Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sabrina Anacleto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Juliana Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000
Resumo: Com o advento da pandemia do novo coronavírus, a necessidade do isolamento fez com que muitos profissionais da educação criassem métodos alternativos para se adaptarem à nova realidade de ministrar aulas práticas fora do ambiente do laboratório e da escola. Nesse contexto, a interdisciplinaridade torna-se uma aliada no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a interação de conteúdos de áreas distintas e favorecendo a aprendizagem. Nas aulas de Redação e Biologia de uma instituição pública federal, promoveu-se uma atividade interdisciplinar de produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) com o uso de tecnologias digitais. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida os alunos empregaram em seus textos as características do gênero textual HQ, articulando com uma narrativa que demonstrasse domínio dos conceitos acerca das funções e das características das organelas. Do ponto de vista metodológico, este é um estudo de caso em que foram realizadas análises com uma abordagem qualitativa das HQs produzidas pelos alunos. A análise dessas produções revelou que os alunos conseguiram produzir um texto adequado ao gênero textual que refletia os conhecimentos da área de Biologia. Em relação ao uso das tecnologias, foi observado que 70% das produções foram construídas com o auxílio de alguma ferramenta digital.
id UFCG-2_6c1a379dbdc3e89364b60acc49056ad9
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2000
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e LinguagensTDICProdução de textosHistórias em quadrinhosCélulasOrganelas Com o advento da pandemia do novo coronavírus, a necessidade do isolamento fez com que muitos profissionais da educação criassem métodos alternativos para se adaptarem à nova realidade de ministrar aulas práticas fora do ambiente do laboratório e da escola. Nesse contexto, a interdisciplinaridade torna-se uma aliada no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a interação de conteúdos de áreas distintas e favorecendo a aprendizagem. Nas aulas de Redação e Biologia de uma instituição pública federal, promoveu-se uma atividade interdisciplinar de produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) com o uso de tecnologias digitais. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida os alunos empregaram em seus textos as características do gênero textual HQ, articulando com uma narrativa que demonstrasse domínio dos conceitos acerca das funções e das características das organelas. Do ponto de vista metodológico, este é um estudo de caso em que foram realizadas análises com uma abordagem qualitativa das HQs produzidas pelos alunos. A análise dessas produções revelou que os alunos conseguiram produzir um texto adequado ao gênero textual que refletia os conhecimentos da área de Biologia. Em relação ao uso das tecnologias, foi observado que 70% das produções foram construídas com o auxílio de alguma ferramenta digital. Editora Universitaria da UFCG2021-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/200010.5281/zenodo.10121469Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-682317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000/1894© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Sabrina AnacletoBarbosa, Juliana Neves2023-11-18T00:36:48Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2000Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-11-18T00:36:48Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens
title Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens
spellingShingle Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens
Teixeira, Sabrina Anacleto
TDIC
Produção de textos
Histórias em quadrinhos
Células
Organelas
title_short Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens
title_full Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens
title_fullStr Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens
title_full_unstemmed Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens
title_sort Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens
author Teixeira, Sabrina Anacleto
author_facet Teixeira, Sabrina Anacleto
Barbosa, Juliana Neves
author_role author
author2 Barbosa, Juliana Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sabrina Anacleto
Barbosa, Juliana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC
Produção de textos
Histórias em quadrinhos
Células
Organelas
topic TDIC
Produção de textos
Histórias em quadrinhos
Células
Organelas
description Com o advento da pandemia do novo coronavírus, a necessidade do isolamento fez com que muitos profissionais da educação criassem métodos alternativos para se adaptarem à nova realidade de ministrar aulas práticas fora do ambiente do laboratório e da escola. Nesse contexto, a interdisciplinaridade torna-se uma aliada no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a interação de conteúdos de áreas distintas e favorecendo a aprendizagem. Nas aulas de Redação e Biologia de uma instituição pública federal, promoveu-se uma atividade interdisciplinar de produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) com o uso de tecnologias digitais. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida os alunos empregaram em seus textos as características do gênero textual HQ, articulando com uma narrativa que demonstrasse domínio dos conceitos acerca das funções e das características das organelas. Do ponto de vista metodológico, este é um estudo de caso em que foram realizadas análises com uma abordagem qualitativa das HQs produzidas pelos alunos. A análise dessas produções revelou que os alunos conseguiram produzir um texto adequado ao gênero textual que refletia os conhecimentos da área de Biologia. Em relação ao uso das tecnologias, foi observado que 70% das produções foram construídas com o auxílio de alguma ferramenta digital.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000
10.5281/zenodo.10121469
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10121469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000/1894
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68
Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68
Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68
Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785722347520