O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Allain, Sandrine
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sibonis, Danielle Ferreira, Oliveira, Clarissa Laus Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036
Resumo: Este artigo trata do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) a partir das experiências de estágio em ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, trazendo uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem na sociedade em rede. Partindo da discussão sobre a cibercultura e a mídia-educação, e do papel da escola no século XXI, apresenta-se o projeto de estágio on-line realizado em escola pública, pautado no uso do ambiente PIXTON EDU para atividades de criação de avatares desenvolvidas por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Confirmou-se, nesta experiência, o uso das TICEs como meio de expressão e produção criativa multimodal por meio do autorretrato dos estudantes, dando visibilidade à diversidade da turma e proporcionando maior motivação e ludicidade neste espaço de ensino e aprendizagem.
id UFCG-2_35caeda9b2a1f927d718c61e415e008b
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2036
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avataresMídia-educaçãoEnsino de FLEAvatarAutorretrato digitalEste artigo trata do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) a partir das experiências de estágio em ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, trazendo uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem na sociedade em rede. Partindo da discussão sobre a cibercultura e a mídia-educação, e do papel da escola no século XXI, apresenta-se o projeto de estágio on-line realizado em escola pública, pautado no uso do ambiente PIXTON EDU para atividades de criação de avatares desenvolvidas por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Confirmou-se, nesta experiência, o uso das TICEs como meio de expressão e produção criativa multimodal por meio do autorretrato dos estudantes, dando visibilidade à diversidade da turma e proporcionando maior motivação e ludicidade neste espaço de ensino e aprendizagem.Editora Universitaria da UFCG2023-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/203610.5281/zenodo.10198975Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168Revista Letras Raras; v. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-1682317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036/1958© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAllain, Sandrine Sibonis, Danielle Ferreira Oliveira, Clarissa Laus Pereira 2024-01-18T01:13:29Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2036Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-18T01:13:29Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares
title O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares
spellingShingle O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares
Allain, Sandrine
Mídia-educação
Ensino de FLE
Avatar
Autorretrato digital
title_short O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares
title_full O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares
title_fullStr O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares
title_full_unstemmed O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares
title_sort O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares
author Allain, Sandrine
author_facet Allain, Sandrine
Sibonis, Danielle Ferreira
Oliveira, Clarissa Laus Pereira
author_role author
author2 Sibonis, Danielle Ferreira
Oliveira, Clarissa Laus Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Allain, Sandrine
Sibonis, Danielle Ferreira
Oliveira, Clarissa Laus Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia-educação
Ensino de FLE
Avatar
Autorretrato digital
topic Mídia-educação
Ensino de FLE
Avatar
Autorretrato digital
description Este artigo trata do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) a partir das experiências de estágio em ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, trazendo uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem na sociedade em rede. Partindo da discussão sobre a cibercultura e a mídia-educação, e do papel da escola no século XXI, apresenta-se o projeto de estágio on-line realizado em escola pública, pautado no uso do ambiente PIXTON EDU para atividades de criação de avatares desenvolvidas por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Confirmou-se, nesta experiência, o uso das TICEs como meio de expressão e produção criativa multimodal por meio do autorretrato dos estudantes, dando visibilidade à diversidade da turma e proporcionando maior motivação e ludicidade neste espaço de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036
10.5281/zenodo.10198975
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10198975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036/1958
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168
Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168
Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168
Revista Letras Raras; v. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785773727744