Atividades de língua(gem) no livro didático: a tira cômica em foco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1859 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.186 O livro didático de português (LDP) constitui-se em um instrumento cultural que responde a diferentes contextos de exigências, como, por exemplo, aqueles voltados para o planejamento e implementação de currículo. Trazemos neste texto reflexões sobre o “como” as unidades LDP do 6º. anotrabalham a tira cômica nas atividades de língua(gem) como propõem os PCNs (1998). O corpus desta pesquisa é um livro da Scipione (TERRA; CAVALLETE, 2009), recorte de uma pesquisa maior em que se procura analisar, O referencial teórico que sustentará a análise são os estudos, sobretudo, de Rojo e Batista (2003), que discutem os propósitos do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Emrelação ao gênero, a teoria de Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2004). Ramos (2010) respalda o gênero tira cômica. A metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico, por meio de análise das unidades do livro que compõe o corpus. Pelo estudo realizado até o momento, observou-se que se torna fundamental, no processo de ensino-aprendizagem, uma reflexão sobre as atividades de língua(gem) propostas nos LDP, a partir das tiras cômicas, que não podem ser apenas um pretexto para o ensino da gramática normativa, mas sim um gênero capaz de levar o educando a pensar na língua oral e escrita como meios de interação social. |
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Atividades de língua(gem) no livro didático: a tira cômica em focoEnsino-aprendizagemGêneroLivro didáticoMultimodalidadeTira cômicaDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i2.186 O livro didático de português (LDP) constitui-se em um instrumento cultural que responde a diferentes contextos de exigências, como, por exemplo, aqueles voltados para o planejamento e implementação de currículo. Trazemos neste texto reflexões sobre o “como” as unidades LDP do 6º. anotrabalham a tira cômica nas atividades de língua(gem) como propõem os PCNs (1998). O corpus desta pesquisa é um livro da Scipione (TERRA; CAVALLETE, 2009), recorte de uma pesquisa maior em que se procura analisar, O referencial teórico que sustentará a análise são os estudos, sobretudo, de Rojo e Batista (2003), que discutem os propósitos do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Emrelação ao gênero, a teoria de Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2004). Ramos (2010) respalda o gênero tira cômica. A metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico, por meio de análise das unidades do livro que compõe o corpus. Pelo estudo realizado até o momento, observou-se que se torna fundamental, no processo de ensino-aprendizagem, uma reflexão sobre as atividades de língua(gem) propostas nos LDP, a partir das tiras cômicas, que não podem ser apenas um pretexto para o ensino da gramática normativa, mas sim um gênero capaz de levar o educando a pensar na língua oral e escrita como meios de interação social.Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1859Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 2 (2013): Revista Letras Raras; 34 - 51Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 2 (2013): Revista Letras Raras; 34 - 51Revista Letras Raras; Vol. 2 No 2 (2013): Revista Letras Raras; 34 - 51Revista Letras Raras; v. 2 n. 2 (2013): Revista Letras Raras; 34 - 512317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1859/1777© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Sandro Luis da 2024-01-04T23:48:12Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1859Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:48:12Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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