A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thessing, Aline Francieli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Daniela Cristina da Silva, Lima, Phelippe Rave Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996
Resumo: Neste artigo, a partir de uma concepção marcada de Educação Linguística (BRITTO, 2012) e, por isso, de um trabalho com a produção e correção de textos que conceba como foco o desenvolvimento dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, procuramos debater os limites e possibilidades impostos ao trabalho do professor de Língua Portuguesa, com atenção específica à produção textual escrita, dada a instauração do Ensino Remoto em resposta à emergência imposta pela pandemia mundial do vírus Sars-CoV-2. Nesse sentido, dividimos este artigo em três partes, em que (i) delimitamos os contornos em que se dá o trabalho do professor de língua portuguesa em relação ao uso das tecnologias e a emergência de sua instauração; (ii) a importância da compreensão docente acerca dos objetivos que movem sua ação e da entrada das tecnologias como ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, mas que não são o próprio processo e (iii) a possibilidade de uma formação que extrapole o cotidiano e se coloque em favor da formação humana integral. Esperamos, com este artigo, contribuir com professor de língua portuguesa no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua em contextos escolares.
id UFCG-2_5e772092f9feda4071d6a0c52d5a54be
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1996
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?Produção Textual EscritaCorreção de textosEducação LinguísticaFormação HumanaEnsino Remoto Neste artigo, a partir de uma concepção marcada de Educação Linguística (BRITTO, 2012) e, por isso, de um trabalho com a produção e correção de textos que conceba como foco o desenvolvimento dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, procuramos debater os limites e possibilidades impostos ao trabalho do professor de Língua Portuguesa, com atenção específica à produção textual escrita, dada a instauração do Ensino Remoto em resposta à emergência imposta pela pandemia mundial do vírus Sars-CoV-2. Nesse sentido, dividimos este artigo em três partes, em que (i) delimitamos os contornos em que se dá o trabalho do professor de língua portuguesa em relação ao uso das tecnologias e a emergência de sua instauração; (ii) a importância da compreensão docente acerca dos objetivos que movem sua ação e da entrada das tecnologias como ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, mas que não são o próprio processo e (iii) a possibilidade de uma formação que extrapole o cotidiano e se coloque em favor da formação humana integral. Esperamos, com este artigo, contribuir com professor de língua portuguesa no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua em contextos escolares. Editora Universitaria da UFCG2021-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/199610.5281/zenodo.10121365Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-232317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996/1890© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThessing, Aline FrancieliGarcia, Daniela Cristina da SilvaLima, Phelippe Rave Soares de2023-11-18T00:36:48Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1996Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-11-18T00:36:48Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?
title A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?
spellingShingle A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?
Thessing, Aline Francieli
Produção Textual Escrita
Correção de textos
Educação Linguística
Formação Humana
Ensino Remoto
title_short A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?
title_full A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?
title_fullStr A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?
title_full_unstemmed A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?
title_sort A produção textual escrita e correção de textos em tempos de pandemia: é sobre o uso das tecnologias ou sobre possibilidades de promoção de uma formação humana integral?
author Thessing, Aline Francieli
author_facet Thessing, Aline Francieli
Garcia, Daniela Cristina da Silva
Lima, Phelippe Rave Soares de
author_role author
author2 Garcia, Daniela Cristina da Silva
Lima, Phelippe Rave Soares de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thessing, Aline Francieli
Garcia, Daniela Cristina da Silva
Lima, Phelippe Rave Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Produção Textual Escrita
Correção de textos
Educação Linguística
Formação Humana
Ensino Remoto
topic Produção Textual Escrita
Correção de textos
Educação Linguística
Formação Humana
Ensino Remoto
description Neste artigo, a partir de uma concepção marcada de Educação Linguística (BRITTO, 2012) e, por isso, de um trabalho com a produção e correção de textos que conceba como foco o desenvolvimento dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, procuramos debater os limites e possibilidades impostos ao trabalho do professor de Língua Portuguesa, com atenção específica à produção textual escrita, dada a instauração do Ensino Remoto em resposta à emergência imposta pela pandemia mundial do vírus Sars-CoV-2. Nesse sentido, dividimos este artigo em três partes, em que (i) delimitamos os contornos em que se dá o trabalho do professor de língua portuguesa em relação ao uso das tecnologias e a emergência de sua instauração; (ii) a importância da compreensão docente acerca dos objetivos que movem sua ação e da entrada das tecnologias como ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem, mas que não são o próprio processo e (iii) a possibilidade de uma formação que extrapole o cotidiano e se coloque em favor da formação humana integral. Esperamos, com este artigo, contribuir com professor de língua portuguesa no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua em contextos escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996
10.5281/zenodo.10121365
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10121365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1996/1890
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23
Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23
Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23
Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 12-23
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785716056064