As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094 |
Resumo: | O livro didático é a principal ferramenta de ensino nas aulas de língua portuguesa. O presente estudo busca descrever e analisar os exercícios de leitura e compreensão textual de dois Livros Didáticos, um do 6º ano e outro do 9º ano, a partir da Linguística Aplicada e da Linguística Textual. Para a análise, foram selecionados quatorze textos narrativos presentes nos livros e descritos e analisados como são estruturados os questionários de compreensão, verificando como as palavras empregadas para fazer as perguntas interferem nas habilidades que são desenvolvidas ou esperadas para os alunos em sala de aula. Evidencia-se a importância da complementação de exercícios mais sistemáticos e reflexivos, a implementação de uma sequência mais bem estruturada desses exercícios, a ampliação de atividades orais em sala de aula e também a importância de professores se basearem no ensino de elementos linguísticos para a promoção da compreensão baseada na linguagem e seu uso |
id |
UFCG-2_74f94051d2fd958a640f23e6914089aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2094 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua PortuguesaLeituraCompreensão textualEnsinoO livro didático é a principal ferramenta de ensino nas aulas de língua portuguesa. O presente estudo busca descrever e analisar os exercícios de leitura e compreensão textual de dois Livros Didáticos, um do 6º ano e outro do 9º ano, a partir da Linguística Aplicada e da Linguística Textual. Para a análise, foram selecionados quatorze textos narrativos presentes nos livros e descritos e analisados como são estruturados os questionários de compreensão, verificando como as palavras empregadas para fazer as perguntas interferem nas habilidades que são desenvolvidas ou esperadas para os alunos em sala de aula. Evidencia-se a importância da complementação de exercícios mais sistemáticos e reflexivos, a implementação de uma sequência mais bem estruturada desses exercícios, a ampliação de atividades orais em sala de aula e também a importância de professores se basearem no ensino de elementos linguísticos para a promoção da compreensão baseada na linguagem e seu usoEditora Universitaria da UFCG2021-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/209410.5281/zenodo.10276736Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142Revista Letras Raras; Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142Revista Letras Raras; v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-1422317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094/2020© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana da Martins, Iane Maria Santos 2023-12-07T16:20:00Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2094Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-12-07T16:20Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa |
title |
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa Silva, Adriana da Leitura Compreensão textual Ensino |
title_short |
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa |
title_full |
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa |
title_sort |
As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa |
author |
Silva, Adriana da |
author_facet |
Silva, Adriana da Martins, Iane Maria Santos |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Iane Maria Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriana da Martins, Iane Maria Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Compreensão textual Ensino |
topic |
Leitura Compreensão textual Ensino |
description |
O livro didático é a principal ferramenta de ensino nas aulas de língua portuguesa. O presente estudo busca descrever e analisar os exercícios de leitura e compreensão textual de dois Livros Didáticos, um do 6º ano e outro do 9º ano, a partir da Linguística Aplicada e da Linguística Textual. Para a análise, foram selecionados quatorze textos narrativos presentes nos livros e descritos e analisados como são estruturados os questionários de compreensão, verificando como as palavras empregadas para fazer as perguntas interferem nas habilidades que são desenvolvidas ou esperadas para os alunos em sala de aula. Evidencia-se a importância da complementação de exercícios mais sistemáticos e reflexivos, a implementação de uma sequência mais bem estruturada desses exercícios, a ampliação de atividades orais em sala de aula e também a importância de professores se basearem no ensino de elementos linguísticos para a promoção da compreensão baseada na linguagem e seu uso |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094 10.5281/zenodo.10276736 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.10276736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094/2020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142 Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142 Revista Letras Raras; Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142 Revista Letras Raras; v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785958277120 |