A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996 |
Resumo: | Neste artigo, a partir de uma concepção marcada de Educação Linguística (BRITTO, 2012) e, por isso, de um trabalho com a produção e correção de textos que conceba como foco o desenvolvimento dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, procuramos debater os limites e possibilidades impostos ao trabalho do professor de Língua Portuguesa, com atenção específica à produção textual escrita, dada a instauração do Ensino Remoto em resposta à emergência imposta pela pandemia mundial do vírus Sars-CoV-2. Nesse sentido, dividimos este artigo em três partes, em que (i) delimitamos os contornos em que se dá o trabalho do professor de língua portuguesa em relação ao uso das tecnologias e a emergência de sua instauração; (ii) a importância da compreensão docente acerca dos objetivos que movem sua ação e da entrada das tecnologias como ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, mas que não são o próprio processo e (iii) a possibilidade de uma formação que extrapole o cotidiano e se coloque em favor da formação humana integral. Esperamos, com este artigo, contribuir com professor de língua portuguesa no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua em contextos escolares. |
id |
UFCG-2_5e772092f9feda4071d6a0c52d5a54be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1996 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?Produção Textual EscritaCorreção de textosEducação LinguísticaFormação HumanaEnsino Remoto Neste artigo, a partir de uma concepção marcada de Educação Linguística (BRITTO, 2012) e, por isso, de um trabalho com a produção e correção de textos que conceba como foco o desenvolvimento dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, procuramos debater os limites e possibilidades impostos ao trabalho do professor de Língua Portuguesa, com atenção específica à produção textual escrita, dada a instauração do Ensino Remoto em resposta à emergência imposta pela pandemia mundial do vírus Sars-CoV-2. Nesse sentido, dividimos este artigo em três partes, em que (i) delimitamos os contornos em que se dá o trabalho do professor de língua portuguesa em relação ao uso das tecnologias e a emergência de sua instauração; (ii) a importância da compreensão docente acerca dos objetivos que movem sua ação e da entrada das tecnologias como ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, mas que não são o próprio processo e (iii) a possibilidade de uma formação que extrapole o cotidiano e se coloque em favor da formação humana integral. Esperamos, com este artigo, contribuir com professor de língua portuguesa no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua em contextos escolares. Editora Universitaria da UFCG2021-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/199610.5281/zenodo.10121365Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-232317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996/1890© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThessing, Aline FrancieliGarcia, Daniela Cristina da SilvaLima, Phelippe Rave Soares de2023-11-18T00:36:48Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1996Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-11-18T00:36:48Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral? |
title |
A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral? |
spellingShingle |
A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral? Thessing, Aline Francieli Produção Textual Escrita Correção de textos Educação Linguística Formação Humana Ensino Remoto |
title_short |
A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral? |
title_full |
A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral? |
title_fullStr |
A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral? |
title_full_unstemmed |
A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral? |
title_sort |
A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral? |
author |
Thessing, Aline Francieli |
author_facet |
Thessing, Aline Francieli Garcia, Daniela Cristina da Silva Lima, Phelippe Rave Soares de |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Daniela Cristina da Silva Lima, Phelippe Rave Soares de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thessing, Aline Francieli Garcia, Daniela Cristina da Silva Lima, Phelippe Rave Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção Textual Escrita Correção de textos Educação Linguística Formação Humana Ensino Remoto |
topic |
Produção Textual Escrita Correção de textos Educação Linguística Formação Humana Ensino Remoto |
description |
Neste artigo, a partir de uma concepção marcada de Educação Linguística (BRITTO, 2012) e, por isso, de um trabalho com a produção e correção de textos que conceba como foco o desenvolvimento dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, procuramos debater os limites e possibilidades impostos ao trabalho do professor de Língua Portuguesa, com atenção específica à produção textual escrita, dada a instauração do Ensino Remoto em resposta à emergência imposta pela pandemia mundial do vírus Sars-CoV-2. Nesse sentido, dividimos este artigo em três partes, em que (i) delimitamos os contornos em que se dá o trabalho do professor de língua portuguesa em relação ao uso das tecnologias e a emergência de sua instauração; (ii) a importância da compreensão docente acerca dos objetivos que movem sua ação e da entrada das tecnologias como ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, mas que não são o próprio processo e (iii) a possibilidade de uma formação que extrapole o cotidiano e se coloque em favor da formação humana integral. Esperamos, com este artigo, contribuir com professor de língua portuguesa no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua em contextos escolares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996 10.5281/zenodo.10121365 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.10121365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996/1890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23 Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23 Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23 Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785716056064 |