As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Aldenora Márcia C. Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: DOMINGO, Reinaldo Portal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1891
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.82 Este  artigo  analisa  os  prováveis  modelos  de  inserção  de  tecnologias  de  informação  e comunicação  para  o  ensino  de  literatura no  âmbito  da  modernidade  tardia. Embasado nos  pressupostos teóricos dos estudos pós-modernos e na crítica às teorias sociais do currículo, pretende-se ainda, com este estudo,  considerar  as  principais  acepções  acerca  de  conceitos  como  tecnologia  de  informação  e comunicação,  ensino  de  literatura  e  teorias  do  currículo  enquanto  elementos  construtores  de  uma formação  moderna,  integral  e  abrangente.  Para  tanto,  tomaremos  por  base  os  instrumentos  teóricos trabalhados  por  Demo  (2009),  Bhabha  (2010),  Goodson  (2007),  Silva  (1999)  e,  no  campo  literário, Colomer (2010).
id UFCG-2_8eb43c240a4087e204c7de866af0eaa0
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1891
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-modernaTecnologiasLiteraturaEnsino-aprendizagemPós-modernidadeDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.82 Este  artigo  analisa  os  prováveis  modelos  de  inserção  de  tecnologias  de  informação  e comunicação  para  o  ensino  de  literatura no  âmbito  da  modernidade  tardia. Embasado nos  pressupostos teóricos dos estudos pós-modernos e na crítica às teorias sociais do currículo, pretende-se ainda, com este estudo,  considerar  as  principais  acepções  acerca  de  conceitos  como  tecnologia  de  informação  e comunicação,  ensino  de  literatura  e  teorias  do  currículo  enquanto  elementos  construtores  de  uma formação  moderna,  integral  e  abrangente.  Para  tanto,  tomaremos  por  base  os  instrumentos  teóricos trabalhados  por  Demo  (2009),  Bhabha  (2010),  Goodson  (2007),  Silva  (1999)  e,  no  campo  literário, Colomer (2010).Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1891Revista Letras Raras; Vol. 1 No. 1 (2012): Revista Letras Raras; 65 - 78Revista Letras Raras; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Revista Letras Raras; 65 - 78Revista Letras Raras; Vol. 1 No 1 (2012): Revista Letras Raras; 65 - 78Revista Letras Raras; v. 1 n. 1 (2012): Revista Letras Raras; 65 - 782317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1891/1808© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCARVALHO, Aldenora Márcia C. Pinheiro DOMINGO, Reinaldo Portal2024-01-04T23:45:57Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1891Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:45:57Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna
title As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna
CARVALHO, Aldenora Márcia C. Pinheiro
Tecnologias
Literatura
Ensino-aprendizagem
Pós-modernidade
title_short As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna
title_full As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna
title_sort As tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de literatura: uma perspectiva pós-moderna
author CARVALHO, Aldenora Márcia C. Pinheiro
author_facet CARVALHO, Aldenora Márcia C. Pinheiro
DOMINGO, Reinaldo Portal
author_role author
author2 DOMINGO, Reinaldo Portal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Aldenora Márcia C. Pinheiro
DOMINGO, Reinaldo Portal
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Literatura
Ensino-aprendizagem
Pós-modernidade
topic Tecnologias
Literatura
Ensino-aprendizagem
Pós-modernidade
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v1i1.82 Este  artigo  analisa  os  prováveis  modelos  de  inserção  de  tecnologias  de  informação  e comunicação  para  o  ensino  de  literatura no  âmbito  da  modernidade  tardia. Embasado nos  pressupostos teóricos dos estudos pós-modernos e na crítica às teorias sociais do currículo, pretende-se ainda, com este estudo,  considerar  as  principais  acepções  acerca  de  conceitos  como  tecnologia  de  informação  e comunicação,  ensino  de  literatura  e  teorias  do  currículo  enquanto  elementos  construtores  de  uma formação  moderna,  integral  e  abrangente.  Para  tanto,  tomaremos  por  base  os  instrumentos  teóricos trabalhados  por  Demo  (2009),  Bhabha  (2010),  Goodson  (2007),  Silva  (1999)  e,  no  campo  literário, Colomer (2010).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1891
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1891/1808
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 1 No. 1 (2012): Revista Letras Raras; 65 - 78
Revista Letras Raras; Vol. 1 Núm. 1 (2012): Revista Letras Raras; 65 - 78
Revista Letras Raras; Vol. 1 No 1 (2012): Revista Letras Raras; 65 - 78
Revista Letras Raras; v. 1 n. 1 (2012): Revista Letras Raras; 65 - 78
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785340665856