LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Aline Lacerda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soares, Adriana Benevides, Sereto, Flavia Ferreira, Emmerick, Thamires de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2003
Resumo: Este estudo teve como objetivo mostrar como uma proposta de letramento pode contribuir para a formação de um futuro leitor proficiente na Educação Infantil. Participaram desta pesquisa 40 alunos de uma escola pública municipal. Foram utilizados dois questionários de compreensão textual, um com questões abertas e outro com questões objetivas. A análise dos resultados foi feita através da correção dos questionários e, em seguida, foi utilizado o teste t de Student como instrumento de comparação dos resultados. Os resultados mostraram que existem diferenças significativas entre as turmas no que diz respeito às inferências realizadas e, quanto aos instrumentos que os alunos respondem de forma diferente as perguntas de inferência e detalhes.
id UNISC-2_9153f171e6b14e300495f4f43741f655
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/2003
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação Infantilhabilidades de leituracompreensão textual.Este estudo teve como objetivo mostrar como uma proposta de letramento pode contribuir para a formação de um futuro leitor proficiente na Educação Infantil. Participaram desta pesquisa 40 alunos de uma escola pública municipal. Foram utilizados dois questionários de compreensão textual, um com questões abertas e outro com questões objetivas. A análise dos resultados foi feita através da correção dos questionários e, em seguida, foi utilizado o teste t de Student como instrumento de comparação dos resultados. Os resultados mostraram que existem diferenças significativas entre as turmas no que diz respeito às inferências realizadas e, quanto aos instrumentos que os alunos respondem de forma diferente as perguntas de inferência e detalhes.Unisc2013-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/200310.17058/barbaroi.v0i37.2003Barbarói; Nº 37 ANO 2012/2; 46-661982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2003/2354Vicente, Aline LacerdaSoares, Adriana BenevidesSereto, Flavia FerreiraEmmerick, Thamires de Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:51Zoai:ojs.online.unisc.br:article/2003Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:51Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vicente, Aline Lacerda
Educação Infantil
habilidades de leitura
compreensão textual.
title_short LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Vicente, Aline Lacerda
author_facet Vicente, Aline Lacerda
Soares, Adriana Benevides
Sereto, Flavia Ferreira
Emmerick, Thamires de Abreu
author_role author
author2 Soares, Adriana Benevides
Sereto, Flavia Ferreira
Emmerick, Thamires de Abreu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Aline Lacerda
Soares, Adriana Benevides
Sereto, Flavia Ferreira
Emmerick, Thamires de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
habilidades de leitura
compreensão textual.
topic Educação Infantil
habilidades de leitura
compreensão textual.
description Este estudo teve como objetivo mostrar como uma proposta de letramento pode contribuir para a formação de um futuro leitor proficiente na Educação Infantil. Participaram desta pesquisa 40 alunos de uma escola pública municipal. Foram utilizados dois questionários de compreensão textual, um com questões abertas e outro com questões objetivas. A análise dos resultados foi feita através da correção dos questionários e, em seguida, foi utilizado o teste t de Student como instrumento de comparação dos resultados. Os resultados mostraram que existem diferenças significativas entre as turmas no que diz respeito às inferências realizadas e, quanto aos instrumentos que os alunos respondem de forma diferente as perguntas de inferência e detalhes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2003
10.17058/barbaroi.v0i37.2003
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2003
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i37.2003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2003/2354
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 37 ANO 2012/2; 46-66
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1814254469166137344