As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Iane Maria Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094
Resumo: O livro didático é a principal ferramenta de ensino nas aulas de língua portuguesa. O presente estudo busca descrever e analisar os exercícios de leitura e compreensão textual de dois Livros Didáticos, um do 6º ano e outro do 9º ano, a partir da Linguística Aplicada e da Linguística Textual. Para a análise, foram selecionados quatorze textos narrativos presentes nos livros e descritos e analisados como são estruturados os questionários de compreensão, verificando como as palavras empregadas para fazer as perguntas interferem nas habilidades que são desenvolvidas ou esperadas para os alunos em sala de aula. Evidencia-se a importância da complementação de exercícios mais sistemáticos e reflexivos, a implementação de uma sequência mais bem estruturada desses exercícios, a ampliação de atividades orais em sala de aula e também a importância de professores se basearem no ensino de elementos linguísticos para a promoção da compreensão baseada na linguagem e seu uso
id UFCG-2_74f94051d2fd958a640f23e6914089aa
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2094
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua PortuguesaLeituraCompreensão textualEnsinoO livro didático é a principal ferramenta de ensino nas aulas de língua portuguesa. O presente estudo busca descrever e analisar os exercícios de leitura e compreensão textual de dois Livros Didáticos, um do 6º ano e outro do 9º ano, a partir da Linguística Aplicada e da Linguística Textual. Para a análise, foram selecionados quatorze textos narrativos presentes nos livros e descritos e analisados como são estruturados os questionários de compreensão, verificando como as palavras empregadas para fazer as perguntas interferem nas habilidades que são desenvolvidas ou esperadas para os alunos em sala de aula. Evidencia-se a importância da complementação de exercícios mais sistemáticos e reflexivos, a implementação de uma sequência mais bem estruturada desses exercícios, a ampliação de atividades orais em sala de aula e também a importância de professores se basearem no ensino de elementos linguísticos para a promoção da compreensão baseada na linguagem e seu usoEditora Universitaria da UFCG2021-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/209410.5281/zenodo.10276736Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142Revista Letras Raras; Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142Revista Letras Raras; v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-1422317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094/2020© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana da Martins, Iane Maria Santos 2023-12-07T16:20:00Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/2094Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-12-07T16:20Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
title As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
spellingShingle As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
Silva, Adriana da
Leitura
Compreensão textual
Ensino
title_short As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
title_full As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
title_fullStr As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
title_sort As atividades de leitura e compreensão textual: uma análise dos verbos imperativos e dos pronomes interrogativos em Livros Didáticos de uma coleção de Língua Portuguesa
author Silva, Adriana da
author_facet Silva, Adriana da
Martins, Iane Maria Santos
author_role author
author2 Martins, Iane Maria Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana da
Martins, Iane Maria Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão textual
Ensino
topic Leitura
Compreensão textual
Ensino
description O livro didático é a principal ferramenta de ensino nas aulas de língua portuguesa. O presente estudo busca descrever e analisar os exercícios de leitura e compreensão textual de dois Livros Didáticos, um do 6º ano e outro do 9º ano, a partir da Linguística Aplicada e da Linguística Textual. Para a análise, foram selecionados quatorze textos narrativos presentes nos livros e descritos e analisados como são estruturados os questionários de compreensão, verificando como as palavras empregadas para fazer as perguntas interferem nas habilidades que são desenvolvidas ou esperadas para os alunos em sala de aula. Evidencia-se a importância da complementação de exercícios mais sistemáticos e reflexivos, a implementação de uma sequência mais bem estruturada desses exercícios, a ampliação de atividades orais em sala de aula e também a importância de professores se basearem no ensino de elementos linguísticos para a promoção da compreensão baseada na linguagem e seu uso
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094
10.5281/zenodo.10276736
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10276736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2094/2020
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 10 No. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142
Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142
Revista Letras Raras; Vol. 10 No 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142
Revista Letras Raras; v. 10 n. 1 (2021): Letras em estudos contemporâneos; 122-142
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785958277120