Normalização de textos escritos no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danielly Thaynara da Fonseca
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues, Márcia Candeia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1568
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i1.894   A escrita no ensino superior particulariza- se por estar associada ao uso e ao domínio de diversas normas de apresentação e de organização, conforme as Normas Brasileiras de Referência (NBRs), fornecidas pela ABNT. Conforme essa prática, objetivamos, de forma geral: Identificar, em diferentes áreas do conhecimento, o papel da ABNT e de diferentes NBRs na produção escrita do ensino superior. E, de modo específico: 1) Analisar documentos que atestem a adoção das NBRs como orientação e normalização da escrita acadêmica; 2) Descrever o que alunos de graduação revelam conhecer sobre as NBRs que orientam a produção e a organização de textos acadêmicos. Esta pesquisa insere-se no paradigma qualitativo e interpretativo de investigação (TOZZONI-REIS, 2010), na análise dos planos de curso das disciplinas que direta ou indiretamente adotam as NBRs para normalizar a apresentação dos gêneros escritos, dos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-PB). Enquanto resultado, os dados apontam que os planos de cursos não sinalizam de forma explícita e recorrente a prática de normalização de textos acadêmicos, o que pode impliicar em exaustivas tentativas de adequação do que se escreve ao conjunto de normas requisitadas pela própria disciplina ou instituição.
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