O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dellai, Érica Milani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1347
Resumo: São muitos os trabalhos teóricos que buscam refletir sobre as práticas pedagógicas de professores. Dentre eles, é frequente a indicação de problemas de concentração e também de motivação dos alunos em sala, na maioria das vezes causa e consequência de aulas monótonas que acabam não produzindo um bom rendimento do conteúdo disciplinar desenvolvido. Em vista disso, educadores buscam novas formas de tornar as aulas mais agradáveis e dinâmicas com a presença do humor como umas das estratégias frequentemente estudadas. Entretanto, o humor ainda é motivo de discussão dadas as diversas problemáticas que o envolvem e também a forma pela qual é abordado dentro de sala de aula. Para buscar responder à demanda do uso do humor em sala de aula, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica centrada no levantamento de contribuições de autores que vêm estudando esse tema, sua problemática e também sua aplicabilidade a diferentes disciplinas a fim de tecer um panorama do assunto que possa servir de base a pesquisas futuras. Durante a pesquisa, verificou-se que essa estratégia, se bem empregada, é bastante benéfica para o estreitamento de vínculos entre aluno e professor, para a efetivação da aprendizagem ou simplesmente para um alívio da tensão dentro de sala de aula. Além disso, também é bastante aceita pelos alunos. No entanto, há que se atentar para os limites de seu uso em atividades pedagógicas.
id UFCG-2_3fe62156739183eb85dd27ca8cf8b2f2
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1347
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O humor como estratégia pedagógica: um breve balançoEnsinoHumorEscolaSão muitos os trabalhos teóricos que buscam refletir sobre as práticas pedagógicas de professores. Dentre eles, é frequente a indicação de problemas de concentração e também de motivação dos alunos em sala, na maioria das vezes causa e consequência de aulas monótonas que acabam não produzindo um bom rendimento do conteúdo disciplinar desenvolvido. Em vista disso, educadores buscam novas formas de tornar as aulas mais agradáveis e dinâmicas com a presença do humor como umas das estratégias frequentemente estudadas. Entretanto, o humor ainda é motivo de discussão dadas as diversas problemáticas que o envolvem e também a forma pela qual é abordado dentro de sala de aula. Para buscar responder à demanda do uso do humor em sala de aula, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica centrada no levantamento de contribuições de autores que vêm estudando esse tema, sua problemática e também sua aplicabilidade a diferentes disciplinas a fim de tecer um panorama do assunto que possa servir de base a pesquisas futuras. Durante a pesquisa, verificou-se que essa estratégia, se bem empregada, é bastante benéfica para o estreitamento de vínculos entre aluno e professor, para a efetivação da aprendizagem ou simplesmente para um alívio da tensão dentro de sala de aula. Além disso, também é bastante aceita pelos alunos. No entanto, há que se atentar para os limites de seu uso em atividades pedagógicas.Editora Universitaria da UFCG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/134710.5281/zenodo.8408955Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 4 (2021): Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual; 181-203Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 4 (2021): Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual; 181-203Revista Letras Raras; Vol. 10 No 4 (2021): Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual; 181-203Revista Letras Raras; v. 10 n. 4 (2021): Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual; 181-2032317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1347/1194© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho deDellai, Érica Milani2023-10-06T21:16:32Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1347Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-10-06T21:16:32Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço
title O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço
spellingShingle O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço
Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho de
Ensino
Humor
Escola
title_short O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço
title_full O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço
title_fullStr O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço
title_full_unstemmed O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço
title_sort O humor como estratégia pedagógica: um breve balanço
author Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho de
author_facet Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho de
Dellai, Érica Milani
author_role author
author2 Dellai, Érica Milani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Silvia Ines Coneglian Carrilho de
Dellai, Érica Milani
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Humor
Escola
topic Ensino
Humor
Escola
description São muitos os trabalhos teóricos que buscam refletir sobre as práticas pedagógicas de professores. Dentre eles, é frequente a indicação de problemas de concentração e também de motivação dos alunos em sala, na maioria das vezes causa e consequência de aulas monótonas que acabam não produzindo um bom rendimento do conteúdo disciplinar desenvolvido. Em vista disso, educadores buscam novas formas de tornar as aulas mais agradáveis e dinâmicas com a presença do humor como umas das estratégias frequentemente estudadas. Entretanto, o humor ainda é motivo de discussão dadas as diversas problemáticas que o envolvem e também a forma pela qual é abordado dentro de sala de aula. Para buscar responder à demanda do uso do humor em sala de aula, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica centrada no levantamento de contribuições de autores que vêm estudando esse tema, sua problemática e também sua aplicabilidade a diferentes disciplinas a fim de tecer um panorama do assunto que possa servir de base a pesquisas futuras. Durante a pesquisa, verificou-se que essa estratégia, se bem empregada, é bastante benéfica para o estreitamento de vínculos entre aluno e professor, para a efetivação da aprendizagem ou simplesmente para um alívio da tensão dentro de sala de aula. Além disso, também é bastante aceita pelos alunos. No entanto, há que se atentar para os limites de seu uso em atividades pedagógicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1347
10.5281/zenodo.8408955
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1347
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8408955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1347/1194
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 4 (2021): Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual; 181-203
Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 4 (2021): Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual; 181-203
Revista Letras Raras; Vol. 10 No 4 (2021): Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual; 181-203
Revista Letras Raras; v. 10 n. 4 (2021): Ecocrítica e Pandemia: do ficcional ao factual; 181-203
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783096713216