Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Mota
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138
Resumo: Comumente voltados à aprendizagem de conteúdos com fins comunicativos, livros didáticos de inglês como língua estrangeira nem sempre trazem à cena, de forma explícita e crítica, questões ideológicas que favoreçam uma perspectiva decolonial (MALDONADO-TORRES, 2019; MIGNOLO, 2018; OLIVEIRA, 2018; WALSH, 2018) do ensino de inglês e que tenham em tela o seu caráter ideológico (RAJAGOPALAN, 2004). Essas questões participam sub-repticiamente da composição de histórias únicas (ADICHIE, 2009), que atuam na construção de conceitos e preconceitos veiculados neles. Nessa construção, flagram-se tessituras discursivas ao lado de uma retórica de ausência – concebida a partir da noção de “formas de silêncio” (ORLANDI, 2007) –, que ora reforçam estereótipos, engendrados através do predomínio de uma visão hegemônica, ora promovem o apagamento de aspectos culturais que colocariam em cena a diversidade étnico-racial e sociocultural na língua inglesa, considerando os diversos países em que é falada. A partir dos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), sob o crivo metodológico da Análise Crítica do Discurso (MELO, 2018; VAN DIJK, 2015) e da Pesquisa Qualitativa Interpretativista (MOITA LOPES, 1994), este artigo tem o propósito de apresentar uma análise crítica de dois livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira. Conjugada a essa análise, apresenta alternativas para o desenvolvimento do pensamento crítico (HOOKS, 2010) através do uso de textos literários (BRUN, 2004; MOTA, 2010; PEREIRA, 2017) de contextos pós-coloniais com a finalidade de desconstruir uma retórica de produção de saberes de dicção unilateral e de matriz hegemônica.
id UFCG-2_7dc1af9053c6bca9840928c9ae5250a7
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1138
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonialInglêsLivro DidáticoDecolonialidadeLiteraturaEnsinoComumente voltados à aprendizagem de conteúdos com fins comunicativos, livros didáticos de inglês como língua estrangeira nem sempre trazem à cena, de forma explícita e crítica, questões ideológicas que favoreçam uma perspectiva decolonial (MALDONADO-TORRES, 2019; MIGNOLO, 2018; OLIVEIRA, 2018; WALSH, 2018) do ensino de inglês e que tenham em tela o seu caráter ideológico (RAJAGOPALAN, 2004). Essas questões participam sub-repticiamente da composição de histórias únicas (ADICHIE, 2009), que atuam na construção de conceitos e preconceitos veiculados neles. Nessa construção, flagram-se tessituras discursivas ao lado de uma retórica de ausência – concebida a partir da noção de “formas de silêncio” (ORLANDI, 2007) –, que ora reforçam estereótipos, engendrados através do predomínio de uma visão hegemônica, ora promovem o apagamento de aspectos culturais que colocariam em cena a diversidade étnico-racial e sociocultural na língua inglesa, considerando os diversos países em que é falada. A partir dos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), sob o crivo metodológico da Análise Crítica do Discurso (MELO, 2018; VAN DIJK, 2015) e da Pesquisa Qualitativa Interpretativista (MOITA LOPES, 1994), este artigo tem o propósito de apresentar uma análise crítica de dois livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira. Conjugada a essa análise, apresenta alternativas para o desenvolvimento do pensamento crítico (HOOKS, 2010) através do uso de textos literários (BRUN, 2004; MOTA, 2010; PEREIRA, 2017) de contextos pós-coloniais com a finalidade de desconstruir uma retórica de produção de saberes de dicção unilateral e de matriz hegemônica.Editora Universitaria da UFCG2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/113810.5281/zenodo.8363983Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-842317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138/994© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fernanda Mota2023-09-21T16:31:42Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1138Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-09-21T16:31:42Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial
title Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial
spellingShingle Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial
Pereira, Fernanda Mota
Inglês
Livro Didático
Decolonialidade
Literatura
Ensino
title_short Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial
title_full Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial
title_fullStr Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial
title_full_unstemmed Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial
title_sort Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial
author Pereira, Fernanda Mota
author_facet Pereira, Fernanda Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernanda Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Inglês
Livro Didático
Decolonialidade
Literatura
Ensino
topic Inglês
Livro Didático
Decolonialidade
Literatura
Ensino
description Comumente voltados à aprendizagem de conteúdos com fins comunicativos, livros didáticos de inglês como língua estrangeira nem sempre trazem à cena, de forma explícita e crítica, questões ideológicas que favoreçam uma perspectiva decolonial (MALDONADO-TORRES, 2019; MIGNOLO, 2018; OLIVEIRA, 2018; WALSH, 2018) do ensino de inglês e que tenham em tela o seu caráter ideológico (RAJAGOPALAN, 2004). Essas questões participam sub-repticiamente da composição de histórias únicas (ADICHIE, 2009), que atuam na construção de conceitos e preconceitos veiculados neles. Nessa construção, flagram-se tessituras discursivas ao lado de uma retórica de ausência – concebida a partir da noção de “formas de silêncio” (ORLANDI, 2007) –, que ora reforçam estereótipos, engendrados através do predomínio de uma visão hegemônica, ora promovem o apagamento de aspectos culturais que colocariam em cena a diversidade étnico-racial e sociocultural na língua inglesa, considerando os diversos países em que é falada. A partir dos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), sob o crivo metodológico da Análise Crítica do Discurso (MELO, 2018; VAN DIJK, 2015) e da Pesquisa Qualitativa Interpretativista (MOITA LOPES, 1994), este artigo tem o propósito de apresentar uma análise crítica de dois livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira. Conjugada a essa análise, apresenta alternativas para o desenvolvimento do pensamento crítico (HOOKS, 2010) através do uso de textos literários (BRUN, 2004; MOTA, 2010; PEREIRA, 2017) de contextos pós-coloniais com a finalidade de desconstruir uma retórica de produção de saberes de dicção unilateral e de matriz hegemônica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138
10.5281/zenodo.8363983
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8363983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138/994
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84
Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84
Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84
Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319782559842304