Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138 |
Resumo: | Comumente voltados à aprendizagem de conteúdos com fins comunicativos, livros didáticos de inglês como língua estrangeira nem sempre trazem à cena, de forma explícita e crítica, questões ideológicas que favoreçam uma perspectiva decolonial (MALDONADO-TORRES, 2019; MIGNOLO, 2018; OLIVEIRA, 2018; WALSH, 2018) do ensino de inglês e que tenham em tela o seu caráter ideológico (RAJAGOPALAN, 2004). Essas questões participam sub-repticiamente da composição de histórias únicas (ADICHIE, 2009), que atuam na construção de conceitos e preconceitos veiculados neles. Nessa construção, flagram-se tessituras discursivas ao lado de uma retórica de ausência – concebida a partir da noção de “formas de silêncio” (ORLANDI, 2007) –, que ora reforçam estereótipos, engendrados através do predomínio de uma visão hegemônica, ora promovem o apagamento de aspectos culturais que colocariam em cena a diversidade étnico-racial e sociocultural na língua inglesa, considerando os diversos países em que é falada. A partir dos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), sob o crivo metodológico da Análise Crítica do Discurso (MELO, 2018; VAN DIJK, 2015) e da Pesquisa Qualitativa Interpretativista (MOITA LOPES, 1994), este artigo tem o propósito de apresentar uma análise crítica de dois livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira. Conjugada a essa análise, apresenta alternativas para o desenvolvimento do pensamento crítico (HOOKS, 2010) através do uso de textos literários (BRUN, 2004; MOTA, 2010; PEREIRA, 2017) de contextos pós-coloniais com a finalidade de desconstruir uma retórica de produção de saberes de dicção unilateral e de matriz hegemônica. |
id |
UFCG-2_7dc1af9053c6bca9840928c9ae5250a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1138 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonialInglêsLivro DidáticoDecolonialidadeLiteraturaEnsinoComumente voltados à aprendizagem de conteúdos com fins comunicativos, livros didáticos de inglês como língua estrangeira nem sempre trazem à cena, de forma explícita e crítica, questões ideológicas que favoreçam uma perspectiva decolonial (MALDONADO-TORRES, 2019; MIGNOLO, 2018; OLIVEIRA, 2018; WALSH, 2018) do ensino de inglês e que tenham em tela o seu caráter ideológico (RAJAGOPALAN, 2004). Essas questões participam sub-repticiamente da composição de histórias únicas (ADICHIE, 2009), que atuam na construção de conceitos e preconceitos veiculados neles. Nessa construção, flagram-se tessituras discursivas ao lado de uma retórica de ausência – concebida a partir da noção de “formas de silêncio” (ORLANDI, 2007) –, que ora reforçam estereótipos, engendrados através do predomínio de uma visão hegemônica, ora promovem o apagamento de aspectos culturais que colocariam em cena a diversidade étnico-racial e sociocultural na língua inglesa, considerando os diversos países em que é falada. A partir dos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), sob o crivo metodológico da Análise Crítica do Discurso (MELO, 2018; VAN DIJK, 2015) e da Pesquisa Qualitativa Interpretativista (MOITA LOPES, 1994), este artigo tem o propósito de apresentar uma análise crítica de dois livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira. Conjugada a essa análise, apresenta alternativas para o desenvolvimento do pensamento crítico (HOOKS, 2010) através do uso de textos literários (BRUN, 2004; MOTA, 2010; PEREIRA, 2017) de contextos pós-coloniais com a finalidade de desconstruir uma retórica de produção de saberes de dicção unilateral e de matriz hegemônica.Editora Universitaria da UFCG2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/113810.5281/zenodo.8363983Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-842317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138/994© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fernanda Mota2023-09-21T16:31:42Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1138Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-09-21T16:31:42Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial |
title |
Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial |
spellingShingle |
Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial Pereira, Fernanda Mota Inglês Livro Didático Decolonialidade Literatura Ensino |
title_short |
Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial |
title_full |
Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial |
title_fullStr |
Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial |
title_full_unstemmed |
Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial |
title_sort |
Uma análise crítica sobre livros didáticos de inglês e a literatura como recurso alternativo para uma educação decolonial |
author |
Pereira, Fernanda Mota |
author_facet |
Pereira, Fernanda Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fernanda Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inglês Livro Didático Decolonialidade Literatura Ensino |
topic |
Inglês Livro Didático Decolonialidade Literatura Ensino |
description |
Comumente voltados à aprendizagem de conteúdos com fins comunicativos, livros didáticos de inglês como língua estrangeira nem sempre trazem à cena, de forma explícita e crítica, questões ideológicas que favoreçam uma perspectiva decolonial (MALDONADO-TORRES, 2019; MIGNOLO, 2018; OLIVEIRA, 2018; WALSH, 2018) do ensino de inglês e que tenham em tela o seu caráter ideológico (RAJAGOPALAN, 2004). Essas questões participam sub-repticiamente da composição de histórias únicas (ADICHIE, 2009), que atuam na construção de conceitos e preconceitos veiculados neles. Nessa construção, flagram-se tessituras discursivas ao lado de uma retórica de ausência – concebida a partir da noção de “formas de silêncio” (ORLANDI, 2007) –, que ora reforçam estereótipos, engendrados através do predomínio de uma visão hegemônica, ora promovem o apagamento de aspectos culturais que colocariam em cena a diversidade étnico-racial e sociocultural na língua inglesa, considerando os diversos países em que é falada. A partir dos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), sob o crivo metodológico da Análise Crítica do Discurso (MELO, 2018; VAN DIJK, 2015) e da Pesquisa Qualitativa Interpretativista (MOITA LOPES, 1994), este artigo tem o propósito de apresentar uma análise crítica de dois livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira. Conjugada a essa análise, apresenta alternativas para o desenvolvimento do pensamento crítico (HOOKS, 2010) através do uso de textos literários (BRUN, 2004; MOTA, 2010; PEREIRA, 2017) de contextos pós-coloniais com a finalidade de desconstruir uma retórica de produção de saberes de dicção unilateral e de matriz hegemônica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138 10.5281/zenodo.8363983 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.8363983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1138/994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84 Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84 Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84 Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 65-84 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319782559842304 |