Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693
Resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era verificar o efeito das metodologias de correção de uma professora estagiária na reescrita do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente, pesquisa-ação; análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e das metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram que a professora utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa; que, na segunda versão dos artigos de opinião, os alunos conseguiram, na percepção da professora estagiária, evoluir e isso se deu porque as correções da professora atuaram como um andaime no qual os alunos se apoiaram para reescrever o texto. Na reescrita, a operação de retextualização mais utilizada foi a substituição, no entanto, há algumas ocorrências de inclusão, supressão, mas não há nenhum caso de reordenação. Esses resultados são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escola na Educação Básica.
id UFCG_dc8ff3f8f2fa32816066824e8abb6b5a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28693
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.The effects of a trainee teacher's text correction methodologies on student rewriting.Correção de textosMetodologia de correção de textosReescrita - correção de textosEnsino de escritaEstágio docente - correção de textoArtigo de opiniãoRetextualizaçãoCorrection of textsText correction methodologyRewrite - correction of textsWriting teachingTeaching internship - text correctionOpinion articleRetextualizationLinguísticaNeste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era verificar o efeito das metodologias de correção de uma professora estagiária na reescrita do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente, pesquisa-ação; análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e das metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram que a professora utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa; que, na segunda versão dos artigos de opinião, os alunos conseguiram, na percepção da professora estagiária, evoluir e isso se deu porque as correções da professora atuaram como um andaime no qual os alunos se apoiaram para reescrever o texto. Na reescrita, a operação de retextualização mais utilizada foi a substituição, no entanto, há algumas ocorrências de inclusão, supressão, mas não há nenhum caso de reordenação. Esses resultados são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escola na Educação Básica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBAZARIM, Milene.BAZARIM, M.SILVEIRA, Micaela Sá da.SILVEIRA, M. S.REINALDO, Maria Augusta de Macedo.REINALDO, M. A. M.ALVES, Maria de Fátima.ALVES, M. F.SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra.2018-03-232023-01-06T18:51:26Z2023-01-062023-01-06T18:51:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-06T18:52:04Zoai:localhost:riufcg/28693Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-06T18:52:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
The effects of a trainee teacher's text correction methodologies on student rewriting.
title Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
spellingShingle Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra.
Correção de textos
Metodologia de correção de textos
Reescrita - correção de textos
Ensino de escrita
Estágio docente - correção de texto
Artigo de opinião
Retextualização
Correction of texts
Text correction methodology
Rewrite - correction of texts
Writing teaching
Teaching internship - text correction
Opinion article
Retextualization
Linguística
title_short Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
title_full Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
title_fullStr Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
title_full_unstemmed Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
title_sort Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno.
author SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra.
author_facet SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BAZARIM, Milene.
BAZARIM, M.
SILVEIRA, Micaela Sá da.
SILVEIRA, M. S.
REINALDO, Maria Augusta de Macedo.
REINALDO, M. A. M.
ALVES, Maria de Fátima.
ALVES, M. F.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra.
dc.subject.por.fl_str_mv Correção de textos
Metodologia de correção de textos
Reescrita - correção de textos
Ensino de escrita
Estágio docente - correção de texto
Artigo de opinião
Retextualização
Correction of texts
Text correction methodology
Rewrite - correction of texts
Writing teaching
Teaching internship - text correction
Opinion article
Retextualization
Linguística
topic Correção de textos
Metodologia de correção de textos
Reescrita - correção de textos
Ensino de escrita
Estágio docente - correção de texto
Artigo de opinião
Retextualização
Correction of texts
Text correction methodology
Rewrite - correction of texts
Writing teaching
Teaching internship - text correction
Opinion article
Retextualization
Linguística
description Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era verificar o efeito das metodologias de correção de uma professora estagiária na reescrita do aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias, principalmente, pesquisa-ação; análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises, fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo de opinião e das metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da linguagem. Os resultados mostram que a professora utiliza, simultaneamente, diversas metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa; que, na segunda versão dos artigos de opinião, os alunos conseguiram, na percepção da professora estagiária, evoluir e isso se deu porque as correções da professora atuaram como um andaime no qual os alunos se apoiaram para reescrever o texto. Na reescrita, a operação de retextualização mais utilizada foi a substituição, no entanto, há algumas ocorrências de inclusão, supressão, mas não há nenhum caso de reordenação. Esses resultados são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino e aprendizagem da escola na Educação Básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
2023-01-06T18:51:26Z
2023-01-06
2023-01-06T18:51:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693
SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693
identifier_str_mv SOUZA, Verônica Lourenço Bizerra. Os efeitos das metodologias de correção de textos de uma professora estagiária na reescrita do aluno. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744567426088960