O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036 |
Resumo: | Este artigo trata do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) a partir das experiências de estágio em ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, trazendo uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem na sociedade em rede. Partindo da discussão sobre a cibercultura e a mídia-educação, e do papel da escola no século XXI, apresenta-se o projeto de estágio on-line realizado em escola pública, pautado no uso do ambiente PIXTON EDU para atividades de criação de avatares desenvolvidas por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Confirmou-se, nesta experiência, o uso das TICEs como meio de expressão e produção criativa multimodal por meio do autorretrato dos estudantes, dando visibilidade à diversidade da turma e proporcionando maior motivação e ludicidade neste espaço de ensino e aprendizagem. |
id |
UFCG-2_35caeda9b2a1f927d718c61e415e008b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2036 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avataresMídia-educaçãoEnsino de FLEAvatarAutorretrato digitalEste artigo trata do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) a partir das experiências de estágio em ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, trazendo uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem na sociedade em rede. Partindo da discussão sobre a cibercultura e a mídia-educação, e do papel da escola no século XXI, apresenta-se o projeto de estágio on-line realizado em escola pública, pautado no uso do ambiente PIXTON EDU para atividades de criação de avatares desenvolvidas por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Confirmou-se, nesta experiência, o uso das TICEs como meio de expressão e produção criativa multimodal por meio do autorretrato dos estudantes, dando visibilidade à diversidade da turma e proporcionando maior motivação e ludicidade neste espaço de ensino e aprendizagem.Editora Universitaria da UFCG2023-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/203610.5281/zenodo.10198975Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168Revista Letras Raras; v. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-1682317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036/1958© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAllain, Sandrine Sibonis, Danielle Ferreira Oliveira, Clarissa Laus Pereira 2024-01-18T01:13:29Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2036Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-18T01:13:29Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares |
title |
O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares |
spellingShingle |
O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares Allain, Sandrine Mídia-educação Ensino de FLE Avatar Autorretrato digital |
title_short |
O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares |
title_full |
O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares |
title_fullStr |
O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares |
title_full_unstemmed |
O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares |
title_sort |
O uso das TICs no ensino de FLE on-line e a criação de avatares |
author |
Allain, Sandrine |
author_facet |
Allain, Sandrine Sibonis, Danielle Ferreira Oliveira, Clarissa Laus Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Sibonis, Danielle Ferreira Oliveira, Clarissa Laus Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Allain, Sandrine Sibonis, Danielle Ferreira Oliveira, Clarissa Laus Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia-educação Ensino de FLE Avatar Autorretrato digital |
topic |
Mídia-educação Ensino de FLE Avatar Autorretrato digital |
description |
Este artigo trata do uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) a partir das experiências de estágio em ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19, trazendo uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem na sociedade em rede. Partindo da discussão sobre a cibercultura e a mídia-educação, e do papel da escola no século XXI, apresenta-se o projeto de estágio on-line realizado em escola pública, pautado no uso do ambiente PIXTON EDU para atividades de criação de avatares desenvolvidas por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Confirmou-se, nesta experiência, o uso das TICEs como meio de expressão e produção criativa multimodal por meio do autorretrato dos estudantes, dando visibilidade à diversidade da turma e proporcionando maior motivação e ludicidade neste espaço de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036 10.5281/zenodo.10198975 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.10198975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2036/1958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168 Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168 Revista Letras Raras; Vol. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168 Revista Letras Raras; v. 12 (2023): Dossier Spécial: Le Français en terres non-francophones; 149-168 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785773727744 |