A tira cômica no livro didático de língua portuguesa e no caderno de apoio da Prefeitura de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yara Dias da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3995441
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46511
Resumo: Esta dissertação se propõe a estudar as tiras cômicas dentro da edição de 2009 do livro didático Português: a arte da palavra e do segundo capítulo do Caderno de Apoio e Aprendizagem de Língua Portuguesa, ambos destinados ao sétimo ano do Ensino Fundamental. Nossa proposta é verificar em que medida o tratamento dado a essas tiras contribui para o processo de leitura de gêneros multimodais a ser realizado pelo aluno, o que será feito por meio da análise das atividades propostas nas duas publicações. Para abordarmos tal proposta, iremos: 1) verificar o modo como as tiras são utilizadas nos materiais didáticos utilizados em salas de aula da cidade de São Paulo; 2) avaliar como se dá o processo de leitura delas nesses materiais; 3) observar de que modo se dá o diálogo entre tais materiais didáticos e os documentos oficiais de ensino no país. À luz dos conceitos da Linguística Textual, articulados com premissas teóricas relacionadas às histórias em quadrinhos e com base em pesquisas e em documentos oficiais sobre ensino no Brasil, buscamos realizar uma análise dessa linguagem dentro do contexto escolar. Da Linguística Textual, ancoramo-nos nas concepções de texto, objeto de discurso, inferência, conhecimento prévio (KOCH, 2009, 2013) e como essa corrente teórica tem lido o conceito de multimodalidade desenvolvido por Kress e Van Leeuwen (2001). Em relação aos quadrinhos, tomamos por base as definições de hipergênero (RAMOS, 2011; MAINGUENEAU, 2006, 2015), e de elementos constituintes dessa linguagem (RAMOS, 2014a; CAGNIN, 1975). Dos documentos oficiais, analisaremos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no que se refere ao aspecto leitura. Das Orientações Curriculares e Proposição de expectativas de aprendizagem de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, além da leitura, selecionamos ainda o que é apresentado como expectativa a ser atingida, especificamente na leitura dos quadrinhos. Em relação à Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/1996), baseamo-nos no fato de esta ter efetivado a mudança na concepção de língua e de ensino de Língua Portuguesa, o que gerou uma mudança nos materiais didáticos. No que diz respeito à concepção de livro didático de Língua Portuguesa, estamos ancorados em Bunzen (2005) e Mendonça (2012). Em relação à sua trajetória no Brasil, tomaremos por base Dias (2010), Oliveira (1984), Rojo & Batista (2003), Jurado & Rojo (2006), além dos sites do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) e da ABRELIVOS (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares). A partir das análises foi possível constatar que foram apresentadas atividades que não se reduziam à análise linguística, porém, a maior parte dos exercícios propostos tratava os quadrinhos, especificamente as tiras cômicas, de forma marginalizada, sempre com o intuito de aprendizagem de conteúdo gramatical, sem que fosse levado em consideração o sentido das tiras, muitas vezes inapropriado para o público a que o material se destinava. Tal forma de abordagem vem comprovar o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo os quais o trabalho unicamente voltado à verificação do conteúdo gramatical é ultrapassado por não permitir a formação de um cidadão crítico. Dessa forma, nosso intuito foi mostrar que há maneiras de propor exercícios que explorem a articulação dos elementos linguísticos aos visuais, na leitura desses textos multimodais, contribuindo sobremaneira para a formação leitora do aluno, auxiliando-o na construção da consciência crítica a respeito do que perpassa sua realidade, permitindo, assim, que a função da escola se cumpra e que se forme efetivamente um cidadão, conforme estabelecem os PCN. A abordagem dos quadrinhos centrada no contexto de produção, bem como nos elementos não-verbais aliados aos verbais, pode instigar o interesse do aluno e tornar-se um recurso poderoso para o professor, na medida em que exercita o trabalho com os textos compostos por mais de uma modalidade, que exigem articulação de informações, acionamento dos conhecimentos prévios, inferências, troca de experiências com os colegas, para que se construa um dos muitos sentidos possíveis. Dessa forma, é possível contribuir de maneira expressiva com o desenvolvimento do processo de construção de sentido desses textos, auxiliando o estudante a desenvolver sua capacidade leitora.
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Nossa proposta é verificar em que medida o tratamento dado a essas tiras contribui para o processo de leitura de gêneros multimodais a ser realizado pelo aluno, o que será feito por meio da análise das atividades propostas nas duas publicações. Para abordarmos tal proposta, iremos: 1) verificar o modo como as tiras são utilizadas nos materiais didáticos utilizados em salas de aula da cidade de São Paulo; 2) avaliar como se dá o processo de leitura delas nesses materiais; 3) observar de que modo se dá o diálogo entre tais materiais didáticos e os documentos oficiais de ensino no país. À luz dos conceitos da Linguística Textual, articulados com premissas teóricas relacionadas às histórias em quadrinhos e com base em pesquisas e em documentos oficiais sobre ensino no Brasil, buscamos realizar uma análise dessa linguagem dentro do contexto escolar. Da Linguística Textual, ancoramo-nos nas concepções de texto, objeto de discurso, inferência, conhecimento prévio (KOCH, 2009, 2013) e como essa corrente teórica tem lido o conceito de multimodalidade desenvolvido por Kress e Van Leeuwen (2001). Em relação aos quadrinhos, tomamos por base as definições de hipergênero (RAMOS, 2011; MAINGUENEAU, 2006, 2015), e de elementos constituintes dessa linguagem (RAMOS, 2014a; CAGNIN, 1975). Dos documentos oficiais, analisaremos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no que se refere ao aspecto leitura. Das Orientações Curriculares e Proposição de expectativas de aprendizagem de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, além da leitura, selecionamos ainda o que é apresentado como expectativa a ser atingida, especificamente na leitura dos quadrinhos. Em relação à Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/1996), baseamo-nos no fato de esta ter efetivado a mudança na concepção de língua e de ensino de Língua Portuguesa, o que gerou uma mudança nos materiais didáticos. No que diz respeito à concepção de livro didático de Língua Portuguesa, estamos ancorados em Bunzen (2005) e Mendonça (2012). Em relação à sua trajetória no Brasil, tomaremos por base Dias (2010), Oliveira (1984), Rojo & Batista (2003), Jurado & Rojo (2006), além dos sites do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) e da ABRELIVOS (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares). A partir das análises foi possível constatar que foram apresentadas atividades que não se reduziam à análise linguística, porém, a maior parte dos exercícios propostos tratava os quadrinhos, especificamente as tiras cômicas, de forma marginalizada, sempre com o intuito de aprendizagem de conteúdo gramatical, sem que fosse levado em consideração o sentido das tiras, muitas vezes inapropriado para o público a que o material se destinava. Tal forma de abordagem vem comprovar o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo os quais o trabalho unicamente voltado à verificação do conteúdo gramatical é ultrapassado por não permitir a formação de um cidadão crítico. Dessa forma, nosso intuito foi mostrar que há maneiras de propor exercícios que explorem a articulação dos elementos linguísticos aos visuais, na leitura desses textos multimodais, contribuindo sobremaneira para a formação leitora do aluno, auxiliando-o na construção da consciência crítica a respeito do que perpassa sua realidade, permitindo, assim, que a função da escola se cumpra e que se forme efetivamente um cidadão, conforme estabelecem os PCN. A abordagem dos quadrinhos centrada no contexto de produção, bem como nos elementos não-verbais aliados aos verbais, pode instigar o interesse do aluno e tornar-se um recurso poderoso para o professor, na medida em que exercita o trabalho com os textos compostos por mais de uma modalidade, que exigem articulação de informações, acionamento dos conhecimentos prévios, inferências, troca de experiências com os colegas, para que se construa um dos muitos sentidos possíveis. Dessa forma, é possível contribuir de maneira expressiva com o desenvolvimento do processo de construção de sentido desses textos, auxiliando o estudante a desenvolver sua capacidade leitora.This dissertation aims to study the comic strips in the 2009 edition of the textbook Portuguese: the art of the word and the second chapter of the Portuguese Language schoolbook for learning and support, both of them are destined for the seventh grade of elementary school. Our proposal is to check how these strips contributes to the reading of multimodal genres process to be performed by the student, which will be done through analysis of the proposed activities in these two publications. To approach this proposal, we will: 1) verify how the strips are taken in the teaching materials used in classrooms of São Paulo; 2) evaluate how the process of reading them in these materials is; 3) observe how is the dialogue between these educational materials and official documents of education in the country. We are based on the concepts of linguistics Textual, which are articulated with theoretical assumptions related to comics and based on research and official documents on education in Brazil, we seek to carry out an analysis of the language within the school context. From Linguistics Textual, we rely on the text concepts, discourse object, inference, previous knowledge (KOCH, 2009, 2013) and multimodality (Kress, Van Leeuwen, 2001). To regard the comics, we based on hipergenre settings (RAMOS, 2011; MAINGUENEAU, 2006, 2015), and constituent elements of language (RAMOS, 2014th; Cagnin, 1975). From Official documents, we will review the National Curriculum Parameters (PCN) in relation to the reading aspect. The Curriculum Guidelines and Proposal of Portuguese Language learning expectations of elementary school, in addition to reading, we selected what is presented as expected to be achieved, specifically in reading the comics. We also seek to bring and analyze what is said in both materials on the role of the professor of Portuguese language in the classroom. We also focus on the Law for Education Basis in Brazil (LDB 9.394 / 1996), we rely on the fact that it has effected a change in the conception of language and teaching of Portuguese language, which generated a change in teaching materials. Regarding to the design of textbook Portuguese, we are based on Bunzen (2005) and Mendonça (2012). To understand the way of textbook in Brazil, we will rely on Dias (2010), Oliveira (1984), Rojo & Batista (2003), Jury & Rojo (2006), in addition to sites FNDE (National Fund for Education Development) and ABRELIVOS (Brazilian Association of School Books Publishers). From the analysis it was found that activities were presented that is not reduced to linguistic analysis, however, most of the exercises was the comics, specifically the comic strips of marginalized way, always with the grammatical content learning objective, without being taken into consideration the direction of the strips, often unsuitable for the public to which the material is intended. Such an approach proves what they say the National Curriculum Parameters, under which the only aimed at checking the grammatical content work is exceeded by not allowing the formation of a critical citizen. Thus, our aim was to show that there are ways to propose exercises that explore the articulation of linguistic elements to visual, reading these multimodal texts, contributing greatly to the reader student education, assisting him in building critical awareness about what runs through your reality, thus allowing the school function is fulfilled and to form effectively a citizen, as established by PCN. The approach of comics focused on the production level as well as in non-verbal elements allied to verbal, can instigate the student's interest and become a powerful resource for the teacher, as exercising the work with texts composed by more than one method, which require joint information, activation of prior knowledge, inferences, exchange experience with colleagues, to be built one of the many possible meanings. Thus, it is possible to contribute in a significant way to the development of the construction process of meaning of these texts, helping students develop their reading capacity.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)quadrinhosensinoleituratira cômicalivro didáticocaderno de apoiocomicsteachingreadingcomic striptextbookschoolbook for learning portuguese languageA tira cômica no livro didático de língua portuguesa e no caderno de apoio da Prefeitura de São PauloThe Comic Strips in textbook Portuguese and in Portuguese Language schoolbook for learning and supportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasLingüística, letras e artesLetrasORIGINALYARA DIAS DA SILVA.pdfYARA DIAS DA SILVA.pdfapplication/pdf12885312${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46511/1/YARA%20DIAS%20DA%20SILVA.pdf4e1785df43868a718f4da63df9eb30f1MD51open accessTEXTYARA DIAS DA SILVA.pdf.txtYARA DIAS DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain343540${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46511/2/YARA%20DIAS%20DA%20SILVA.pdf.txtb03e80b93de3586490c81a2a4117b5d6MD52open accessTHUMBNAILYARA DIAS DA SILVA.pdf.jpgYARA DIAS DA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3896${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46511/4/YARA%20DIAS%20DA%20SILVA.pdf.jpgcb4c3c6c186ed6808d7c9f8a480990dcMD54open access11600/465112023-05-15 09:40:15.402open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46511Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:40:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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