Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000 |
Resumo: | Com o advento da pandemia do novo coronavírus, a necessidade do isolamento fez com que muitos profissionais da educação criassem métodos alternativos para se adaptarem à nova realidade de ministrar aulas práticas fora do ambiente do laboratório e da escola. Nesse contexto, a interdisciplinaridade torna-se uma aliada no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a interação de conteúdos de áreas distintas e favorecendo a aprendizagem. Nas aulas de Redação e Biologia de uma instituição pública federal, promoveu-se uma atividade interdisciplinar de produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) com o uso de tecnologias digitais. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida os alunos empregaram em seus textos as características do gênero textual HQ, articulando com uma narrativa que demonstrasse domínio dos conceitos acerca das funções e das características das organelas. Do ponto de vista metodológico, este é um estudo de caso em que foram realizadas análises com uma abordagem qualitativa das HQs produzidas pelos alunos. A análise dessas produções revelou que os alunos conseguiram produzir um texto adequado ao gênero textual que refletia os conhecimentos da área de Biologia. Em relação ao uso das tecnologias, foi observado que 70% das produções foram construídas com o auxílio de alguma ferramenta digital. |
id |
UFCG-2_6c1a379dbdc3e89364b60acc49056ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2000 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e LinguagensTDICProdução de textosHistórias em quadrinhosCélulasOrganelas Com o advento da pandemia do novo coronavírus, a necessidade do isolamento fez com que muitos profissionais da educação criassem métodos alternativos para se adaptarem à nova realidade de ministrar aulas práticas fora do ambiente do laboratório e da escola. Nesse contexto, a interdisciplinaridade torna-se uma aliada no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a interação de conteúdos de áreas distintas e favorecendo a aprendizagem. Nas aulas de Redação e Biologia de uma instituição pública federal, promoveu-se uma atividade interdisciplinar de produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) com o uso de tecnologias digitais. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida os alunos empregaram em seus textos as características do gênero textual HQ, articulando com uma narrativa que demonstrasse domínio dos conceitos acerca das funções e das características das organelas. Do ponto de vista metodológico, este é um estudo de caso em que foram realizadas análises com uma abordagem qualitativa das HQs produzidas pelos alunos. A análise dessas produções revelou que os alunos conseguiram produzir um texto adequado ao gênero textual que refletia os conhecimentos da área de Biologia. Em relação ao uso das tecnologias, foi observado que 70% das produções foram construídas com o auxílio de alguma ferramenta digital. Editora Universitaria da UFCG2021-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/200010.5281/zenodo.10121469Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-682317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000/1894© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Sabrina AnacletoBarbosa, Juliana Neves2023-11-18T00:36:48Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2000Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-11-18T00:36:48Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens |
title |
Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens |
spellingShingle |
Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens Teixeira, Sabrina Anacleto TDIC Produção de textos Histórias em quadrinhos Células Organelas |
title_short |
Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens |
title_full |
Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens |
title_fullStr |
Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens |
title_full_unstemmed |
Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens |
title_sort |
Produção de Histórias em Quadrinhos on-line na abordagem interdisciplinar de ensino de Biologia e Linguagens |
author |
Teixeira, Sabrina Anacleto |
author_facet |
Teixeira, Sabrina Anacleto Barbosa, Juliana Neves |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Juliana Neves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Sabrina Anacleto Barbosa, Juliana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC Produção de textos Histórias em quadrinhos Células Organelas |
topic |
TDIC Produção de textos Histórias em quadrinhos Células Organelas |
description |
Com o advento da pandemia do novo coronavírus, a necessidade do isolamento fez com que muitos profissionais da educação criassem métodos alternativos para se adaptarem à nova realidade de ministrar aulas práticas fora do ambiente do laboratório e da escola. Nesse contexto, a interdisciplinaridade torna-se uma aliada no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a interação de conteúdos de áreas distintas e favorecendo a aprendizagem. Nas aulas de Redação e Biologia de uma instituição pública federal, promoveu-se uma atividade interdisciplinar de produção de Histórias em Quadrinhos (HQs) com o uso de tecnologias digitais. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida os alunos empregaram em seus textos as características do gênero textual HQ, articulando com uma narrativa que demonstrasse domínio dos conceitos acerca das funções e das características das organelas. Do ponto de vista metodológico, este é um estudo de caso em que foram realizadas análises com uma abordagem qualitativa das HQs produzidas pelos alunos. A análise dessas produções revelou que os alunos conseguiram produzir um texto adequado ao gênero textual que refletia os conhecimentos da área de Biologia. Em relação ao uso das tecnologias, foi observado que 70% das produções foram construídas com o auxílio de alguma ferramenta digital. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000 10.5281/zenodo.10121469 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.10121469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2000/1894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68 Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68 Revista Letras Raras; Vol. 10 No 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68 Revista Letras Raras; v. 10 n. 2 (2021): Dossiê: Produção e correção de textos mediadas por tecnologias digitais: possibilidades e desafios; 44-68 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785722347520 |