Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Andréia Matias
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pietroluongo, Márcia Atálla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1800
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.396 Este estudo versará sobre o espaço reservado à teoria e à prática no ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE), em particular de Francês língua estrangeira (FLE), tendo como principal objetivo analisar o nível de relação dessas atividades nesse campo e verificar se as orientações multi/pluri/trans/interdisciplinares favorecem, de fato, que os sujeitos tenham uma formação mais complexa e menos fragmentada, como preconizam certos especialistas do campo da educação e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).Atualmente, convém destacar que o papel do professor parece se limitar a uma prática mecânica e ahistórica do conhecimento, destituindo-o, assim, cada vez mais de sua imagem de intelectual crítico no contexto social. Para confirmar ou refutar tal hipótese, serão apresentadas as concepções de alguns especialistas da educação e do ensino de línguas relacionadas com essa temática, com base notadamente nas teorias de Luis Paulo da Moita Lopes (19969), José Carlos P. de Almeida Filho (1999, 2008), Newton Duarte (2000), José Libâneo (2009) e Glaudêncio Frigotto (2011).
id UFCG-2_3cdcdbb3dff917385ae2c08045ba5ff1
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1800
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeiraTeoriaPráticaProfessorIntelectual críticoDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.396 Este estudo versará sobre o espaço reservado à teoria e à prática no ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE), em particular de Francês língua estrangeira (FLE), tendo como principal objetivo analisar o nível de relação dessas atividades nesse campo e verificar se as orientações multi/pluri/trans/interdisciplinares favorecem, de fato, que os sujeitos tenham uma formação mais complexa e menos fragmentada, como preconizam certos especialistas do campo da educação e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).Atualmente, convém destacar que o papel do professor parece se limitar a uma prática mecânica e ahistórica do conhecimento, destituindo-o, assim, cada vez mais de sua imagem de intelectual crítico no contexto social. Para confirmar ou refutar tal hipótese, serão apresentadas as concepções de alguns especialistas da educação e do ensino de línguas relacionadas com essa temática, com base notadamente nas teorias de Luis Paulo da Moita Lopes (19969), José Carlos P. de Almeida Filho (1999, 2008), Newton Duarte (2000), José Libâneo (2009) e Glaudêncio Frigotto (2011).Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1800Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 82-99Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 82-99Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 82-99Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 82-992317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1800/1720© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Andréia Matias Pietroluongo, Márcia Atálla 2024-01-04T23:50:06Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1800Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:06Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeira
title Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeira
spellingShingle Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeira
Azevedo, Andréia Matias
Teoria
Prática
Professor
Intelectual crítico
title_short Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeira
title_full Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeira
title_fullStr Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeira
title_full_unstemmed Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeira
title_sort Reflexão sobre as diretrizes da educação moderna e pós-moderna no ensino de língua estrangeira
author Azevedo, Andréia Matias
author_facet Azevedo, Andréia Matias
Pietroluongo, Márcia Atálla
author_role author
author2 Pietroluongo, Márcia Atálla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Andréia Matias
Pietroluongo, Márcia Atálla
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria
Prática
Professor
Intelectual crítico
topic Teoria
Prática
Professor
Intelectual crítico
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.396 Este estudo versará sobre o espaço reservado à teoria e à prática no ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE), em particular de Francês língua estrangeira (FLE), tendo como principal objetivo analisar o nível de relação dessas atividades nesse campo e verificar se as orientações multi/pluri/trans/interdisciplinares favorecem, de fato, que os sujeitos tenham uma formação mais complexa e menos fragmentada, como preconizam certos especialistas do campo da educação e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).Atualmente, convém destacar que o papel do professor parece se limitar a uma prática mecânica e ahistórica do conhecimento, destituindo-o, assim, cada vez mais de sua imagem de intelectual crítico no contexto social. Para confirmar ou refutar tal hipótese, serão apresentadas as concepções de alguns especialistas da educação e do ensino de línguas relacionadas com essa temática, com base notadamente nas teorias de Luis Paulo da Moita Lopes (19969), José Carlos P. de Almeida Filho (1999, 2008), Newton Duarte (2000), José Libâneo (2009) e Glaudêncio Frigotto (2011).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1800
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1800/1720
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 82-99
Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 82-99
Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 82-99
Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 82-99
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784965275648