Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era verificar o efeito das metodologias de correção de uma professora estagiária na reescrita do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente, pesquisa-ação; análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e das metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram que a professora utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa; que, na segunda versão dos artigos de opinião, os alunos conseguiram, na percepção da professora estagiária, evoluir e isso se deu porque as correções da professora atuaram como um andaime no qual os alunos se apoiaram para reescrever o texto. Na reescrita, a operação de retextualização mais utilizada foi a substituição, no entanto, há algumas ocorrências de inclusão, supressão, mas não há nenhum caso de reordenação. Esses resultados são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escola na Educação Básica. |
id |
UFCG_dc8ff3f8f2fa32816066824e8abb6b5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28693 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.The effects of a trainee teacher's text correction methodologies on student rewriting.Correção de textosMetodologia de correção de textosReescrita - correção de textosEnsino de escritaEstágio docente - correção de textoArtigo de opiniãoRetextualizaçãoCorrection of textsText correction methodologyRewrite - correction of textsWriting teachingTeaching internship - text correctionOpinion articleRetextualizationLinguísticaNeste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era verificar o efeito das metodologias de correção de uma professora estagiária na reescrita do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente, pesquisa-ação; análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e das metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram que a professora utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa; que, na segunda versão dos artigos de opinião, os alunos conseguiram, na percepção da professora estagiária, evoluir e isso se deu porque as correções da professora atuaram como um andaime no qual os alunos se apoiaram para reescrever o texto. Na reescrita, a operação de retextualização mais utilizada foi a substituição, no entanto, há algumas ocorrências de inclusão, supressão, mas não há nenhum caso de reordenação. Esses resultados são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escola na Educação Básica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBAZARIM, Milene.BAZARIM, M.SILVEIRA, Micaela Sá da.SILVEIRA, M. S.REINALDO, Maria Augusta de Macedo.REINALDO, M. A. M.ALVES, Maria de Fátima.ALVES, M. F.SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra.2018-03-232023-01-06T18:51:26Z2023-01-062023-01-06T18:51:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-06T18:52:04Zoai:localhost:riufcg/28693Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-06T18:52:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. The effects of a trainee teacher's text correction methodologies on student rewriting. |
title |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. |
spellingShingle |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Correção de textos Metodologia de correção de textos Reescrita - correção de textos Ensino de escrita Estágio docente - correção de texto Artigo de opinião Retextualização Correction of texts Text correction methodology Rewrite - correction of texts Writing teaching Teaching internship - text correction Opinion article Retextualization Linguística |
title_short |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. |
title_full |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. |
title_fullStr |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. |
title_full_unstemmed |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. |
title_sort |
Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. |
author |
SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. |
author_facet |
SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BAZARIM, Milene. BAZARIM, M. SILVEIRA, Micaela Sá da. SILVEIRA, M. S. REINALDO, Maria Augusta de Macedo. REINALDO, M. A. M. ALVES, Maria de Fátima. ALVES, M. F. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Correção de textos Metodologia de correção de textos Reescrita - correção de textos Ensino de escrita Estágio docente - correção de texto Artigo de opinião Retextualização Correction of texts Text correction methodology Rewrite - correction of texts Writing teaching Teaching internship - text correction Opinion article Retextualization Linguística |
topic |
Correção de textos Metodologia de correção de textos Reescrita - correção de textos Ensino de escrita Estágio docente - correção de texto Artigo de opinião Retextualização Correction of texts Text correction methodology Rewrite - correction of texts Writing teaching Teaching internship - text correction Opinion article Retextualization Linguística |
description |
Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era verificar o efeito das metodologias de correção de uma professora estagiária na reescrita do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente, pesquisa-ação; análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e das metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram que a professora utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa; que, na segunda versão dos artigos de opinião, os alunos conseguiram, na percepção da professora estagiária, evoluir e isso se deu porque as correções da professora atuaram como um andaime no qual os alunos se apoiaram para reescrever o texto. Na reescrita, a operação de retextualização mais utilizada foi a substituição, no entanto, há algumas ocorrências de inclusão, supressão, mas não há nenhum caso de reordenação. Esses resultados são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escola na Educação Básica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 2023-01-06T18:51:26Z 2023-01-06 2023-01-06T18:51:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693 SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744567426088960 |