Efeitos do plurilinguismo e intercompreensão na aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rudson Edson Gomes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1589
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.883   Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que procurou verificar como a abordagem plurilíngue pode possibilitar uma melhoria da compreensão de textos escritos em língua portuguesa. Descreveremos a metodologia e alguns dados quantitativos da pesquisa resultantes da inserção experimental da disciplina denominada de Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) na matriz curricular no município de Natal/RN/Brasil entre os anos de 2011 e 2012. Os resultados foram submetidos a uma série de técnicas condensadas, como o teste não paramétrico de Kruskal e Wallis (1952) e o teste paramétrico ANOVA, em esforço para conferir um maior rigor à análise dos resultados apontados no estudo, o que indicou uma tendência positiva quanto à compreensão da língua portuguesa por meio da análise de escores de provas e descrições escritas realizadas por 95 alunos na resolução de tarefas.
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