Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Francyelle Loiola
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Beatriz Farias, Araújo, Denise Lino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/466
Resumo: Neste ensaio, versamos sobre o apagamento sistemático de vozes negras ao longo da história nacional e propomos a construção de um currículo étnico-racial no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, centrado na relevância, resgate e (re)conhecimento da participação integral da população negro-africana na edificação da sociedade brasileira. Para tanto, elencamos quatro princípios-base, a saber: construir espaços de enunciação, eleger aspectos linguísticos que possibilitem o estudo da língua, tendo em vista o respeito e a valorização das relações étnico-raciais, estabelecer temas geradores e escolher materiais representativos. Buscando orientar esta reflexão, nosso arcabouço teórico contou com as concepções de currículo étnico-racial (SILVA, 1999), afroperspectiva no ensino (MACHADO, SOUSA, 2022), contribuições etnolinguísticas africanas (CASTRO, 2001; 2017; 2022), sistema de temas geradores (FREIRE, 1996; COSTA e PINHEIRO, 2013), entre outros estudos. Assim sendo, ainda que o enfoque deste trabalho seja a área de linguagens, destacamos a importância de promover a articulação entre diferentes saberes e suas respectivas particularidades no que concerne ao desenvolvimento de uma prática pedagógica antirracista, não bastando, portanto, a abordagem pontual da temática apenas em datas comemorativas, mas, sim, uma atitude contínua e consciente que renega as narrativas coloniais ocidentalocêntrica e reivindica uma nova matriz curricular afrocentrada.
id UFCG-2_51437a507098a2fda6013bd272036acc
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/466
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e LiteraturaCurrículo étnico-racialEducação antirracistaEducação linguísticaEnsino de língua portuguesaInterdisciplinaridadeNeste ensaio, versamos sobre o apagamento sistemático de vozes negras ao longo da história nacional e propomos a construção de um currículo étnico-racial no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, centrado na relevância, resgate e (re)conhecimento da participação integral da população negro-africana na edificação da sociedade brasileira. Para tanto, elencamos quatro princípios-base, a saber: construir espaços de enunciação, eleger aspectos linguísticos que possibilitem o estudo da língua, tendo em vista o respeito e a valorização das relações étnico-raciais, estabelecer temas geradores e escolher materiais representativos. Buscando orientar esta reflexão, nosso arcabouço teórico contou com as concepções de currículo étnico-racial (SILVA, 1999), afroperspectiva no ensino (MACHADO, SOUSA, 2022), contribuições etnolinguísticas africanas (CASTRO, 2001; 2017; 2022), sistema de temas geradores (FREIRE, 1996; COSTA e PINHEIRO, 2013), entre outros estudos. Assim sendo, ainda que o enfoque deste trabalho seja a área de linguagens, destacamos a importância de promover a articulação entre diferentes saberes e suas respectivas particularidades no que concerne ao desenvolvimento de uma prática pedagógica antirracista, não bastando, portanto, a abordagem pontual da temática apenas em datas comemorativas, mas, sim, uma atitude contínua e consciente que renega as narrativas coloniais ocidentalocêntrica e reivindica uma nova matriz curricular afrocentrada.Editora Universitaria da UFCG2023-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/46610.5281/zenodo.7909279Revista Letras Raras; Vol. 12 No. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 181-193Revista Letras Raras; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 181-193Revista Letras Raras; Vol. 12 No 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 181-193Revista Letras Raras; v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 181-1932317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/466/375© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Francyelle LoiolaAlmeida, Beatriz FariasAraújo, Denise Lino2023-09-21T16:29:52Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/466Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-09-21T16:29:52Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
title Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
spellingShingle Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Ramos, Francyelle Loiola
Currículo étnico-racial
Educação antirracista
Educação linguística
Ensino de língua portuguesa
Interdisciplinaridade
title_short Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
title_full Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
title_fullStr Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
title_full_unstemmed Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
title_sort Princípios para a construção de um currículo étnico-racial no ensino de Língua Portuguesa e Literatura
author Ramos, Francyelle Loiola
author_facet Ramos, Francyelle Loiola
Almeida, Beatriz Farias
Araújo, Denise Lino
author_role author
author2 Almeida, Beatriz Farias
Araújo, Denise Lino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Francyelle Loiola
Almeida, Beatriz Farias
Araújo, Denise Lino
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo étnico-racial
Educação antirracista
Educação linguística
Ensino de língua portuguesa
Interdisciplinaridade
topic Currículo étnico-racial
Educação antirracista
Educação linguística
Ensino de língua portuguesa
Interdisciplinaridade
description Neste ensaio, versamos sobre o apagamento sistemático de vozes negras ao longo da história nacional e propomos a construção de um currículo étnico-racial no âmbito das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, centrado na relevância, resgate e (re)conhecimento da participação integral da população negro-africana na edificação da sociedade brasileira. Para tanto, elencamos quatro princípios-base, a saber: construir espaços de enunciação, eleger aspectos linguísticos que possibilitem o estudo da língua, tendo em vista o respeito e a valorização das relações étnico-raciais, estabelecer temas geradores e escolher materiais representativos. Buscando orientar esta reflexão, nosso arcabouço teórico contou com as concepções de currículo étnico-racial (SILVA, 1999), afroperspectiva no ensino (MACHADO, SOUSA, 2022), contribuições etnolinguísticas africanas (CASTRO, 2001; 2017; 2022), sistema de temas geradores (FREIRE, 1996; COSTA e PINHEIRO, 2013), entre outros estudos. Assim sendo, ainda que o enfoque deste trabalho seja a área de linguagens, destacamos a importância de promover a articulação entre diferentes saberes e suas respectivas particularidades no que concerne ao desenvolvimento de uma prática pedagógica antirracista, não bastando, portanto, a abordagem pontual da temática apenas em datas comemorativas, mas, sim, uma atitude contínua e consciente que renega as narrativas coloniais ocidentalocêntrica e reivindica uma nova matriz curricular afrocentrada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/466
10.5281/zenodo.7909279
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/466
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.7909279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/466/375
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 12 No. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 181-193
Revista Letras Raras; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 181-193
Revista Letras Raras; Vol. 12 No 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 181-193
Revista Letras Raras; v. 12 n. 1 (2023): Sobre o ensino de língua e de literatura: reflexões sobre o epistemicídio nas Letras; 181-193
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319781096030208