria Ferreira de
Porto, Shirley Barbosa das Neves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gianini, Eleny
Lima, Niédja Maria Ferreira de
Porto, Shirley Barbosa das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária
Formação continuada
Ensino de LIBRAS
Docentes surdos
topic Extensão universitária
Formação continuada
Ensino de LIBRAS
Docentes surdos
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.585 Este artigo se constitui como um relato de nossa experiência pelos caminhos da extensão universitária, que realizamos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desde os anos de 1983. Ao apresentarmos nossas ações na formação continuada de docentes de LIBRAS, discorremos sobre as concepções de educação de surdos (SAKCS, 1998; SKLIAR, 1999; MOURA, 2000, entre outros) e as visões sobre ensino de língua vigentes ao longo desse processo, no espaço de Escolas para surdos e no contexto geral da linguística, em cada período (TRAVAGLIA, 1996; LACERDA E OUTROS, 2000; SLOMSKY, 2010; FUZA E OUTROS, 2011), embasadas em princípios norteadores do processo de formação docente (FACCI, 2004; GUIMARÃES, 2004; VÁSQUESZ, 2007; GIANINI, 2012). Concomitantemente, apresentamos nossas impressões e algumas considerações sobre esse processo, para nós importante, pois se contribuímos para a profissionalização dos docentes surdos de LIBRAS, certamente eles contribuíram para a nossa. Por fim, concluímos acreditando que a formação coletiva e continuada fortalece o enfrentamento das adversidades na busca da conquista por escolas bilíngues públicas de qualidade que venham a atender os anseios da comunidade surda.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1743
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1743/1665
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 79-92
Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 79-92
Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 79-92
Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 79-92
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784887681024