Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1787 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.434 O presente artigo traz um estudo sobre a passagem da Abordagem Comunicativa (AC) à Perspectiva Acional (PA) havida no curso de Letras Português/Francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no primeiro semestre de 2012, com o objetivo de refletir sobre a pertinência dos princípios metodológicos preconizados pela PA — enfoque bastante discutido nos últimos anos pelos teóricos da Didática de Línguas Estrangeiras — no ensino e na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) em formação inicial. Para tanto, buscamos elucidar os elementos metodológicos da AC e da PA nas aulas das disciplinas de Língua Francesa; apresentamos os componentes curriculares do curso de Letras em questão, mostrando a correspondência entre as ementas das referidas disciplinas e o conteúdo programático previsto pelos manuais Forum e Version Originale; e, finalmente, registramos e discutimos as considerações feitas pelos docentes de francês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS em relação aos efeitos do referencial metodológico da PA em suas aulas de FLE na formação de futuros professores. |
id |
UFCG-2_4ee1abd76caad42ec41d7e2d1c70478b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1787 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de SergipeAbordagem ComunicativaPerspectiva AcionalEnsinoAprendizagemFLEDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.434 O presente artigo traz um estudo sobre a passagem da Abordagem Comunicativa (AC) à Perspectiva Acional (PA) havida no curso de Letras Português/Francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no primeiro semestre de 2012, com o objetivo de refletir sobre a pertinência dos princípios metodológicos preconizados pela PA — enfoque bastante discutido nos últimos anos pelos teóricos da Didática de Línguas Estrangeiras — no ensino e na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) em formação inicial. Para tanto, buscamos elucidar os elementos metodológicos da AC e da PA nas aulas das disciplinas de Língua Francesa; apresentamos os componentes curriculares do curso de Letras em questão, mostrando a correspondência entre as ementas das referidas disciplinas e o conteúdo programático previsto pelos manuais Forum e Version Originale; e, finalmente, registramos e discutimos as considerações feitas pelos docentes de francês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS em relação aos efeitos do referencial metodológico da PA em suas aulas de FLE na formação de futuros professores.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1787Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 203-229Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 203-229Revista Letras Raras; Vol. 4 No 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 203-229Revista Letras Raras; v. 4 n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 203-2292317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1787/1708© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Weslin de Jesus Santos Oliveira, Renilson Santos 2024-01-04T23:50:27Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1787Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:27Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe |
title |
Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe |
spellingShingle |
Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe Castro, Weslin de Jesus Santos Abordagem Comunicativa Perspectiva Acional Ensino Aprendizagem FLE |
title_short |
Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe |
title_full |
Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe |
title_fullStr |
Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe |
title_full_unstemmed |
Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe |
title_sort |
Da abordagem comunicativa à perspectiva acional no curso de letras português / francês da Universidade Federal de Sergipe |
author |
Castro, Weslin de Jesus Santos |
author_facet |
Castro, Weslin de Jesus Santos Oliveira, Renilson Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Renilson Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Weslin de Jesus Santos Oliveira, Renilson Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem Comunicativa Perspectiva Acional Ensino Aprendizagem FLE |
topic |
Abordagem Comunicativa Perspectiva Acional Ensino Aprendizagem FLE |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.434 O presente artigo traz um estudo sobre a passagem da Abordagem Comunicativa (AC) à Perspectiva Acional (PA) havida no curso de Letras Português/Francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no primeiro semestre de 2012, com o objetivo de refletir sobre a pertinência dos princípios metodológicos preconizados pela PA — enfoque bastante discutido nos últimos anos pelos teóricos da Didática de Línguas Estrangeiras — no ensino e na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira (FLE) em formação inicial. Para tanto, buscamos elucidar os elementos metodológicos da AC e da PA nas aulas das disciplinas de Língua Francesa; apresentamos os componentes curriculares do curso de Letras em questão, mostrando a correspondência entre as ementas das referidas disciplinas e o conteúdo programático previsto pelos manuais Forum e Version Originale; e, finalmente, registramos e discutimos as considerações feitas pelos docentes de francês do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS em relação aos efeitos do referencial metodológico da PA em suas aulas de FLE na formação de futuros professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1787 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1787/1708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 203-229 Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 203-229 Revista Letras Raras; Vol. 4 No 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 203-229 Revista Letras Raras; v. 4 n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 203-229 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784948498432 |